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quinta-feira, 17 de julho de 2008

Gilmar de Carvalho e a propaganda cearense

* O Anuário do Ceará já foi ou será lançado? A pergunta está relacionada à matéria que o Povo de hoje publica deixando essa dúvida na cabeça do leitor. Mas o bom é que nesta nova edição, Gilmar de Carvalho conta a história da propaganda cearense.




* Na matéria, Gilmar conta a trajetória dos reclames desde o século XIX - "Nosso anúncio antigo tinha o peso anacrônico do ofício, da declaração, sendo comum que começassem por Aviso ou que digam o abaixo assignado (assim mesmo com g), e eram, na maioria das vezes, datados", conta Gilmar.

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Chega a 1934, com a inauguração da PRE-9 - e, mais ainda, quando procria (a partir de 1948, com a inauguração das rádios Iracema, Verdes Mares, Uirapuru, Dragão do Mar e Assunção) -, a propaganda se difunde em um suporte mais popular.

* "O rádio pontificou como a grande mídia, com suas campanhas memoráveis. Uma delas (para conseguir apoio para a Santa Casa de Misericórdia) contribuiu, decisivamente, nas eleições de 1950, para a vitória do radialista Paulo Cabral de Araújo para prefeito de Fortaleza
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* A história dessa propaganda atinge a fase da TV e das agências de publicidade com nomes como Eduardo Brígido Monteiro ("seu" Dudu), Irapuan Lima, Virgílio Machado, Paulo Matos Pinto, Heitor Costa Lima, Antônio Girão Barroso, Aluísio Medeiros, Goebel Weyne e Otacílio Colares.

* MATÉRIA COMPLETA

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