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quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Folha: palanque eletrônico fora de época
Bem que eu citei em post anterior que o governador José Serra estava utilizando programas de audiência para fazer campanha política e as emissoras e o TRE nem se dão conta disso.
Leia o que escreve Josias de Souza em sua coluna de hoje da Folha de SP, chegando até mesmo a citar a entrevista dada na última terça feira a uma emissora do Ceará.
Entrevista da TV Diário vira 'gossip' nacional
A web cearense tem pautado a blogosfera nacional. Depois do Emílio Moreno, agora é o caso Joana Prado que chorou no programa João Inácio Jr da TV Diário.
Ao ser citada pela Fabíola Reipert, só assim a entrevista teve repercurssão. Foi acessando blogs cearenses que a jornalista Rosana Hermann acabou confirmando a veracidade da informação que só virou gossip nacional depois de citada por uma jornalista de referência da Fabíola.
Luciano chama a Band de Globo ao vivo
Luciano do Vale já foi funcionário da Globo. Há muuuuuito tempo atrás. Não se sabe porque cargas dágua, ontem durante a partida entre LDU e Fluminense, o narrador chamou a TV Bandeirantes de Globo ao vivo. Como escreveu a Rosana Hermann, de onde peguei o vídeo, a-con-te-ce!...
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Twitter vai passar a cobrar das empresas
Essa eu li na Folha: "Biz Stone, um dos fundadores do Twitter, disse que a companhia pretende cobrar por contas, oferecendo em troca análises e estatísticas sobre os seguidores, em uma tentativa de aumentar seu faturamento.
Segundo ele, os usuários poderão continuar a utilizar o serviço gratuitamente, mas sem acesso aos dados. A ideia é lançar o pacote de ferramentas para usuários corporativos até o fim do ano." Matéria completa
Li no Eliomar e repasso a vocês como dica
'Adísia Sá, a de todos os tempos' é o nome do documentário que o curso de Jornalismo da Unifor lançará amanhã, 26, às 19h30min, no Teatro Celina Queiroz.
É mais um vídeo do projeto História e Memória da Radiodifusão Cearense. A professora e ombudsman emérita do O POVO completou 80 anos este mês.Vertical
Até que ponto o rádio liga para o ouvinte
Alguém leu por aí o post do Rádio Base 'Até que ponto o rádio liga para o que o ouvinte quer?'?
Já vimos aqui mesmo na Rádio Base que o ouvinte nem sempre é a vítima nesse processo que leva à mesmice no rádio. Muitas vezes é o próprio ouvinte que pede dezenas de vezes as mesmas músicas, digamos, "sugeridas" pelas emissoras e aí fecha-se o ciclo. O mesmo é ouvido eternamente. Até que outros hits sejam sugeridos e os ouvintes comprem a ideia. E hoje temos dois testemunhos de como essa relação pode funcionar.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Twitter perde interesse dos usuários europeus
O Twitter teve um 'boom' passageiro e estamos a assistir a seu declínio? A pergunta parece mais apropriada para um programa de tv do que a um blog, mas não é desapropriada tendo em vista os resultados de um estudo que realizou Nielsen a pedido de eMarketer.
Depois de chegar a cifras máximas quanto a tráfico e número de usuários no passado mês de maio, o Twitter iniciou um ligeiro caminho de queda nas cifras com a chegada do verão europeu; mas a tendência não foi freada nos meses seguintes. E o que é estranho: houve um incremento consideravel.
Segundo o informe, o tráfico da rede social de microblogging caiu exatos 27,8% em outubro passado em relação a setembro. Os dados de Nielsen são certamente os mais alarmantes, mas outras consultorias que analisaram tráfico do site reportam quedas de 6% entre os dois meses, como é o caso da ComScore.
Mas seguindo com o estudo de Nielsen, este também assinala uma queda em relação ao número de visitantes únicos, que durante o mes de outubro haveria recuado em 18,9 milhões.
Os motivos podem estar em uma relativa perda de interesse por parte dos usuários que começaram usando o serviço. Mas também poderia estar relacionado com o crescimento do número de usuários do Twitter através de aplicações de terceiros. É o que assinala Crowd Science, revelando porcentagem que chega a 43% e, por exzemplo, 19% dos usuários de Twitter já utilizam a rede social através de seu celular, sem passar pelo site do Biz Stone.
Clique no título para ir ao original
Palpite: um dos próximos 'Top Five' do CQC
Quer um palpite sobre um dos próximos Top Five do CQC? Acaba de rolar no SuperPop, da Luciana Gimenez.
A cantora (?) Tati Quebra Barraco (!) respondendo a opinião de um crítico musical que considerou sua música da mais baixa qualidade, respondeu ao vivo ainda há pouco: "Gosto é igual a c(*). Cada um tem o seu".
Querem apostar como vai entrar no CQC? Principalmente, porque o Oscar Filho está assistindo e postou comentário a respeito disso no Twitter.
AUDIÊNCIA DA NOITE
* Horário de verão
Ê no lugar de É
Na propaganda do PSDB exibida hoje na televisão, o governador Aécio Neves diz: "Há sete anos govêrno (assim com a pronúncia fechada mesmo) Minas Gerais..."
Não tinha ninguém por perto pra lhe dizer que o certo é a pronúncia aberta?
Caso Emílio Moreno repercute nacionalmente
O caso Emílio Moreno repercute. Agora há pouco, uma jornalista me telefonava pedindo minha opinião. Aliás, na web há opiniões muitas. A decisão do juiz, condenando o blogueiro a pagar R$ 16 mil por conta de um comentário alheio, rende. Tomei conhecimento do caso via Dalviane Pires.
No Twitter muitas referências. O Google está repleto de gente falando sobre isso. O Silenzio, no hay Banda, do Gabriel Ramalho, considera que a Justiça é mais cega na blogosfera.
No Querido Leitor, da Rosana Hermann, ganhou o post 'comentários moderados, sim!', demonstrando um pensamento da jornalista paulista a favor do autocontrole.
O Kenzo Kimura, no seu Rafiado puxou um cordão de opiniões no Twitter ao publicar o que chama de 'ditadura digital'. Aliás, a galera fincou firme no freemílio, todos a favor dele.
No 'Grande Jornal Povo-CBN, conversamos com Adísia Sá a respeito do caso e ela se pronunciou favorável a que existam leis específicas para a Internet. Gostei muito do comentário do Augusto César Costa em Travessia.
Houve até quem estranhasse a notícia ter sido dada nacionalmente, antes da imprensa local.
Na verdade, deve-se ao G1 a maior divulgação do caso com chamada na primeira página.
No programa 'Revista Povo-CBN', Emílio disse a Ian Gomes que, depois da ação, repensou e passou a filtrar os comentários. Antes ele julgava estar interferindo na liberdade de expressão.
O tema está aberto às discussões. Acho, realmente, que ainda vai render muitos panos nessa discussão sobre 'Liberdade Digital'. Em todos os sentidos.
E POR FALAR NISSO
Nonato, como vai?
Em que pese eu até pensar que é necessária uma discussão para uma legislação específica para a internet no Brasil, o caso da ação em destaque é apenas processual, nada mais do que isso. O MÉRITO da causa não foi julgado, simplesmente porque ocorreu perda de prazo de uma das partes, no caso, o réu. O magistrado não julgou se a ação era pertinente ou não; se a autora tinha razão e o réu, não. Ele fez o que era necessário diante da parte que perdeu o prazo, algo que não pode ocorrer de FORMA ALGUMA em um processo. E a perda do prazo impediu que a justiça se pronunciasse sobre o mérito, o que seria muito importante. E vale lembrar: se não existe uma legislação específica para a internet no país, existe sim no ordenamento jurídico brasileiro previsão legal para esses casos, como injúria, difamação e calaúnia. Para finalizar, vale deixar claro que essa opinião é de alguém que modera cerca de 300 comentários por dia no Blog Gol do Jornal O POVO. Infelizmente estamos diante de um erro de interpretação importante, porque o blogueiro não foi condenado porque a justiça achou que ele estava errado. Ele foi condenado porque perdeu prazos processuais. E isso precisa ficar bem claro.
Abraço
Fernando Graziani
Catálogo de produtos feito com criatividade
Eu já tinha visto o anúncio há alguns anos e perdi o endereço. Agora a minha irmã Kátia me envia e-mail contando sobre o catálogo holandês para vendas pela NET.
"Clique, depois de aberto, é rapidíssimo, não mexa em nada.
É, sem dúvida, um das publicidades mais bem boladas feitas para a web. Repito: Depois de carregar, não mexa em nada, veja só o que acontece.
CLIQUE: HEMA .
Internauta divulga nosso blog no YouTube
Agradecer ao internauta Joao Ferreira Lima Neto que encaminhou um vídeo para o YouTube propagando o nosso GENTE DE MÍDIA.
"Olá Nonato, fiz esse video especialmente para você divulgar seu blog (Gente de Midia)! Você pode enviar para amigos do orkut, twintter e de outros sites. Espero que coloque em seu blog! O video esta postado no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=hMVJR4A7gUU
Atenciosamente, João Neto!"
Zé Serra na Verdinha: essa alma quer reza!
O governador José Serra amanheceu hoje concedendo entrevistas no rádio cearense. Nada mais nada menos que perguntas do tipo "eleito presidente, o que senhor faria pela área de educação?"; "e pela saúde?" etc e tal.
Gente, não parece mais ensaio para o programa de campanha eleitoral?
Liberdade Digital condenado a pagar 16 mil
Está no G1: "Dono de blog é condenado a pagar R$ 16 mil por comentário de internauta. Post abordava briga em colégio do CE; internauta insultou diretora. Blogueiro perdeu prazo para recurso e juiz ordenou penhora de bens.
Por conta do comentário de um internauta em seu blog, o estudante de jornalismo Emílio Moreno da Silva Neto, de 33 anos, morador de Fortaleza (CE), foi condenado pela Justiça cearense no mês de julho a pagar uma indenização de R$ 16 mil.
Emílio perdeu o prazo para recorrer e, no último fim de semana, recebeu uma notificação de penhora de bens para o pagamento do valor."
TV Diário lança uma campanha promocional
A TV Diário lançou campanha assinada pela agência cearense Mota Comunicação para divulgar as novidades na programação. Com o conceito é “Grandes apresentadores. Grandes programas”, as peças estão em várias mídias.
Informção do Liberdade Digital.
Por que o presidente do Irã não usa gravata
Quem acompanhou a visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad (pronuncia-se Arr-má-dinê-jád) deve ter se surpreendido porque, em meio a tantas autoridades engravatadas, ele passou o dia de terno marrom sem gravata, refletindo regra adotada no Irã após a Revolução Islâmica (1979).
Leia o que diz a Folha: "O aiatolá Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica, decretou que as gravatas eram um símbolo da opressão cultural do Ocidente e lembravam a cruz cristã.
O uso de gravatas é legalmente proibido para iranianos, mas na prática seu uso ocasional raramente é penalizado.
A delegação iraniana era quase toda composta por homens de meia idade que usavam barba rala. Havia pouquíssimas mulheres na comitiva de mais de 300 pessoas.0 (SA)".
Como a imprensa vê a visita de Ahmadinejad
O Brasil virou página um em muitos jornais do mundo, com a visita do presidente do Irã. Só para citar órgãos de imprensa dos países envolvidos em hostilidades com o Irã, citemos: dois jornais isralenses, o Haaretz e o Jerusalem Post focalizam o tema. Interessante: na mesma página há um link para um blog que mostra vídeos da ação terrorista do Irã.
Já o Tehran Times coloca matéria da visita do presidente ao Brasil, com foto de duas colunas na primeira página.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Internet revela fotos inéditas da II Guerra
Fotos aéreas da Segunda Guerra Mundial feitas por pilotos durante incursões aéreas em território hostil e que só agora chegam ao conhecimento do público. Foram publicadas pela National Collection of Aerial Photography, com sede na Inglaterra.
Eliomar de Lima em pane (ou será 'pânico'?)
Novidade: a Globo dá adeus ao 'teleprompter'
Quem mora no Ceará já deve ter visto as novidades na maneira de apresentação do noticiário local da emissora afiliada da Globo. O jornalista Hermann Hesse ensaia no ar, algumas mudanças como sair da bancada, ficar em pé e andar pelo set. No Rio, a informalidade vai mais longe: o RJTV vai retirar o 'teleprompter', o monitor de onde o apresentador lê as notícias.
Hoje, só a edição paulista do "Globo Esporte" não tem TP. Outras emissoras testaram o recurso caso da Cultura, em 2007, mas abandonaram a ideia após sucessivos erros no ar.
O crítico da Folha considera ser uma atitude ousada e desafiadora e que caberá ser bancada pela Ana Paula Araújo. Ela terá ajuda de comentaristas, com o enfoque popular, na prestação de serviço.
A emissora, também, elege o tema da segurança como ítem de destaque nos noticiários, a ponto de contratar o ex-capitão do Bope, Rodrigo Pimentel, autor de "Elite da Tropa", para falar sobre segurança pública.
"Publicidade-exaltação" invade os comerciais
Prestaram atenção na matéria da Folha sobre a propaganda das empresas enaltecendo firmeza do país na crise e a capacidade de superação dos brasileiros? Diz o jornal: "Empresas aproveitam a popularidade do presidente Lula e o momento econômico favorável para fazer do governo seu garoto-propaganda.
Ambev, GM, Bradesco, Vale e Embratel produziram comerciais de televisão recentes enaltecendo a firmeza do país na crise, a capacidade de superação dos brasileiros, a harmonia entre o público e o privado e a relevância do país no mundo.
O Brasil é o país "da iniciativa privada em equilíbrio com o setor público", diz a campanha televisiva "Presença", do Bradesco, segundo maior banco privado brasileiro."
Um salve para a turma do Diário do Nordeste
Parabenizar ao Diário do Nordeste. O jornal do grupo Verdes Mares ganhou o prêmio Qualidade Brasil, "considerado o Oscar da Qualidade". A homenagem é atribuída às empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atividades no ano de 2009.
O certificado e o troféu do prêmio foram entregues ao superintendente do jornal, Pádua Lopes, em cerimônia realizada na última terça-feira, dia 17, no Rio de Janeiro.
AMA: Michael Jackson é o grande vencedor
E Michael Jackson foi o grande vencedor do American Music Awards 2009, transmitido ao vivo pela TNT.
domingo, 22 de novembro de 2009
Apagão prejudica a guerra da audiência
Pelo segundo domingo consecutivo, o Ibope apresentou problemas na medição de audiência em tempo real na Grande São Paulo.
O envio de dados de audiência minuto a minuto começou a apresentar problemas pouco depois das 20h, justamente no momento em que a concorrência entre Globo, Record, SBT e Rede TV! tem sido mais equilibrada. Entre 20h e 0h, Record e Rede TV têm alcançado a liderança com alguma frequência.
O envio de dados chegou a ficar defasado 20 minutos entre 21h e 21h30. Às 21h39, travou de vez.
A falta de informações de audiência em tempo real prejudica principalmente o Programa do Gugu (Record) e o Pânico na TV (Rede TV!), que, ao vivo, podem traçar novas estratégias, mudando a ordem de exibição de suas atrações em função da maior ou menor audiência.
Às emissoras de TV, chegou a informação de que o Ibope estaria em manutenção na noite deste domingo. Este blog buscará a versão do instituto nesta segunda-feira e a publicará assim que a tiver.
Texto de Daniel Castro
Malhação mal feita faz estrago em aluno
Não tem a nada a ver com o blog mas, pelo amor de Deus, eu publico esse vídeo com um apelo: se você frequenta academia para ficar aleijado desse jeito, por favor! Largue a malhação e vá procurar fazer outra coisa. Assista e veja o estrago.
Silvio Santos consegue bater outra vez Gugu
20h30 - Glo 19 / SBT 11 / Rec 10,5
20h12 - Glo 20 / SBT 12 / Rec 6 / Band 5 / RTV 1
20h09 - Glo 19 / SBT 13 / Rec 7
20h07 - Glo 19 / SBT 11 / Rec 8 / Band 4,5
20h02 - Glo 16,5 / SBT 10,5 / Rec 7 / Band 3
19h57 - Glo 17 / SBT 9 / Rec 8
Prévia Esporte Fantástico -
Glo 11 / SBT 7 / Rec 6
18h06 - Glo 19 / Rec 8 / SBT 6,5 / Band 4 / RTV 2
17h41 - Glo 17 / SBT 6 / Rec 6 / Band 4 / RTV 2
A audiência televisiva deste domingo à tarde
18h27 Globo 24, SBT 8 (break), Band 6, Record 5 (toma na cara).
18h22 Globo 21, SBT 8, Band 7, Record 5, RedeTV! 1, Cultura 1.
18h18 Globo 21.4, SBT 8.1 (reprise), Band 6.4, Record 6.0.
15h00 Globo 11, Record 11, SBT 8.5.
14h55 Globo 11.8, SBT 10.3, Record 9.9.
14h54 Globo 12.7, SBT 10.0, Record 9.8, Band 3.3.
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