Translate

domingo, 16 de agosto de 2020

MEMÓRIA VIVA. Os Beatles já foram tachados de comunistas

Em plena guerra fria, que Estados Unidos e (então) União Soviética travavam, uma evangélica Cruzada Cristã Anti-Comunista chegou a divulgar um panfleto onde incluía a música dos Beatles como um meio hipnótico usado pelos comunistas para adestrar a juventude. 

Publicado em janeiro de 1965, "Comunismo, Hipnotismo e os Beatles" fazia uma análise deturpada do uso do comunismo na música do grupo de Liverpool e o plano master de como a música usava para "hipnotizar" os jovens. Quanta bobagem! 

Além de David A. Noebel, um outro conservador, o médico australiano Fred Schwarz queria "salvar a América de seu colapso moral [...] da invasão do Socialismo ". 

Diante de visões tão estreitas é possível se ter uma ideia de como os anos 60 foram pontuados por críticos radicais e intolerantes. 

Não sei se beatlemaníacos aqui no Ceará - como o jornalista Nelson Augusto e o radialista Will Nogueira - tiveram conhecimento dessa publicação panfletária mas vale aqui o registro de uma época. 


A VISÃO FANÁTICA DOS AUTORES 

"O hipnotismo pode fazer as pessoas fazerem coisas estranhas. A beatlemania fez as pessoas fazerem coisas estranhas. Portanto, a Beatlemania era hipnotismo. Os comunistas falaram sobre o uso da música para hipnotizar os jovens. Portanto, os Beatles estavam sendo usados ​​pelos comunistas para envenenar as mentes de nossos jovens. 

Nenhum comentário: