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segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Jovens ignoram apelo de novela "surfista"
Da Coluna de Daniel Castro (*): "Lançada há três semanas com imagens de surfe captadas na Indonésia, "Três Irmãs" era a aposta da Globo para tentar recuperar o público jovem que trocou a novela das sete por internet e DVD. Hoje, a emissora repete a tentativa com "Negócio da China", estréia das 18h.
Com "Três Irmãs", a cartada falhou. A novela só atraiu mais público jovem no capítulo de estréia, que marcou 33 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Aparentemente, crianças e adolescentes não se entusiasmaram com o que viram.
A audiência média da novela já caiu para 28 pontos. No capítulo de estréia, de cada cem telespectadores, 12 tinham de 4 a 11 anos. Esse número já caiu para 9 na média até a última quinta. Em "Cobras e Lagartos" (2006), último grande sucesso do horário, de cada cem telespectadores, 13 eram crianças.
A participação do público de 12 a 17 anos e de 18 a 24 está entre 8% e 9% (de cada cem telespectadores, 8 a 9 estão nessas faixas de idade). Em "Cobras e Lagartos", era de 10%.
Em contrapartida, a participação do público com mais de 50 anos aumentou. Há dois anos, 28% dos telespectadores da novela das sete tinham mais de 50 anos.
Atualmente, são 37%. Isso não quer dizer mais gente idosa na frente da TV. Como a audiência absoluta do horário e a participação de jovens caíram, o que houve foi uma fuga de gente com menos de 24 da frente do televisor."
(*) FOLHA
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