Translate

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

MÚSICAS. Obsessivas, elas não saem de nossas cabeças

Quais são as músicas que, vira e mexe, estão pintando na sua lembrança? Falo daquelas surgem em nossa memória de forma obsessiva. Um trabalho de pesquisadoras da Universidade Montreal, no Canadá, mostrou que 99 por cento da população se sente, em algum momento, “infectada” por uma canção que não sai de sua cabeça. As pesquisadoras Andréane McNally-Gagnon e Silvie Hébert decidiram estudar o fenômeno em profundidade.

Em seus experimentos, pediram a internautas franco-canadenses que listassem 100 canções pops segundo sua capacidade para fazer-se ‘pegadiças’. O primeiro posto foi para ‘Ça fait rire les oiseaux’, da Compagnie Créole. Em segundo, ‘I Will Survive’ (Gloria Gaynor), ‘Don’t Worry’, ‘Be Happy’ (Bobby McFerrin), ‘Live Is Life’ (Opus) e ‘Singing in the Rain’ (Gene Kelly).
Depois de elaborar o ranking, as pesquisadoras convidaram 18 músicos profissonais e 18 pessoas comuns a que gravassem suas ‘canções obsessivas’. Anotaram o estado mental antes e depois. E observaram que a resposta era diferente: a cancão pegadiça se mantinha mais tempo na cabeça dos músicos.
O fenômeno, concluiram, acontece principalmente quando indivíduos têm um estado emocional positivo e se mantêm ocupados com atividades não intelectuais como caminhar, que requer pouca concentração. “Talvez seja um mecanismo para impedir que nossa cabeça rasteje outros pensamientos ou que mude o nosso ânimo”, explicam.

Nenhum comentário: