* Na matéria, Gilmar conta a trajetória dos reclames desde o século XIX - "Nosso anúncio antigo tinha o peso anacrônico do ofício, da declaração, sendo comum que começassem por Aviso ou que digam o abaixo assignado (assim mesmo com g), e eram, na maioria das vezes, datados", conta Gilmar.
*
Chega a 1934, com a inauguração da PRE-9 - e, mais ainda, quando procria (a partir de 1948, com a inauguração das rádios Iracema, Verdes Mares, Uirapuru, Dragão do Mar e Assunção) -, a propaganda se difunde em um suporte mais popular.
* "O rádio pontificou como a grande mídia, com suas campanhas memoráveis. Uma delas (para conseguir apoio para a Santa Casa de Misericórdia) contribuiu, decisivamente, nas eleições de 1950, para a vitória do radialista Paulo Cabral de Araújo para prefeito de Fortaleza.
* A história dessa propaganda atinge a fase da TV e das agências de publicidade com nomes como Eduardo Brígido Monteiro ("seu" Dudu), Irapuan Lima, Virgílio Machado, Paulo Matos Pinto, Heitor Costa Lima, Antônio Girão Barroso, Aluísio Medeiros, Goebel Weyne e Otacílio Colares.
* MATÉRIA COMPLETA
Nenhum comentário:
Postar um comentário