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domingo, 16 de junho de 2019
sábado, 15 de junho de 2019
NOMES. E lá se foi Zeffirelli, o diretor de 'Romeu e Julieta'
Franco Zeffirelli, o diretor de filmes, ópera, épicos religiosos e histórias de amor de Shakespeare, morreu este sábado, "sem sofrer", disse o filho Pippo. Ele tinha 96 anos.
Considerado uma verdadeira lenda italiana, ele foi indicado ao Oscar quando inovou sua versão de "Romeu e Julieta"(1968), Zeffirelli morreu em Roma.
POLÊMICA. Anúncio do governo federal acusado de racismo
Depois da propaganda da Caixa que foi retirada do ar pelo governo por questões raciais, agora é a vez do anúncio do Ministério da Educação que virou polêmica nas redes sociais.
A jornalista da Folha de SP, Anna Virginia Balloussier, reporta-se hoje sobre o anúncio divulgando inscrições para bolsas de inscrições, que é acusado de racismo na internet. Ele revela que um aluno que entra na faculdade negro e sai branco quando diplomado —"o auge dessa primeira etapa universitária, portanto".
"Três reações no Twitter ganharam destaque na enxurrada de respostas críticas à peça publicitária. Uma delas diz: "Ganhe um diploma e troque a cor da pele". A outra: "Opa, MEC racista: tá tendo". Há ainda uma montagem em que a mão com o canudo está com o dedo do meio em riste".
JORNAIS. Eduardo Tessler lamenta capa de jornal mineiro
Faltou o último olhar
É inadmissível para um impresso confundir duas histórias.
Na capa de hoje do Super Notícia (Belo Horizonte, MG), a foto da atriz Paolla Oliveira, em pose sexy e com pouca roupa, invade a área da manchete, cujo tema é estupro.
Por mais popular que seja o jornal, esses escorregões são um tremendo gol contra. É a desinformação impressa.
Marcadores: Super Notícia
sexta-feira, 14 de junho de 2019
MÍDIA. E o uso de dispositivos móveis já bate o da televisão.
Pela primeira vez, os americanos passaram mais tempo em dispositivos móveis do que assistindo televisão. Uma estimativa de 2019 aponta que os adultos gastaram uma média de 226 minutos (mais de três horas e meia) em seus celulares, comparados com 216 minutos na TV. Há dez anos, a televisão reinava com 266 minutos por dia enquanto o mobile atraía por apenas 20 minutos.
(Com informação do Meio & Mensagem)
(Com informação do Meio & Mensagem)
NOMES. Morre o jornalista Clóvis Rossi da Folha de SP
O Brasil jornalístico perdeu esta madrugada a figura de Clóvis Rossi. Aos 76 anos, ele se recuperava em casa de um infarto. Rossi começou na profissão em 1963 e estava na Folha desde 1980.
Rossi começou no jornalismo em 1963. Trabalhou nos jornais Correio da Manhã, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Teve ainda passagens pelas revistas Isto É e Autoesporte e pelo Jornal da República e manteve blog no espanhol El País. Estava desde 1980 na Folha.Ganhou vários prêmios jornalísticos, entre eles o Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, e o da Fundação Nuevo Periodismo Ibero-Americano, criada por Gabriel García Márquez.Escreveu os livros “Clóvis Rossi, Enviado Especial, 25 Anos ao Redor do Mundo” e “O que é Jornalismo”.
(Com informação da Folha de SP)
JORNAIS. Capa do Hebdo gera acusação de misoginia
Irrevente e satírico, o jornal francês Hebdo - aquele da tragédia há alguns anos - voltou a criar celeuma ao publicar capa sobre a Copa Feminina que está sendo realizada na França. Leia o que diz a Folha de SP sobre o fato:
A capa do jornal satírico francês Charlie Hebdo desta semana causou celeuma na mídia e nas redes sociais do país-sede da Copa do Mundo feminina de futebol.O desenho na primeira página do número que circula desde quarta (12) mostra uma vulva em primeiro plano. Na região do clitóris, há uma bola de futebol.A legenda diz “Copa do Mundo feminina: vamos ter que engolir durante um mês”. O verbo usado, “bouffer”, tem duplo sentido: é usado na França também como equivalente chulo de “transar”.Muitos internautas e comentaristas de programas de TV viram no cartum, além de mau gosto, misoginia.
quinta-feira, 13 de junho de 2019
DICA. Microsiervos mostra relógio fractal relaxante
As mãos deste relógio são fractais: no final de cada um são copiadas e copiadas, mas a cada vez são 70% menores. À medida que o tempo passa, eles se movem devagar (embora nos primeiros segundos de demonstração o efeito seja acelerado); No total, o vídeo dura uma hora inteira. É uma criação do HackerPoet .
Matematicamente a geometria da sua construção faz com que algumas curvas conhecidas aparecem como curva de dragão (07:22), o eixo H (14:45) ou um triângulo perfeito (37:22)
Eles dizem que o efeito de ver o relógio fractal crescer e se mover é bastante relaxante; se é tela cheia e com a música de fundo, melhor que melhor.
Também pode ser usado como temporizador de contagem regressiva . E é código livre; pode ser baixado para ver como está programado ou criar variações: Github: FractalClock .
(Dica original Microsiervos)
quarta-feira, 12 de junho de 2019
PINTURA. A arte de Martin Missfeldt de pintar famosos
Um alemão, Martin Missfeldt, se tornou famoso por usar sua arte da pintura para copiar imagens de famosos como Marlon Brando, Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
TV. Emissoras elegem cearensidade como mote de campanha
Eu diria, "tá só mi", a ideia dos grupos Jangadeiro e Verdes Mares elegendo a cearensidade como motes de suas campanhas. A Jangadeiro, escolheu o tema 'cearensismo' para seus institucionais. E agora vem a campanha do Sistema Verdes Mares "Cearense com orgulho, cearense na alma".
Um leitor nos interpelou se eu não via similaridade nas duas peças. Na verdade, o mote da emissora Jang começou desde 2017 homenageando o que há de mais nosso em termos de ressaltar a cultura do nosso povo.
Um leitor nos interpelou se eu não via similaridade nas duas peças. Na verdade, o mote da emissora Jang começou desde 2017 homenageando o que há de mais nosso em termos de ressaltar a cultura do nosso povo.
Quanto à campanha da VM, que consideramos também de importante teor, segue a mesma linha motivacional em prestigiar a mais legítima expressão do Ceará. Tanto uma, quanto a outra, excelentes.
terça-feira, 11 de junho de 2019
TV. Telespectadores reclamam do "enchimento de linguiça"
Cara Jane, a impressão que se tem é de que o horário estendido de duas horas do jornal, leva os repórteres a encompridar a informação afim de atender a essa questão de tempo. Aliás, o radialista Will Nogueira, ex-diretor da FM-93 do Grupo Verdes Mares, chega a lembrar em sua página "Rádio e TV no Ceará" que se trata do velho expediente de "encher linguiça".
FALANDO NISSO
LEITURAS. Políticos mais ocupados em conceder honrarias
A concessão de títulos de cidadania e outras honrarias, tônica de trabalho de alguns políticos ganha reforço no expediente da Assembleia Legislativa do Ceará. Uma deputada quer conceder essa honra a ministra Damares, que nunca fez nada pelo Ceará. E até amigo de cantor projeta batizar com o nome da mãe do Fagner uma estrada na região centro-sul.
segunda-feira, 10 de junho de 2019
JORNALISMO. Um cearense na equipe da revista Crusoé
O jornalista cearense Igor Gadelha é um dos contratados da revista Crusoé.
Lançado pelo experimental 'Câmera Doze', da TV Jangadeiro, Igor prestou serviços na emissora do sistema e teve passagem pela mídia impressa, em O Povo.
Indo para o sudeste, trabalhou no Estadão de SP e hoje cobre eventos para a Crusoé. Em publicação de ontem, Igor revela detalhes do casamento do filho do presidente da República.
domingo, 9 de junho de 2019
PESQUISA. O que o público mais gosta das coisas cearenses
Uma pesquisa feita sobre as preferências do público em relação às coisas do Ceará, mostra que na comida é o baião-de-dois o preferido de 37%. A praia de Jeri foi eleita por 30% dos entrevistados, sobreponde-se a Canoa Quebrada. O forró é o item que mais nos representa na música e o humor ficou no 6° posto com destaques para Tirulipa, Tiririca, Tom Cavalcante, Renato Aragão, Chico Anísio, Mateus Ceará e Rossicléa entre os mais votados.
Com infografia do story da Rossiclea
sábado, 8 de junho de 2019
RÁDIO/TV. Fortaleza vai sediar congresso de rádio e tv
Fortaleza vai sediar em novembro a edição 2019 do Congresso Fala Norte/Nordeste, dirigido à radiodifusão. O encontro promovido pela ACERT-Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, acontecerá dias 28 e 29 de novembro no Shopping Riomar.
Nos próximos dias, segundo o site TudoRádio, "será disponibilizado um site, onde os interessados poderão realizar inscrições, assim como também saber da programação que está sendo elaborada com alguns palestrantes".
Informações (85) 32461051 ou pelo e-mail acertrdtv@gmail.com
ACERT Spots da Peter Pan vão ser veiculados no rádio do CE
A Associação Peter Pan e a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) fecharam parceria. Agora, segundo o presidente da ACERT, Paulo César Norões, essas duas entidades estão unidas no combate ao câncer infanto-juvenil e vão trabalhar para veicular, nas emissoras de rádio de todo o Estado, o projeto “Minuto Peter Pan”.
O projeto visa levar até o ouvinte informações, dicas, alertas e cuidados para com as crianças e adolescentes. Mensalmente serão transmitidos 'spots' de 60 segundos na programação radiofônica de emissoras da Capital e do Interior. A iniciativa objetiva atrair cada vez mais pessoas a abraçarem a causa.
Hoje, em torno de 80% dos pacientes acometidos pelo câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, como o Centro Pediátrico do Câncer (CPC). Em 2019 já são 2.462 crianças e adolescentes que estão recebendo tratamento no CPC.
(Fonte: Eliomar de Lima)
sexta-feira, 7 de junho de 2019
FACEBOOK. Will Nogueira tem página sobre rádio e tv no CE
O generoso Will Nogueira fez referências ao editor deste blog em seu Facebook. Com ele, convivemos uma boa etapa de vida na FM 93, da Verdes Mares e ele me substituiu no Geração Pop, que criei nos áureos (bota áureo nisso!) tempos da Radiracema. E a sua página sobre Rádio e TV é antenadissima. Obrigado Will.
TV. E onde é que ficou o projeto de aparelhos com cheiro?
Ao ouvir o bom João Pedro Ribeiro referir-se à questão da tv não ter cheiro, para que o público do Bom Dia, Ceará pudesse sentir o gostoso aroma de sua reportagem no Mercado São Sebastião, lembrei-me de um invento que foi anunciado nos anos 80 e que, parece, morreu na fonte|: o da tv com cheiro.
Nos anos 1980, falava-se que muito em breve teríamos televisores capazes de reproduzir o cheiro do ambiente, dos programas que assistimos. A tecnologia avançou, novas plataformas surgiram, mas a história da TV aromática ficou esquecida.O estudo mais recente sobre o tema é de pesquisadores japoneses. O televisor criado pelos desenvolvedores é uma tela de LCD normal que usa quatro coolers nos cantos da tela para criar uma experiência imersiva de olfato. Ao fundir e ajustar vapores alimentados por estas quatro correntes de ar, a equipe pode criar uma ilusão realística nos telespectadores, que acreditam que o cheiro é proveniente de áreas localizadas na tela. O fluxo de ar direcionado tem sua velocidade modulada pelos coolers e os cheiros vêm de “chips” de aroma de hidrogel que emitem o vapor quando são aquecidos.
O aparelho de TV foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores japoneses da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio e foi apresentada em forma de protótipo na Conferência de Realidade Virtual do Instituto de Engenheiros Eletricistas Eletrônicos, uma ONG americana. Mas isso foi em 2013!
Uma outra experiência científica, que durou dois anos, feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com a empresa coreana Samsung, conseguiu criar um pequeno dispositivo que pode ser colocado na parte de trás do aparelho de TV e transmitir milhares de odores ao telespectador.
Sungho Jin, professor dos departamentos de engenharia mecânica e aeroespacial e nanoengenharia da universidade americana, diz que o objetivo é fazer com que o recurso possa ser usado também em telefones celulares. Por enquanto, nada. Então nos resta imaginar qual o cheiro do que assistimos, e nem sempre pode ser agradável.
JORNALISMO. Loas de Lima ao colunismo de Sônia Pinheiro
Em artigo nas páginas de O Povo, desta sexta-feira, o ex-secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, rende loas à Sonia Pinheiro, demitida recentemente desse jornal. Em seu artigo, o jornalista e doutor em Artes e Ciências elogia a o trabalho e a convivência com a colunista de quem se diz um admirador.
"Sônia se revelou uma operária da redação igualzinha a mim e aos demais. Sônia não era uma assinatura vazia, fajuta, não tinha nenhum 'ghost writer', não tratava informação como mercadoria.
Numa atividade jornalística, "onde as escolas fazem ressalvas", Magela destaca o trabalho de Sônia Pinheiro filiado "a um tipo de colunismo que se reinventou, aproximando o mundo do poder e o mundo das amenidades, casando informação e entretenimento, criando um vocabulário próprio e servindo de porta de entrada para muitos leitores numa época em que o jornal impresso foi perdendo prestígio."
quinta-feira, 6 de junho de 2019
REDES SOCIAIS. Em busca de um uso para o jornal impresso
O futuro do impresso continua sendo discutido, enquanto aumentam as sobras dos jornais que vão para as bancas de manhã e são devolvidos no dia seguinte à empresa. Em meio às discussões em torno desse assunto, surgem as publicações irreverentes, inclusive, postadas por gente que tem passado nas redações.
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