Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Curiosidade. A comida servida nos aviões


Um jornalista alemão, Till Bartels, passa a maior parte do tempo viajando de avião. Durante essas viagens ele tem se deparado com o cardápio das empresas aéreas e aproveita para fotografar a comida servida aos passageiros.

Com as imagens, ele criou um blog onde recolhe as imagens do que é oferecido a quem viaja a 9 mil metros de altura, lembrando que apenas o menu da primeira classe.

Vide Vídeo. Uma barata em pleno telejornal


E já imaginou você estar apresentando um telejornal e uma barata surgir no seu caminho? Uma apresentadora de João Pessoa TV (JPTV) passou por uma prova de fogo durante a exibição do telejornal.

A jornalista falava quando uma barata posou na sua roupa e começou a andar. Sem perder a pose, ela concluiu a leitura das notícias.

Efemérides. Hoje aniversaria Ênio Carlos


Hoje é dia de parabenizar o radialista e apresentador de TV Ênio Carlos.

Museu. O da farinha guarda embalagens


E já existe o Museu da Farinha. A ideia surgiu em 1998: Volkmar Wywiol, um industrial alemão da panificação percebeu que as embalagens de farinha de cada país traziam designs curiosos, simbólicos da cultura em que o produto era fabricado. Nasceu assim o Flour Art Museum, em Ahrensburg, na Alemanha.



Além de conhecer embalagens de todo o mundo, você pode participar enviando peças para o museu.

Fama. Kate Lyra está de volta a televisão



da coluna do Giba Um

Twitter. O ouvinte quer saber sobre Povo-CBN

.
 http://twitter.com/everton_sousa 

Filme. Rio quer indenização pelo uso do Cristo


Interessante: a Arquidiocese do Rio deu entrada na Justiça com uma ação contra a Columbia Pictures, a companhia de cinema. Reclama uma indenização pelo uso da imagem do Cristo Redentor no filme 2012.

No ano passado, uma equipe da empresa cinematográfica foi ao Rio pedir autorização para usar a imagem no filme que conta a destruição de célebres monumentos do mundo por conta do calendário asteca. A arquidiocese tinha negado a concessão da imagem; mesmo assim, o filme fez uso dela, destruindo-a.

Agora, a arquidiocese se diz indignada e quer por que quer seja indenizada pela destruição da imagem do Cristo Redentor. Uma notificação extrajudicial foi expedida contra a Columbia.

Dá pra entender, essa?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Publicidade. Ação contra comercial de cerveja


O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) abriu dois processos contra campanha da cerveja 'Devassa Bem Loura', lançamento do Grupo Schincariol.

Diz o texto do Conar: "O primeiro processo foi aberto por iniciativa do próprio Conar e diz respeito especificamente a uma promoção no site do produto. O Conselho não considera ético realizar ações promocionais que estimulem o consumo de bebidas alcoólicas.

Já o segundo partiu de denúncias de consumidores, que questionaram a abordagem criativa da campanha idealizada pela Mood e que traz Paris Hilton como garota-propaganda.

Esses consumidores consideraram a ação "desrespeitosa", já que, na visão deles, haveria nas peças publicitárias "excesso de apelo sensual".

Segundo o Conar, agência e anunciante já foram comunicados por e-mail, mas a entidade também envia uma notificação, via carta registrada ou sedex, às partes envolvidas.

Assim que o Conar receber o recibo de entrega dos Correios, a Mood e a Schincariol terão cinco dias úteis para apresentar defesa".

Réquiem. Por nosso companheiro Junior


O problema no blog acabou tirando a oportunidade de falar sobre um companheiro de trabalho que deixou esta dimensão ontem. Falo do editor de imagens Mendes Jr, o Junior. Um jovem profissional de bastante competência e que, em pouco tempo, galgou posições na Jangadeiro.

Conheci o Junior, aos tempos em que estive à frente da produção do 'Na Boca do Povo', o programa que Maísa [ tão bem ] comandou. De lá para cá, o Junior foi crescendo em termos de aprendizagem e chegou a ser um dos bons editores de imagem da emissora.

Há poucos dias, soubemos que ele estava adoentado e uma consulta médica nos deixou preocupados com o diagnóstico de um câncer. Antes mesmo que pudesse iniciar um tratamento, a doença agravou-se e acabou prejudicando o funcionamento de outros órgãos.

Junior deixou hoje o ambiente de trabalho em clima de saudades. Mas, crente que somos na continuidade da vida depois da vida [ terrena ], compreendemos que a Natureza tem suas leis imutáveis e Deus, sabiamente, sabe conduzir os destinos de todos nós.

Blog. Um defeito e um tempão sem postar


Só agora a postagerm do Blogspot foi acertada. Estava preocupado com o que pudesse ter acontecido ao blog. Fui ao Antino, do Blog da Janga, que fez uma avaliação técnica e descobriu ser o problema da própria empresa.

Blogspot. Problemas na edição de textos

Blog. Problemas na edição dos posts

TV. Jornalista lançará livro sobre Cid Moreira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Twitter. Até o Dalai Lama já anda tuitando


Sabe quem é o mais novo integrante do Twitter? Sua reverendíssima o Dalai Lama, o monge do Tibet. Já são 10 posts que ele editou no endereço http://twitter.com/DalaiLama. E incrível: mais de 46 mil seguidores.

Já havia acontecido de surgir o nome dele nas redes sociais, mas tudo 'fake'. Agora o próprio fundador do Twitter, Evan Williams, fez questão de publicar mensagem na qual diz que ele próprio ensinou ao mestre do budismo tibetano a utilizar o microblogging.

Redes Sociais. A Coréia 'engaiola' o Twitter


Li no Liberdade Digital: "A Comissão Nacional de Eleições da Coreia do Sul decidiu na última sexta-feira controlar e restringir as redes sociais – com ênfase ao twitter – durante as campanhas eleitores daquele país. Segundo a proibição, a ferramenta de mensagens de até 140 caracteres não pode ser usada seis meses antes do início das eleições.

A atitude foi considerada rígida por parte da opinião pública sul-coreana. Já a entidade usa um argumento frágil e nada convincente de que a diferença social entre os candidatos provocaria o uso ou não de outros artifícios de rede.

Segundo pesquisa da CIA World Factbook, a Coreia do Sul tem 49 milhões de habitantes e 71% da população tem acesso a internet."

Editorial. Os que vendem o rádio e não sabem


Não sei se os departamentos de marketing das emissoras de rádio (se é que existem!) tem noção da importância de certos horários na grade programacional delas. Falo do esporte. Ele é elo para alavancar audiências em outros horários. Mas pelo que tenho visto, não há grandes investimentos em termos de propaganda para os programas esportivos. Eles vivem do esforço de suas equipes.

Estou falando disso, pelo que tenho notado mais recentemente a partir de quando o programa esportivo do Sérgio Ponte foi lincado ao Grande Jornal Povo-CBN. A participação do torcedor é enorme. E não é preciso estimulá=lo; ela se faz, naturalmente.

Depois que foi acrescido o 'Toque Esportivo' na grade da manhã da Povo, eu tenho testemunhado a variedade de público que se identifica com o rádio AM. Na rua, nos locais onde dou palestras ou por telefone e e-mails, pessoas que nunca foram ouvintes da programação comum de uma rádio, chegam e me param para dizer que passaram a ouvir o meu programa antes mesmo da 'página esportiva'.

E fico aqui matutando: por que não trabalhar esse público para arregimentá-lo ao AM. A renovação da audiência se faz nessas ocasiões. E o que vejo as equipes esportivas reclamarem é que falta até incentivos para o trabalho de cobertura deles.

É lamentável que, certos departamentos técnico-administrativos, existam bastante descartados do conteúdo maior que é o rádio. E o estúdio, é o centro de difusão de tudo de uma emissora. Custa crer que em algumas emissoras - falo de exemplos do passado -, vendedores de horários não sabiam nem o que é que Nonato Albuquerque fazia numa estação de rádio. E eram eles que vendiam o horário.

HQs. Uma revista vale 1 milhão de dólares


Você pagaria 1 milhão de dólares por uma revista de quadrinhos? Claro que não, até por um motivo bem simples: você não deve ter essa grana toda. E se acha que não tem quem cobre esse preço por uma simples HQ, engana-se. A primeira que trouxe a figura do Super Homem está custando exatamente isso. E olha que ao ser lançada em junho de 1938, ela custou apenas 10 centavos de dólar. Veja a edição completa

A história "Revolution in San Monte" foi escrita por Jerry Siegel e desenhada por Joe Shuster. No Brasil, foi publicada nas revistas Almanaque Nostalgia e Origens dos Heróis número 1, publicadas pela editora Ebal.

Foi a primeira aparição do Super Homem. Há uma pequena apresentação do personagem antes da história principal, onde há o curioso detalhe de que ele foi criado em um orfanato (diferente do que sabemos hoje em dia).

E POR FALAR NISSO

Você conhece o BAIÃO ILUSTRADO?

Redes Sociais. Twitter vira programa de tv


Quem disse que Twitter não dá dinheiro? Que o diga o tuiteiro Justin Halpern, "Shit My Dad Says" ("Besteiras que meu pai diz") está em vias de se transformar em um programa de TV nos Estados Unidos.

Li no Terra: O roteiro é de Patrick Schumacker e terá William Shatner, o famoso Capitão Kirk de 'Star Trek' e também, pelo advogado Danny Crane em 'Justiça sem limites', como o "pai que diz besteiras", conforme informações do site tech blorge.

O site Mashable pontua que a escolha do ator para o papel do pai foi bastante acertada, dado o potencial de Shatner para a comédia.

O futuro seriado deve ser exibido pela rede de TV CBS, mas até o momento não existe previsão de estreia.

Direito Autoral. O que custa citar uma fonte?


Na verdade, a fonte da notícia é da POVO-CBN.

Som. Whitney Houston ontem e hoje


Midia. Quem tem mais prestígio nesse meio


Fui descobrir no Meio&Mensagem como anda o índice de prestígio de marcas dos meios de comunicação e Internet. Em outras palavras: os veículos mais admirados.

JORNAIS:
O Estado de S. Paulo, IPM 71
Folha de SP, IPM 69
Valor Econômico, IPM 54
Globo, IPM 51

REVISTAS:
pela ordem: Veja, Exame, Época, Carta Capital

TV ABERTA:
pela ordem: Globo, Record, Cultura, Band.

INTERNET:
pela ordem: Google, UOL, Terra, Globo

TV POR ASSINATURA:
pela ordem: Globo News, GNT, Discovery, Sport

RÁDIO:
pela ordem: CBN, Eldorado, Jovem Pan, Band News.

Rádio. Resposta ao profissional Tom Barros


De nada, Tom.

Internet. Uso das redes em ano de eleições



Alguém tem alguma dúvida?

Jornais. Cai circulação dos maiores do BR


Para quem se liga em números do jornalismo brasileiro, post do Meio & Mensagem indica que caiu 6,9% a circulação somada dos 20 maiores jornais diários brasileiros em 2009. Onze títulos viram seus números encolherem durante 2009.

Os dois que mais caíram foram os do Grupo O Dia, do Rio de Janeiro: O Dia (-31,7%) e Meia Hora (-19,8%). Também tiveram quedas Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).

A liderança continua com a Folha de S. Paulo (média diária incluindo domingo, de 295 mil exemplares), seguida por Super Notícia (289 mil), O Globo (257 mil) e Extra (248 mil). Em quinto lugar está O Estado de S. Paulo (213 mil), à frente do Meia Hora (186 mil) e dos gaúchos Zero Hora (183 mil), Correio do Povo (155 mil) e Diário Gaúcho (147 mil). O top 10 se completa com o Lance (125 mil).

Apenas seis conseguiram melhorar seus desempenhos de acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). São eles: Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%). Mantiveram-se estáveis: Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico, que encerraram o ano passado com circulações bem próximas às do fechamento de 2008.

(Informação da Meio&Mensagem)

Time. A revista lista o vício dos famosos



No site da Time é possível acompanhar a lista dos famosos nomes e seu envolvimento com as drogas: alcool, maconha, heroína e anfetaminas. Clique AQUI.

TV. Pânico invade BBB e Globo vai processar


Deu no Agora: "A Globo vai reforçar a segurança do Projac, no Rio, e estuda entrar na Justiça contra a Rede TV! , que exibiu sem autorização cenas de bastidores do "BBB 10" no "Pânico na TV", anteontem.

As imagens foram captadas na eliminação de Tessália, no dia 2. O personagem De Lari, do quadro "O Impostor", esteve na plateia do reality e gravou as cenas com uma câmera escondida. Nas imagens, flagrou Pedro Bial cantando para o público.

De Lari estava na torcida de Tessália. Assim como o produtor do humorístico, Higor Corrêa, que é amigo da ex-"sister". Ambos tinham autorização da família da publicitária para ir ao "BBB". Procurada, a Rede TV! não quis comentar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Livros.Beata ressurge em busca de um lugar


Uma 'bailarina fantasma' e 'uma mulher sem túmulo'. Esses são personagens que retiram a poeira do tempo e ressurgem, pelo menos nas prateleiras, cobrando reconhecimento dos atuais passantes da Terra.

O livro da Socorro Acioly sai em março. Mas já agora dia 26, o Armazém da Cultura lança a obra de Nilze Costa e Silva, "A Mulher Sem Túmulo", abordando a vida da beata Mocinha, protagonista dos milagres de Juazeiro.

"Com uma linguagem marcada pela precisão e concisão, características da boa literatura, a autora desenha cenários, apresentando personagens reais e fictícios (Padre Cícero, aqui coadjuvante), ao desfiar o fio da trama ao leitor.

A figura da beata deixa teses e ensaios sócio-historiográficos, conduzida pelas mãos hábeis da escritora que lhe refaz a jornada, desde a sacrificada infância aos acontecimentos que culminariam no famoso milagre."

Lançamento dia 26.2.2010 (sexta-feira)
Local: Armazém da Cultura
Rua: Jorge da Rocha, 154, Aldeota
Hora: 19h30min

Amodio. E eis que surge outra mãe de Florent


Ontem o 'Domingo Espetacular', da Record, trouxe a história completa de Floent Amodio, o sobralense que foi doado ainda pequeno e hoje faz sucesso nas Olimpiadas de Vancouver, representando a França. O programa mostrou a mãe e a família do garoto. Acontece que outra mãe está reivindicando a maternidade para Florent. Quem nos deu a dica foi o jornalista Haroldo Holanda, via TV Caiçara, de Sobral.

TV. Rui Lima mostra Cabo Verde hoje


E o jornalista Rui Lima, que apresenta o Grande Debate da TV Povo, lança hoje matéria especial feita em Cabo Verde.

Não tenho maiores informações. [ Aliás, um mal das emissoras de TV e rádio que não utilizam as mídias alternativas para informar sobre seus programas, à exceção da TV Cidade ].

Twitter. A estranha galera de verde limão


Esse tem sido o 'post' mais retuitado hoje pelos cearenses. Interroga sobre grupos de jovens vestidos de verde limão, pedindo dinheiro nos sinais em nome de um grupo de dança.

E eu pergunto: quem são eles?