Translate

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Domingo é dia de rock - 13 de julho

* Dia 13 é dia de rock. Nada melhor do que lembrar histórias interessantes do mundo desse gênero que mudou a vida de muita gente no planeta. Histórias como a da origem dos Beatles.

* O blog UNBLOGGED conta que em março de 1957, enquanto estava na Quarry Bank Grammar School em Liverpool, John Lennon formou o grupo 'The Quarrymen'. Lennon conheceu Paul McCartney a 6 de julho daquele ano e o incluiu na banda.



* A 6 de fevereiro de 1958, o jovem guitarrista George Harrison foi convidado a observar o grupo que já trocava com diversos nomes em alguns lugares. Harrison se sumou à banda por insistência de McCartney, já que Lennon não queria saber de nada por sua pouca idade.

* 'The Quarrymen' (con Stuart Sutcliffe no baixo) teve diversas progressões de nomes: "Johnny and the Moondogs” e “Long John and The Beatles”. Sutcliffe sugeriu o nome “The Beetles” como tributo a Budd Holly e The Crickets. Logo após uma 'tour' na Escocia, a banda mudou seu nome para “The Beatles”.

* A primeira esposa de Lennon, Cynthia, disse que o nome foi sugerido depois de uma 'sessão de brainstorming” em uma mesa cheia de cervejas no bar Renshaw Hall.

* Por seu lado, Lennon (que sempre tinha uma história distinta mudar o nome) afirmou numa revista em 1961 que o nome “me veio em uma vissão... un homem me apareceu com uma tarja flamejante dizendo: 'a partir de hoje, vocês são The Beatles’”.

* Em uma entrevista em 2001, McCartney atribuiu o crédito da mudança da autoria, dizendo que “John teve a idéia de que nos chamássemos 'The Beetles'; e eu lhe disse ‘que tal Beatles, sabes, como o ritmo (beat) da percussão?’. Nesse momento, todos estávamos demasiado drogados como para achar graça.”

* Seja como for que nasceu o nome, sem dúvida se deu nascimento a uma das bandas mais legendárias e reconhecidas da historia do rock: 'the fab four' (os fabulosos 4).

2 comentários:

EXCLUBBERS AND THE CITY disse...

Dia mundial do rock, e ninguém menos pra representar, do que a melhor banda do mundo: Beatles!

Beatlemaníaca Babi

Anônimo disse...

Notei que passou meio batido, essa data especial e de utilidade cultural.
Amei essa foto do Fab Four, um divisor de águas no rock.

Nonato, conheça o meu blog: papocult.zip.net, que inclusive tem um link no blog do Lira Neto.

Abraços,

Joanice Sampaio
Estudante de Jornalismo, roqueira, admiradora dos Beatles.