Translate

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ouvinte denuncia censura no rádio cearense

. A edição d'O Observatório de Imprensa online publica artigo do cearense Francisco Djacir Silva, intitulado 'A Lei da Mordaça', no qual denuncia censura de algumas emissoras de Fortaleza aos ouvintes.

"Algumas emissoras de rádio de Fortaleza, alegando a lei eleitoral, estão cassando o direito de participação do ouvinte nas programações, o que configura uma atitude de total desrespeito e desconfiança para com a inteligência e o poder de discernimento daqueles que participam do rádio.

. Este processo também evidencia a falta de estrutura das rádios, que não tem sequer telefonistas para alertar os que se achegam ao rádio para emitir suas opiniões. Achamos que tal medida é injusta, pois cassa a participação do ouvinte das programações e transforma os programas em estradas de uma única via e os programas em monólogos cansativos e completamente deslocados dos anseios da sociedade.

. É preciso também que o TRE esclareça a sociedade e os usuários do rádio de seu papel neste momento dando a todos as diretrizes de uso deste meio. Acreditamos que é correto que esse órgão discipline o uso do rádio neste momento, porém achamos que há muito rigor no trato da situação, pois a medida favorece aos que estão no poder e que não serão questionados por sua política em desacordo com os anseios populares.

. É preciso que haja um processo de esclarecimento do povo em relação ao seu papel no rádio e que a solução para o problema não seja de uma única via.

. O rádio sem ouvintes é um corpo sem alma, pois temos pessoas que sabem o que dizer e que podem fazer da programação um processo de engrandecimento de conhecimento e construção de valores que envolvem o debate sério e firme sobre os problemas da sociedade.

. É importante que o TRE continue coibindo a corrupção eleitoral e o uso da máquina para angariação de votos, porém é preciso também dar ao povo a oportunidade de falar, discutir seus problemas e dizer o que sente.

Leia o artigo completo no OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA

Nenhum comentário: