Translate

22 janeiro 2010

TV. Rodrigo Vargas deixa a Tv União


Recebo e-mail do meu caro Rodrigo Vargas, que considero uma das agradáveis surpresas da tv cearense nos últimos tempos, falando sobre o seu desligamento da TV União. Ele, que marcou o horário do 'Da Hora', certamente fará falta a um compromisso com programa de conteúdo que ia dos assuntos de alto nivel aos mais populares. Uma perda para a TV União.
Olá Nonato!

Estou te escrevendo por que sei que me acompanha por conta dos elogios honrosos que recebo vindos de sua parte. Portanto me senti responsável por escrever anunciando minha saída da Tv União. Me desliguei no último dia 04. Não houve constrangimento de nenhuma parte. Tanto a empresa quanto eu sabíamos que era o momento certo. Foram 7 anos de muito trabalho. Fui o primeiro apresentador da Tv ao lado de meus colegas do Da Hora, primeira versão. Fui o primeiro a fazer ao vivo, a apresentar o debate com candidatos a prefeito, a cobrir um show internacional e o último de minha geração a sair. Devo muito a Tv União e sei que fizemos história. Pretendo apenas continuar minha carreira como sempre fiz, respeitando, aprendendo e fazendo. Tenho novidades para fevereiro.

Grande abraço e obrigado pelo respeito. Sábado, estarei sendo entrevistado por Ricardo Guilherme no programa Diálogo da TVC.

Rádio. O império da ditadura Vargas persiste


'A Voz do Brasil' é um dos poucos - senão, o último - remanescentes do período Vargas. Foi implementado para fazer política, propaganda do governo Getúlio e atravessou todo esse tempo obrigando as emissoras de rádio a reproduzirem-no sem direito a eleger um outro horário - a não ser quando em casos específicos.

Rádio. E se um dia ele deixasse de existir...


· Não teríamos outro veículo de comunicação tão próximo para nos ajudar.
· Não conseguiríamos informação tão rápida.
· Não conseguiríamos informação tão fácil.
· Não teríamos outro meio para comunicar com as comunidades mais distantes.
· Teríamos dificuldades para nos manter informados no caso de falta de luz.
· Teríamos problemas de deslocamento na falta de informações do trânsito.
· Não saberíamos o que vai acontecer na nossa novela.
· Teríamos que comprar um jornal para saber a previsão dos astros.
· Teríamos que consultar a internet para saber da previsão do tempo.
· Teríamos que ligar a TV para saber das promoções das lojas.
· Teríamos que ler um livro para exercitar nossa imaginação.
· Não conseguiríamos mandar um recado para um familiar que não tem telefone.
· Não teríamos como ajudar uma família que precisa de uma cesta básica.
· Seria mais difícil recuperar um documento perdido.
· Teríamos dificuldades para arranjar uma namorada sem poder fazer um oferecimento musical.
· Seria mais difícil arranjar emprego.
· Seria mais difícil trabalhar com silêncio.
· Seria complicado resolver pequenos problemas do dia-a-dia sem uma simpatia passada no rádio.
· Que graça teria um jogo de futebol sem a vibração do locutor esportivo?
· Ficaria mais difícil ganhar um CD.
· Como saberíamos dos lançamentos musicais?
· Como saberíamos que determinado cantor vem fazer show na minha cidade?
· Precisaríamos contratar um DJ para os encontros com amigos, um churrasco, o namoro no carro.
· Como receberíamos informações presos no trânsito?
· Quem nos informaria a hora certa?
· Quem nos informaria a temperatura da nossa cidade?
· Quem vai contar piadas para gente?
· Quem vai testar nosso conhecimento?
· Quem vai nos dar conselhos sentimentais?
· Quem vai fazer companhia para os enfermos, porteiros e motoristas?
· Quem vai fazer a gente sonhar?

Visto no Rádio Base

Celebridades. Que notícias me dão de TT?


Bateu uma saudade hoje do Tarcísio Tavares. O fantástico homem de publicidade e que dava o ar de sua graça em programas de tv como o Sábado Alegre na Diário, sumiu do mapa. Soube que teve problemas de saude, mas depois não se falou mais.

Por onde anda TT? Que notícias me dão de você?

21 janeiro 2010

Ibope. O 'Barra' é o primeiro na audiência


Primeiro, a informação me transmitida pela Katiuzia sobre a liderança do programa; agora, o 'post' do Jangadeiroonline confirmando. E a satisfação de toda a equipe pelo sucesso de um trabalho sério. É o 'Barra'.


Cinema. 'Avatar' vai ter versão pornográfica


Era só o que faltava: a indústria do pornô norte-americano não perde a oportunidade de tirar proveito de produções de sucesso para fazer suas paródias. Agora em relação ao êxito do diretor James Cameron, 'Avatar'. Ele terá sua versão pornográfica.

Os chamados 'big-shots' da Hustler, produtora especializada em pornôs, garante que, "This Ain't Avatar XXX" (Isto Não é Avatar XXX), não será um Avatar qualquer mas uma paródia soft, bem distante dos seus tradicionais filmes, o que não deve ser verdade. Trata-se, provavelmente, de mais uma estratégia para se ganhar dinheiro à custa de um projeto ambicioso e que deu certo.

Tv. Katiuzia Rios estreia o 'Giro das Ruas'


E a jornalista Katiuzia Rios será a comandante do telejornal "Giro das Ruas", na TV Jangadeiro. A estreia será na próxima terça feira.

A emissora do grupo Jangadeiro resolve aproveitar o potencial de Katiuzia como apresentadora, preenchendo o horário antes ocupado pela reprise do 'Barra Pesada' das 7 às 7h30min.

Humor. O sexo segundo as canetas bic



Fifa. Cadastro para exibir os jogos pela tv


Está no O Dia: "Donos de bares e restaurantes interessados em lucrar com a exibição de jogos do Brasil na Copa têm de se acertar com a Fifa. Pedir autorização para mostrar partidas não é novidade, mas este ano a Fifa decidiu centralizar o processo. Antes, a TV Globo recebia os pedidos. Desrespeitar a todo-poderosa do futebol pode dar até processo na Justiça.

A federação detém o direito de cobrar pela exibição e até de negá-la a estabelecimentos que tenham “patrocinadores incompatíveis” com seus parceiros. Quem não obtiver o aval da entidade corre o risco de ser ‘dedurado’ pela concorrência. Até escolas e hospitais têm de se cadastrar.

O pedido deve ser feito no site www.fifa.com/worldcup/organisation/publicviewing/index.html. As informações estão em inglês. O sistema indicará um endereço de e-mail da TV Globo, ao qual o pedido terá de ser repassado caso a Fifa aprove a solicitação."

Rádio. Brando e Elvis Presley num só corpo


O rádio cearense tem profissional cujo nome de batismo homenageia dois nomes do cinema. Falo de Elvis Marlon, que atua na Verdes Mares e que é o regra 3 do radialista Paulo Oliveira. Os pais deles deram esse nome por serem fãs tanto do ator de "O Poderoso Chefão 1" quanto do 'rei do rock'.

O apelido Dumbo foi acrescido por conta do peso adquirido ao longo dos anos.

Política. Nome de Wagner Montes causa medo


E quem diria que, políticos consagrados na carreira, pudessem se assustar diante da candidatura de um apresentador de TV. Pois o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR) temem a candidatura ao governo de Wagner Montes (PDT), apresentador da TV Record.

Montes foi eleito deputado estadual em 2006 com 111.802 votos, mas estima-se que teria mais de 200.000 votos se tentasse a reeleição. Cabral o avisou que quer conversar, e Garotinho já se reuniu com ele. Mas poucos acham que ele trocará seu salário na TV (cerca de R$ 350 mil) por uma campanha difícil.

Vídeos. Descarregá-los mudando uma só letra


Sabia que é possível descarregar um vídeo do YouTube mudando uma letra apenas? A dica vai ajudar a muitos blogueiros que convivem com problemas quando desejam baixar algum vídeo.

Mudando a letra Y de YouTube por um algarismo 3 pode-se descarregar o vídeo que se deseja tanto em formato MP4 como FLV.

Por exemplo: se a direção do vídeo que se deseja é a seguinte:

http://www.youtube.com/watch?v=XWIJTydRLt8

Mudamos a letra Y pelo número 3:

http://www.3outube.com/watch?v=XWIJTydRLt8

Gente. A aposentadoria do colunista social


Luiz Carlos Martins, que já fez colunismo social em alguns jornais de Fortaleza, diz que se aposentou como jornalista. Mas relaciona ser assessor do TRT, editor da revista Omni e conta um bocado de outros projetos.

Aposentou-se!!!

Mensagem. Fazer algo novo para sair do normal


De vez em quando não dá uma vontade de fazer algo diferente, sair da normalidade, quebrar normas e fugir da mesmice? Essa imagem da gaivota pousada em lugar proibido, nos sugere que - sem prejudicar a outrem - é possível fazer algo novo para quebrar o peso da rotina.


Edson Silva. De férias da Assembleia e da tv


Encontro-me no shopping Via Sul com o apresentador Edson Silva, deputado estadual, e com quem trabalhei há alguns anos atrás na Rádio Iracema. Pouca gente sabe que o Edson começou na emissora da praça José de Alencar, ao mesmo tempo em que trabalhava como office-boy do Banco Popular de Fortaleza.

Na rápida conversa que tivemos, ele falou que está em gozo de férias de seu horário da tv e também aproveitando o período de recesso dos trabalhos legislativos. Aliás, Edson contou que, por conta disso, já engordou alguns quilinhos.

Web. Atletas não vão poder usar redes sociais


E o clube inglês Manchester United resolveu proibir seus jogadores de usarem as redes sociais, tais como Facebook e Twitter. A entidade chegou a encerrar contas de alguns dos seus jogadores como Wayne Rooney, Ryan Giggs e o Darren Fletcher.

Essa decisão tem precedentes: a NBA, liga de basquetebol, também já havia proibido os seus atletas de entrarem na rede. E até na mídia isso chegou a ser ensaiado: a Rede Globo ameaçou tomar essa decisão, mas ficou apenas no ensaio.

20 janeiro 2010

Twitter. Inativos serão desativados em breve


Tuiteiros de plantão, alerta geral. Os blogs Denken Über e The Next Web, estão divulgando que em breve o Twitter vai começar a liberar os nomes dos usuários inativos - aquele pessoal que fez inscrição e começou a postar, mas deixou de lado.

Embora nem o Twitter Status nem o blog oficial do Twitter tenham qualquer registro a esse respeito, tuiteiros estão transmitindo a informação aos que estão pendentes em termos de participação.

Será levada em conta, os registros que estejam inativos há pelo menos 6 meses e que não tenha sido utilizado de maneira alguma como explicam o 'Ajuda' do Twitter.

Aliás, li também no Querido Leitor, da Rosana Hermann, que há intenção do Twitter em desativar os perfis falsos , aqueles usuários que usam nomes famosos, como se fossem paródias.

Twitter. A baleia no ar durante 90 minutos


Hoje pela manhã, o Twitter simplesmente naufragou. No ar, quando se tentava acesso, uma quantidade de baleias. Depois o aviso: "Estamos passando por uma interrupção devido a um número extremamente elevado de baleias. Nossa equipe está trabalhando em uma correção.

No status do Twitter, o primeiro 'post' indicava que se buscava recuperar o incidente, causado por uma falha súbita associada a problemas na mudança para um sistema de 'backup' e que acabou produzindo vários erros durante 90 minutos.

Se o local ficou praticamente inacessível, no entanto, nenhum dado foi perdido ou comprometido durante esta interrupção.


Estúdio I. Um jeito livre de se fazer tevê


Diretores de imagens de programas locais de TV poderiam dar uma espiadinha vez por outra no trabalho [ elogiável ] da equipe do "Estúdio I", apresentado pela GloboNews a partir das 13 horas.

Num estúdio pequeno mas de ambiente agradável, a jornalista Maria Beltrão recebe convidados e ilustra o programa com as notícias da atualidade. Mas o que gostaria de chamar atenção do pessoal da técnica das emissoras de TV é a maneira livre de mostrar a circulação das câmeras, vazando os 'sets', descontruindo aquela visão estereotipada de planos sempre fechados para flagrar apenas o 'normal'.

Ao sair desse engessamento, as imagens evoluem em termos de dinâmica e o movimento das cãmeras ganha dimensão e leitura surpreendentes dentro do contexto do programa.

Tevê. Jangadeiro exibe exclusiva do assassino


A TV Jangadeiro, via jornalista Chagas Vieira, conseguiu entrevista exclusiva com o assassino da 'pequena Alanis'. O material vai ser divulgado daqui a pouco no Barra Pesada e, pelo seu conteúdo, promete até reviravolta no caso.

Leia mais no site da Jangadeiro online.

Blog. A vingança do calote


O Conservatório Nacional de Música de Chile contratou um designer para tomar conta do seu site. Acontece que ele não vinha recebendo a grana em dia. E resolveu protestar contra o calote. Apagando o site. Já pensou se a moda pega?

Antes porém de apagar tudo, ele deixou a seguinte mensagem:


Google. Barrichello: privilégio de ser vice


Mate-me uma curiosidade cê que é internauta: por que o piloto brasileiro Rubinho Barrichello goza do privilégio de ter o link do seu Twitter no Google, quando se sabe que nenhum outro cadastrado goza desse direito?


TV. Igrejas dominam programação no BR



19 janeiro 2010

Disco. Mona Gadelha homenageia a beleza


Cheguei hoje ao estúdio da Povo-CBN e tinha lá um presente pra mim. Um CD. Disco novo da Mona Gadelha, essa amiga com quem dividi trabalho na redação de O Povo num projeto ao lado de Luis Sérgio-Santos, Paulo Ernesto Serpa e Isabel Pinheiro. 'Salve Beleza' é o nome do disco - que ganhou matéria do Luciano Almeida no O Povo de hoje.

No carro mesmo, já saí curtindo Mona. Ela está mais solta, vivendo um momento feliz de sua vida artística e colocando sua arte em composições como a instigante 'A Dor' - "... escorre pelos cantos entre as notícias dos jornais' -; a faixa-título que sauda 'o som afinado, a voz mais bonita, o feio mais belo, tudo no tom.

Projeto gráfico do Fernando Chuí, o disco produzido por Alexandre Fontanetti, expõe Mona em traços como a sinalizar as marcas dessa cantora/compositora cearense radicada há 25 anos em SP. Dela, muita gente se lembra do famoso "Massafeira", pontapé de uma carreira que marca um 'Gol' na faixa que encerra o repertório.

Obrigado pelo disco Mona. Falo do meu  enviado por você ] e pelo que você gravou para marcar sua carreira. Abraços.

Cortes e Recortes. De Cristianos e de Gugus




BBB. Relacionamentos causam problemas


E o relacionamento entre os participantes do Big Brother Brasil 10 estaria extrapolando a expectativa dos produtores. É o que conta hoje em sua coluna, o jornalista Giba Um.


Mídia. NY Times adotará assinatura online


O "New York Times" deve anunciar ainda neste mês que vai começar a cobrar pelo acesso ao conteúdo on-line, diz a revista "New York". O modelo deve ser similar ao do "Financial Times", em que o internauta pode acessar uma pequena cota mensal de notícias gratuitas e tem de pagar se passar o limite. (Folha SP)

18 janeiro 2010

Marcas. A Coca larga redes sociais próprias


A força de microbloggings é tanta que a Coca-Cola decidiu deixar de investir na construção de redes sociais próprias para centrar-se no relacionamento com seus consumidores via Facebook e Twitter. É o que publicou o Fast Company na última semana.

Isso leva a uma indagação: tem algum sentido criar destinação para sites, comunidades que podem ter audiência zero já que o público está nas redes sociais destacadas? Por ser um esforço caro e pouco rentável, é que empresas como a Coca estão partindo para mostrar sua visibilidade entre os tuiteiros de plantão.

TV. A União promove concurso de curtas


Você faz um curta e curte na TV. Né legal? A ideia é da TV União, através do Em Cartaz, que está convocando a galera a produzir curtas metragens - até pelo celular! - e ganhar um prêmio do programa Em Cartaz.

Os critérios e o edital do concurso estão no site da TV União, que eu acessei mas, infelizmente, não logrei resultado. Cadê o link do concurso?

Revistas. Capas contam 10 anos em 2 minutos


E quem se liga em retrospectiva [ ainda, seu Nonato?! ] não deve deixar de ver o vídeo que conta a história da década de 2000 (2000 – 2009) numa sequência de capas de revistas internacionais. Este material foi organizado pela American Society of Magazine Editors (ASME) e pelo Magazine Publishers of America (MPA).