Translate

sábado, 6 de setembro de 2008

A morte de dois nomes do jornalismo nacional


O jornalismo brasileiro perdeu ontem dois nomes importantes: o jornalista e produtor de TV Fernando Barbosa Lima, 74, e Fausto Wolff, um dos nomes integrantes da turma do Pasquim.

Fernando Barbosa Lima, morreu vítima de falência múltipla de órgãos. Filho do jornalista Barbosa Lima Sobrinho (1897-2000), iniciou sua vida profissional no jornal "O Tempo", nos anos 50, mas logo se tornou homem de TV.

Já Fausto Wolff, morreu ontem no Rio, aos 68 anos. Ele sofria há um ano seqüelas de tromboembolia pulmonar. Insuficiência respiratória aguda foi a causa da morte.

Nascido em Santo Ângelo, no interior do Rio Grande do Sul, Faustin von Wolffenbüttel já trabalhava aos 14 anos na Redação do jornal "Diário de Porto Alegre".

No final dos anos 60, no Rio, integrou a Redação de "O Pasquim" no período mais importante do jornal. Nessa época escreveu "O Acrobata Pede Desculpas e Cai" (1966), que marcou sua estréia literária. Dentre outros livros seus estão "O Lobo Atrás do Espelho (O Romance do Século)" (2000) e "Gaiteiro Velho" (2003). Sua erudição e seu estilo peculiar eram admirados pelos colegas.

De temperamento forte, referia-se ao jornalismo atual com desdém. Mantinha uma revista eletrônica na internet ("O Lobo") e uma coluna no Caderno B do "Jornal do Brasil".

Nenhum comentário: