Translate

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Circulação de jornais cresce 8,1% no semestre

* A circulação de jornais no Brasil segue a trajetória de crescimento iniciada há quatro anos. No primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período de 2007, a média diária de circulação dos 103 jornais filiados ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) cresceu 8,1%. Eram 4,062 milhões de exemplares no primeiro semestre de 2007, que saltaram para 4,392 milhões este ano.

* Para o diretor do IVC, Ricardo Costa, os números demonstram o bom momento dos jornais no País. No pelotão de frente, entre os dez diários de maior circulação, apenas dois tiveram queda de circulação (veja gráfico). E, embora os títulos populares puxem a fila da expansão, os jornais tradicionais também cresceram.

* "Os jornais do Grupo Estado tiveram desempenho melhor do que a concorrência", destaca o diretor de Marketing de Mercado Leitor da empresa, Antonio Hércules. O Estado de S.Paulo teve alta de 8,1% no semestre. Já a circulação do Jornal da Tarde cresceu 13,6%, bem mais que seus rivais.

* Os 30 maiores títulos do País são responsáveis por mais de 80% da circulação total. Nesse grupo, os jornais populares aparecem com força nos levantamentos mais recentes. Há aí desempenhos surpreendentes, como o do mineiro Super Notícia, que viu sua circulação aumentar 67% no período. No primeiro semestre de 2007, o diário contava com uma média diária de 179.981 exemplares, e no mesmo período deste ano chegou a 301.362.

* O avanço dos jornais populares é apontado pelo diretor de Mídia da agência McCann Erickson, Ângelo Franzão, como um movimento muito positivo para o negócio da imprensa em todo o mundo. Na opinião dele, eles funcionam como um "test drive" para futuros leitores de veículos tradicionais. "Conforme o público adquire o hábito da leitura, vai também enriquecendo seu universo de referências e acaba buscando jornais mais consistentes", diz ele.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: