Translate

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Fábio Campos compilado pelo Contas Abertas


Texto do colunista político Fábio Campos, de O Povo, vem de ser compilado na página 'Contas Abertas', da UOL. É o que aborda a questão da eleição dos EUA com cobertura ao vivo.

"A eleição presidencial norte-americana é importante? Claro que sim. Tanto que a imprensa brasileira, principalmente o noticiário das televisões, vem fazendo uma cobertura com uma amplitude sem precedentes em nossa história. E não é de agora, no momento em que os candidatos escolheram seus vices e os partidos oficializaram as candidaturas nas convenções. As eleições primárias dos republicanos e, principalmente, dos democratas já haviam recebido a máxima atenção da imprensa brasileira.

Na convenção que oficializou as candidaturas presidenciais, algumas TVs por assinatura, especializadas em notícia, transmitiram ao vivo o discurso dos candidatos, com tradutores e especialistas de plantão. Alguém se lembra de alguma TV transmitindo ao vivo uma convenção no Brasil?

Não seria nada demais se as eleições brasileiras recebessem o mesmo tipo de cobertura. É óbvio que uma eleição presidencial é mais fácil de cobrir por sua característica única. Porém, não se justifica a cobertura burocrática que as emissoras, inclusive as locais (com raras exceções), vêm fazendo da disputa pelas prefeituras.

E não faltaria pauta abrangente e instigante. Não faltaria pauta relacionada ao cotidiano dos cidadãos. Afinal, boa parte dos mais graves problemas urbanos é comum a todas as grandes cidades brasileiras. A distorção talvez seja reveladora de uma atitude submissa do nosso jornalismo."


Leia o texto COMPLETO

Um comentário:

Mariana Lazari disse...

Nonato, enviei-lhe outro e-mail e gostaria que o senhor me respondesse o mais rápido possível.
Peço desculpas pela insistência...
Mariana Lazari.