terça-feira, 16 de janeiro de 2018

JORNAIS. O Povo muda aos domingos para forma "standard"

O 'Must' é um exemplo de jornal-revista dominical 
Leitores do GENTE DE MÍDIA interessados em saber sobre as mudanças de O Povo, nas edições dominicais, nos perguntam se os cadernos People e Buxixo vão mesmo desaparecer. A informação que temos é de que eles serão encartados no modelo "standard", concepção hoje em dia levada a efeito por órgãos como o Le Monde (na França), La Republica (Itália). o Must (Bélgica), o Der Spiegel (Alemanha), além de alguns periódicos norte-americanos. 

A partir do dia 18, portanto, a edição de domingo de O Povo adotará o modelo berliner (também conhecido como Midi, comumente usado pelos jornais em toda a Europa. Confusamente, o jornal 'Berliner Zeitung', muitas vezes referido como simplesmente 'Berliner', não é impresso em tamanho Berliner).

Há ainda a possibilidade de ele sair no formato "standart" (dimensões: 600 x 750 mm ou 23,5 polegadas x 29,5 polegadas), que é uma forma de revista - resgatando um modelo que a empresa lançou, nos anos 80: "Revista de Domingo". Coordenado por Isabel Pinheiro, tinha como repórteres Luis Sérgio Santos, Mona Gadelha, Paulo Ernesto Serpa e essa pessoa que 'vos' escreve. 


Essa  é a tendência do jornalismo moderno, em busca de sobrevivência já que alguns periódicos, a título de economia, deixaram de circular no começo de semana. Desejamos sucesso nesse novo modelo que O Povo implantará. 

Nenhum comentário: