Estudo de uma empresa de análise de mercado feito nos Estados Unidos revela que adultos passarão mais tempo assistindo a vídeos online do que TV, em 2023. É que, plataformas como YouTube, Netflix e Tik Tok estão tomando o lugar da TV aberta.
Essa é uma tendência mundial. Que o diga, o brasileiro Lucas Moreira de Queiros.
Gabriela Borges, coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e professora da Universidade do Algarve, confirma essa tendência. Ela fala de outra pesquisa recente, feita em 2022, pela Ofcom, a agência reguladora britânica.
O levantamento mostra que jovens entre 16 e 24 anos assistem quase 7 vezes menos televisão do que pessoas com 65 anos ou mais, passando menos de uma hora em frente à TV.
Gabriela Borges cita ainda levantamento da empresa Comscore mostrando que 96% dos brasileiros consomem conteúdos jornalísticos em dispositivos móveis. Por isso, ela defende políticas públicas que promovam a educação midiática.
Na opinião de Gabriela Borges, a tendência é para um consumo cada vez maior das redes sociais nos próximos anos.
ORIGINAL: Rádio Agência Nacional/com produção de Daniel Lima.