Translate

domingo, 3 de agosto de 2008

Antiga companheira de jornalistas faz 100 anos


* Uma das marcas de máquina de escrever com as quais minha geração de jornalistas chegou a trabalhar nas redações de jornais, chega este mês aos 100 anos. Falo da Olivetti.

* E imaginar que muita gente hoje em dia, nunca viu a cor de uma delas, muito embora o teclado dos computadores guarde todas as suas características.

* Meu último contato com uma Olivetti foi quando viajei a trabalho para os Estados Unidos, para a cobertura da Copa do Mundo de 1994, para o jornal O Povo.

* A pequena Olivetti, do companheiro Egídio Serpa, parecia um objeto estranho em meio aos computadores e laptops que dominavam o cenário da Casa da Brahma e nos demais locais de jogos de todos os estados por onde eu e ele atravessamos. Contudo, ela deu conta (e muito bem) de todo o trabalho que fizemos.

* A empresa Olivetti foi fundada em 1908 em Ivrea, próximo a Turim, por Camillo Olivetti, como fábrica de máquinas de escrever.

* Sua primeira filial estrangeira abriu as portas em 1930. Em 1964 a empresa vendeu sua divisão de eletrônica para a empresa norte-americana General Electric, embora continue fabricando produtos informáticos.
VIA

Nenhum comentário: