Translate

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Jornais apresentam proposta abaixo da inflação


Li no Em Off e repasso para os colegas: "A inflação do período que antecede a data-base dos jornalistas de impresso do Estado do Ceará ficou em 7, 15%, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Mas a proposta de reajuste apresentada pelos jornais Diário do Nordeste e O Povo na rodada de negociação com o sindicato da categoria, realizada na última sexta-feira (17/10), ficou em 5,5%.

Além de oferecer reajuste abaixo da inflação, os dois principais jornais de Fortaleza não aceitaram nenhuma das novas reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, tais como unificação dos pisos salariais dos jornalistas de mídia impressa e eletrônica (R$ 1.360,42), reajuste de 13% para salários acima do piso, e as cláusulas do Seguro, da Reportagem Especial, do Vale Refeição, do Adicional de Veiculação, da Campanha de Sindicalização e do Fundo de Formação Profissional.

As empresas querem ainda modificar a cláusula da Estabilidade na Pré-Aposentadoria, que impede os jornais de demitirem jornalistas dois anos antes de sua aposentadoria. Os veículos tentam limitar o direito somente àqueles trabalhadores que comunicarem oficialmente à empresa sobre sua intenção de se aposentar e gozar o referido benefício.

"Ao invés de reconhecer e valorizar os jornalistas com mais tempo de casa, os jornais de Fortaleza querem mudar a cláusula da estabilidade para se livrar com maior facilidade dos cabelos brancos e dos salários mais altos nas redações", avalia a presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Déborah Lima.

A Comissão de Negociação do Sindjorce recusou a proposta dos jornais e manteve a pauta inicial de reivindicações dos trabalhadores. "O sindicato laboral mantém todas as cláusulas tendo em vista a justeza da reivindicação dos jornalistas. Aguardaremos a apresentação de uma proposta persuasiva por parte das empresas para que possamos submetê-la à apreciação da categoria", afirmou Déborah.

Presidente eleito do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará (SEPJREC) e advogado do jornal O Povo, Mauro Sales negou que a proposta patronal seja uma tentativa dos jornais de impor uma derrota ao sindicato laboral."

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

NÃO É UMA TENTATIVA DE DOS JORNAIS DE IMPOR UMA DERROTA AO SINDICATO LABORAL? E O QUE É,ENTÃO?