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sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

LI NO UOL. Golpe no WhatsApp: mais de 260 mil já caíram

Quem tem celular com Android deve ficar alerta para o novo golpe no WhatsApp: cibercriminosos prometem mostrar quem adicionou seu número no app e, com isso, incentivam usuários a baixar aplicativos e compartilhar a "novidade" com amigos. Desse jeito, os criminosos ganham dinheiro. De acordo com a PSafe, mais de 260 mil pessoas já foram afetadas apenas nos primeiros quatro dias do ano.
O golpe indica a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso à função, porém, o usuário tem que compartilhar o link com a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes.
A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário, o hacker ganha dinheiro, diz a empresa de segurança. 
Para não se tornar uma vítima de ciberataques, especialistas em Segurança da PSafe dão dicas para manter seu celular protegido:
Instale e mantenha atualizado um antivírus – Ter um antivírus instalado no celular é fundamental para se prevenir das ameaças existentes no mundo virtual. O usuário deve sempre seguir as instruções básicas para proteção dos dados, mas o antivírus instalado no celular irá funcionar como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos. 
Evite clicar em links vindos por mensagens - Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails sem se certificar da veracidade antes.
Utilize apenas redes protegidas com senha - Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas – pois permitem acesso mais fácil aos hackers – e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.
(Texto compilado da UOL)

POR ONDE ANDA. O sumiço de Leal Mota Filho do video

O sumiço do competente jornalista Leal Mota Filho, dancoragem do noticiário matinal do "Bom Dia, CE", tem levantado comentários se ele não estaria repetir o que ocorreu com Eveline Frota. A jornalista era titular mas devido a frequentes ausências acabou indo para retaguarda da redação. Uns falam em férias do apresentador; outros que ele se recupera de uma queda. Bem que o Leal poderia esclarecer tudo. 

TV. Afiliada da Globo demite por criticar governo

Um comentário direcionado ao governador do Amazonas, José Melo (Pros), vindo de um apresentador da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, foi motivo suficiente para demitir o jornalista Clayton Pascarelli. “Desse governo nada mais me assusta”, disse Pascarelli, ao vivo, no “Bom dia Amazônia”.


Segundo informações do portal Comunique-se, um dia após a declaração do jornalista, ele recebeu um comunicado de que estava fora dos planos da emissora. Horas depois, o ex-apresentador fez um post em sua fanpage nas redes sociais.

Em seu comentário, o jornalista pontua que sempre teve a emissora com a sua casa e fez questão de agradecer aos fundadores da emissora: Milton Cordeiro e Phelippe Daou, que morreram em 2016. “Agradeço imensamente […] pela isenção, credibilidade e liberdade que me deram”.
Por e-mail, a gerente de jornalismo do canal, Ercilene Oliveira, informou que a empresa ainda “irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto”.
(do blog do Eliomar de Lima)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CINEMA. Wagner Moura vai ser Roberto Carlos em 2018


Deu no jornal: Wagner Moura foi sondado para interpretar 
Roberto Carlos em uma das fases do filme sobre a vida do cantor. O nome do ator é a primeira opção do Rei. Os primeiros trabalhos de produção do longa começarão na segunda-feira. A estreia deve ficar para 2018 por questões de logística. (Agora-SP) 

Depois de levar a história de Zezé di Camargo & Luciano em "Dois Filhos de Francisco" a mais de 5 milhões de pessoas nos cinemas (é a oitava maior bilheteria nacional pós-Retomada), a dupla Breno Silveira e Patrícia Andrade não passou ilesa por nenhum produtor disposto a levar para os cinemas a biografia de uma personalidade brasileira.
Os dois receberam ofertas de toda sorte, de astros a líderes políticos e religiosos –o diretor prefere não citar nomes.
Costumam negá-las, mas abriram exceções para o caso de Luiz Gonzaga (em "Gonzaga - De Pai Para Filho", de 2012). E para Roberto Carlos, com quem começam a trabalhar a partir de 15 de janeiro.
Ao lado de Nelson Motta –o jornalista e produtor musical, até agora, foi a única exigência do biografado–, eles preveem contar a trajetória do cantor desde a infância até o Festival de Sanremo (1968), na Itália, que o coroou rei.
Tudo ainda pode mudar: as definições começarão, de fato, nas entrevistas que o trio conduzirá com Roberto durante três meses.
Trata-se de um projeto do cantor –o roteiro não se baseará no livro "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo César de Araújo. O título é um dos ícones da discussão sobre a publicação de biografias não autorizadas.
Ainda não se sabe quem interpretará o cantor, mas espera-se que o homenageado participe ativamente da escalação.
Fã de Roberto Carlos, Breno Silveira já lançou um filme baseado em seu amor pelas músicas do rei, que ouvia repetidamente assim como o protagonista de "À Beira do Caminho" (2012).

As composições do cantor contam a história do "road movie" sobre um caminhoneiro. Nessa produção, o cineasta se aproximou de Dody Sirena, empresário do artista. (Folha de SP)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

RÁDIO. O destino da emissora pioneira é ser vitrolão?

Quem liga o rádio na antiga PRE-9, a Ceará Rádio Clube, depara-se atualmente com uma emissora puramente vitrolão. Só toca músicas. Um destino nada honroso para  histórica emissora lançada por João Dumar em 1931 e que fez as honras de ser uma das estações mais importantes da cultura radiofônica. Até no Wikipédia, é difícil encontrar explicações para o 'destino' da radio. 


TV. O efeito emagrecedor na audiência da Xuxa

Internautas já devem ter se deparado com uma foto da apresentadora Xuxa e a legenda sobre um segredo que ela teria ocultado do "mudno"(sic). Um clique e nos deparamos com um anúncio de produto que ela está lançando. Um emagrecedor. O texto interno fala em um investimento da antiga rainha dos baixinhos, no valor de 12 milhões de dólares. 

Enquanto isso, na televisão Xuxa tem resultados cada vez mais emagrecedores (sem querer fazer trocadilhhos) e há rumores mesmo de que ela estaria perto de se aposentar do vídeo. 

JORNAIS. Diário do Nordeste refaz a manchete sobre presos

Depois que publicamos aqui a dúvida provocada pela manchete do Diário do Nordeste de hoje (vide post abaixo), a redação resolveu consertar o título na sua página online. 


JORNAIS. Manchete cria dúvida entre leitores do Diário

Não se trata de remessa de presos da rebelião de Manaus, que acabou com 56 mortos, enviados para a presídios de Fortaleza. Mas a manchete deixa dúvida. 

Quando viu o registro, o leitor Francisco Adilson de Freitas Santos, ficou preocupado. Depois foi ler a notícia e viu que não era aquilo que a manchete dava a entender. Mas presos de Itaitinga, que integram facções criminosas, que foram transferidos desses presídios para unidades diversas. Resolveu entrar em contato com nosso blog e citar o fato.

domingo, 1 de janeiro de 2017

KIBELOCO. O site volta a ser editado depois de uma parada

E o Kibeloco voltou às atividades. E deu uma repaginada geral fazendo com que os assuntos possam ser acessados com mais facilidade. 



RÁDIO. Sai Bosco Farias, entra Antero Neto na Verdinha

Ano novo, equipe nova. É o que se pode dizer da turma de esportes da Rádio Verdes Mares AM, 810. Com a dispersão da antiga, comandada por Gomes Farias, agora é Antero Neto quem assume a responsabilidade de comandar e narrar os eventos futebolísticos a partir deste janeiro. 

Bosco Farias, na última sexta fez suas despedidas do prefixo onde esteve por várias décadas. Ele, Sérgio Pinheiro, Carlos Silva e Edmilson Maciel devem começar neste janeiro sua fase na Somzoom, de Emanuel Gurgel. A programação esportiva da emissora vai ser bem corrida. 

De 6 às 7 da manhã, Bosco comandará o horário. Onze horas, também. De 20 às 21 horas, ei-lo de novo na programação. Das 21 às 22 será a vez do Edimilson. 

P.S. 

Obrigado aos ouvintes que fizeram a atualização das mudanças. Gomes Farias, fica na Verdinha, segundo eles. 

NOTAS SOLTAS

¹Novidades da faixa FM. O radialista Rasga Baleia faz sua estreia nesta segunda feira na Expresso FM 104,3  - pelo que li do Twitter Mídia Cearense. 

²Outra informação do MC é de que a Super Rádio Clube voltou ao ar e está, momentaneamente, com apenas programação musical. 

³Ariane Cajazeiras retorna das férias neste começo do ano, depois de voar pela Europa. Principalmente na Alemanha, onde viajou com namorado e família.

BOMBA! George Michael teria se suicidado diz o namorado

Soou como uma bomba a nova versão da morte do cantor George Michael. Ele teria se suicidado.  



"A única coisa que George queria era morrer”, escreveu neste domingo o cabeleireiro de celebridades Fadi Fawaz, sobre o namorado George Michael. O cantor foi encontrado morto no domingo (25). Fawaz fez a declaração em diversos posts na própria conta do Twitter, que depois foram apagados. O cabeleireiro também saiu da rede social após repercussão.

Fawaz informou que o namorado teria tentando cometer suicídio diversas vezes. “Nós nos amamos muito e ficamos juntos quase 24 horas por dia.”
Nem Fawaz nem nenhum outro membro da família, comentou o assunto. O cabeleireiro foi quem encontrou o corpo de George, na manhã do Natal e usou a mesma conta da rede social para divulgar o fato.

Fonte: Cultura ao Minuto

sábado, 31 de dezembro de 2016

ANO NOVO. Uma mensagem do Kino para nossos leitores


JORNAIS. Sindjorce divulga contraproposta dos empresários

MÍDIA IMPRESSA

Jornais oferecem 7% de reajuste a partir de janeiro e 5% no retroativo

Depois da mobilização da categoria – com decretação de estado de greve e paralisações nas redações do Diário do Nordeste, O Povo e O Estado, os donos de jornais e revistas do Estado apresentaram uma nova contraproposta para fechamento da Campanha Salarial de Mídia Impressa 2015/2016. De acordo com a assessoria jurídica do sindicato patronal (Sindjornais), os empresários ofereceram reajuste de 7% sobre os salários de agosto de 2015, a partir de janeiro de 2017, e 5% de reajuste sobre o retroativo de setembro de 2015 a dezembro de 2016, pago em cinco parcelas, de março a julho do próximo ano.
A proposta patronal prevê ainda que, em relação à data-base de 1º de setembro de 2016, já estariam quitadas as diferenças salariais relativas aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016. Desta forma, o retroativo da nova campanha passariam a valer a partir de janeiro de 2017 até a data do fechamento, porém, sem alteração da data-base da categoria.
A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) levou a proposta ao conhecimento dos jornalistas do Diário do Nordeste e do O Povo, no dia 28 de dezembro. A presidente do sindicato laboral, Samira de Castro, explicou que a proposta patronal está muito aquém das necessidades da categoria, mas surgiu num momento em que as negociações já não evoluíam dos 5%.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pela proposta patronal, o piso passa de R$ 1.865,15 para R$ 1.995,71. O reajuste é de R$ 130,56, que não repõe a inflação acumulada no período da data-base de 2015, que foi de 9,88%. Reajustado pela inflação, o piso ficaria em R$ 2.264,67.
A categoria optou por realizar nova assembleia após o recesso de fim de ano, uma vez que a redação do O Povo, por exemplo, estava com metade dos jornalistas de folga. Além disso, tanto o Ministério Público do Trabalho (MPT) quanto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) estão de recesso e só retornam em janeiro.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

PUBLICIDADE. As 20 melhores campanhas de 2016

O site Meio & Mensagem divulgou as campanhas preferidas do júri de criativos:

1ª “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images – 294 pontos
2ª “Palavrões fofos”, da Talent Marcel para Tigre – 284 pontos
3ª “Despertar”, da AlmapBBDO para C&A – 260 pontos
4ª “Xuxa e o baixinho que sumiu”, da Netflix e Soko para a série Stranger Things – 144 pontos
5ª “Lá nas novelas”, “na caverna” e “nos zumbis”, da Talent Marcel para Ipiranga – 136 pontos
6ª “Dia dos misturados”, da AlmapBBDO para C&A – 109 pontos
7ª “The cliché”, da Publicis Brasil para Heineken – 97 pontos
8ª “Watermopilasgrado”, da Africa para Mitsubishi – 96 pontos
9ª “Espelhos do Racismo”, da W3haus para a ong Criola – 95 pontos

10ª “Palavras Mágicas”, da AlmapBBDO para HP – 92 pontos


11ª “Dont Look Away”, da AKQA para Usher – 89 pontos


12ª “Pé na porta”, da AlmapBBDO para Volkswagen – 87 pontos
13ª “Bigodon”, da F/Nazca S&S para Skol – 86 pontos
14ª “Toda mulher vale muito”, da WMcCann para L’Oréal – 80 pontos
15ª “Doe as barras”, da J Walter Thompson para ong Atados – 79 pontos
16ª “Estrada”, da F/Nazca S&S para Skol – 60 pontos
17ª “Vovloglers”, da Africa para Itaú – 58 pontos
18ª “Músicas de violência”, da FCB Brasil para O Estado de S. Paulo – 57 pontos
19ª “Leilão”, da Publicis Brasil para Habib´s – 56 pontos
20ª “Bolt vs Flame”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan – 54 pontos

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

RETRÔ 2016. O vídeo que teve 142.483.515 visualizações


LIDO POR AÍ. Matias Spektor e o jornalismo investigativo

matias spektor
É doutor pela Universidade de Oxford e ensina relações internacionais na FGV. Escreve às quintas na Folha de SP

Jornalismo investigativo é pilar da democracia e precisa de cuidados


O jornalismo praticado na grande imprensa foi um dos pilares fundamentais do experimento democrático desses últimos 30 anos. Da queda de Collor à de Dilma, o jornalismo investigativo brasileiro definiu os rumos da Nova República.
Nos próximos anos, porém, não há garantia de que a elite responsável por jornais, revistas, programas de rádio e telejornais consiga cumprir sua função social, qual seja a de informar o público, denunciar maracutaias, expor a desfaçatez de quem ocupa o poder e elevar a qualidade de nossa conversa coletiva.
O motivo disso é a transformação tecnológica que afeta a grande imprensa no mundo inteiro. A tiragem de jornais e revistas encontra-se em declínio ou estancada, devido à força da internet e à mudança de hábitos de leitura.
O fato é que a estrutura de uma boa reportagem — a identificação de fontes, a apuração de uma história, as viagens de entrevistas, a checagem e a edição do material — é lenta na era de Facebook, Twitter e Snapchat. No Brasil, com raras exceções, a reação a essas mudanças tem sido o empobrecimento do trabalho jornalístico.
Parece haver uma tendência a copiar os sites de entretenimento. Assim, as reportagens ficaram menores e a pressão por publicar qualquer coisa em tempo real afrouxou critérios de edição.
Para cortar custos, reduziram-se as grandes redações, que perderam alguns de seus talentos mais experientes. Cortou-se também o custo com revisores gramaticais, como se vê ao abrir as páginas de qualquer jornal nacional do país.
A faca também passou pelos correspondentes internacionais. Os jornais brasileiros já tiveram gente a soldo fixo em cidades como Pequim, Moscou, Jerusalém, Teerã, Caracas e Cidade do México, além das mais óbvias, como Buenos Aires, Washington, Nova York, Londres e Paris. Hoje, sobrou uma fração do mundo, ainda que haja freelancers escrevendo reportagens pontuais.
O resultado é a prática pela qual o leitor brasileiro termina lendo reportagens traduzidas de algum grande jornal internacional, com alguns dias de atraso e sem ter tido acesso ao contexto editorial do original.
Não precisava ser assim. Há jornais no exterior que enfrentam o desafio tecnológico redobrando sua aposta em jornalismo investigativo de fôlego. Entendeu-se que, numa democracia vibrante, nada vale mais do que a credibilidade de um bom jornal. É para lá que o público se encaminha quando a política e a economia atravessam turbulências.
Quiçá seja hora de pensar de novo qual o tipo de adaptação que o jornalismo brasileiro tem de fazer para cumprir sua função num mundo que opera online. 

RÁDIO. Bosco Farias vai para a Somzoom Sat a partir de 2a.

O blog do Edmilson Maciel confirma o fechamento do contrato do narrador Bosco Farias com a direção da Rádio Expresso Somzoom SAT, FM 104,3. A estreia já será na próxima segunda feira.

NOMES. Debbie Reynolds morre um dia depois da filha


A atriz Debbie Reynolds, mãe de Carrie Fisher, morreu nesta quarta, um dia após a morte da filha, segundo o TMZ.
Ela foi levada às pressas para o hospital na noite de hoje após sofrer um infarto. Aos 84 anos, Debbie passou mal na casa de seu filho.

Carrie, sua filha, famosa pela Princesa Leia de Star Wars, havia infartado no sábado, durante um voo, e acabou não resistindo ao quadro grave de saúde e faleceu nesta terça. 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

MÚSICA. Rodrigo Czepak, da FolhaZ, vê sopro renovador

Ninguém merece qualquer tipo de ditadura. Musical, então, nem se fala. Não é de hoje que o mercado fonográfico emite sinais de desconforto com o domínio sertanejo em praticamente todas as categorias, da comercialização de shows à vendagem de discos. Mas já é possível notar uma reação. Tímida, mas consistente. E a principal incentivadora, ironicamente, atende pelo nome de Rede Globo de Televisão, emissora que mais surfou na onda sertaneja desde a década de 1990.
Há consenso sobre o processo de saturação e péssima qualidade musical oferecida ao público em geral. Não por acaso os principais programas da Globo neste final de ano abriram espaço para grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Roberto Carlos cantou com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e Zeca Pagodinho. Luciano Huck homenageou Djavan e Faustão bateu palmas para Guilherme Arantes e Titãs.
E quem aposta em coincidência, a novela das sete Rock Story é a prova da preocupação com qualidade. A ponto de Caetano Veloso manifestar gratidão pública pela forma como suas músicas foram  tratadas pelos personagens. O mesmo agradecimento também partiu do grupo Paralamas do Sucesso.
Globo
Como se vê, a Globo caiu em si sobre o vácuo musical proporcionado pelo modismo sertanejo. Isso não quer dizer que a ausência de qualidade seja total entre os representantes do gênero, todavia a banalização das letras é unanimidade. Público mais exigente e críticos musicais já não suportam tanta superficialidade.
Com o movimento de resgate aos bons nomes da MPB, sem perder seus interesses econômicos, é claro, a Globo faz um mea culpa sobre um processo que ela ajudou a deflagrar e manter. Já passava da hora de um freio na mesmice e nos sucessos que duram de dois a três meses. O caminho é longo, porém inevitável. Para o bem dos amantes da música com conteúdo, que representa muito mais do que um mero refrão.
(Publicado na Folha Z)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

NOMES. Morre Carrie Fisher, a princesa Leia de 'Star Wars'

A atriz Carrie Fisher morreu nesta terça, em Los Angeles, nos Estados Unidos, após ter sido internada no último sábado depois de ter sofrido um ataque cardíaco no último sábado, durante um voo da Canada Airlines. As informações são do The Mirror.
"É com profunda tristeza que Billie Lourd confirma que sua amada mãe, Carrie Fisher, faleceu às 8h55 desta manhã", informou Simon Halls, o porta-voz da família de Fisher.
Fischer tinha 60 anos e interpretou a Princesa Leia na clássica série Star Wars. 

GEORGE MICHAEL. O lado caritativo do famoso cantor


Secretamente, George Michael doava milhões a instituições de caridade 

Fãs enlutados lamentaram a morte do astro pop George Michael neste domingo (25) e instituições de caridade britânicas enalteceram sua generosidade manifestada nos bastidores de diversas causas. Os últimos anos de Michael foram marcados por atritos ocasionais com a lei e uma série de incidentes na direção envolvendo abuso de drogas, mas um outro lado do astro emergiu nesta segunda (26), conforme atuantes em instituições de caridade vieram à tona para agradecer Michael por anos de doações e serviços sociais. 

Entre os grupos que ele apoiou estão o Terrence Higgins Trust, que ajuda pessoas portadoras do vírus da Aids, Macmillan Cancer Support e Childline, que oferece aconselhamento por telefone a jovens. A fundadora da Childline, Esther Rantzen, disse que Michael doou os royalties do hit "Jesus to a Child" à instituição, além de ter realizado diversas doações financeiras.

(Folha de SP)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

RÁDIO. Bosco Farias sai da Verdes Mares e vai para uma FM

Bosco Farias já não é mais da Verdes Mares. Deixou a emissora depois de 15 anos. Mudança que eu tomei conhecimento, através do leitor Djacyr Souza. Fui em busca de detalhes e descobri que, nesta segunda feira, ele define seu futuro no rádio. Provavelmente, ingresse numa equipe esportiva de uma FM. Ele publicou em sua página no Facebook:

"Comunico aos amigos o meu desligamento da radio verdes mares. Dirijo-me aos meus colegas de radio. Apesar desta despedida de trabalho, sei que um dia ainda iremos nos encontrar por aí e relembrar todos os bons momentos que vivemos aqui. Lembraremos das alegrias, do sufoco e também do trabalho dividido. Esse é um momento triste e ao mesmo tempo muito especial, pois olho para trás e vejo os momentos bons que passamos, de muita alegria, companheirismo e muita vitória. A todos vcs muito obrigado e feliz Natal. Estarei assinando contrato na segunda feira, com uma grande FM de Fortaleza, lá comandarei uma equipe esportiva composta por renomados cronistas". 

TEVÊ. Repórter é demitida em pleno plantão natalino

Após pouco mais de 20 anos de serviços prestados à TV Cultura, a repórter Cláudia Tavares foi demitida na última quarta-feira, 21, em pleno plantão de Natal, e dia em que a emissora promoveu uma festa de confraternização com todos os funcionários.
A jornalista publicou um desabafo relatando como se deu a sua demissão, que ela classifica como ilegal. Ela era membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa. O cargo prevê, segundo as leis trabalhistas, um ano de estabilidade, fator que não foi respeitado pela Cultura. (O DIA)

domingo, 25 de dezembro de 2016

JORNAL. O sumiço da única coluna de rádio e tv do impresso

Mais uma vez, leitores de O Povo reclamam junto ao nosso blog do estranho sumiço da coluna do Abidoral, especializada em notícias do mundo da tevê e rádio cearenses. Publicada normalmente aos domingos, a coluna não tem acompanhado a rotina semanal, deixando curiosidade entre o público. O jornal não tem dado nenhuma explicação.  

As últimas edições da coluna que chegaram ao leitor não respeitaram o aspecto semanal com que ela ficou conhecida ao longo dos últimos anos. Em dezembro foi dia 11 a última publicação, tendo as anteriores sido postadas nos dias 27 e 06 de novembro.  

NOMES. George Michael é a perda deste 25 de dezembro

Morreu neste domingo o cantor George Michael. Segundo a BBC, o ex-membro da dupla Wham!, com Andrew Ridgeley, sucesso nos anos 80, faleceu "em paz na sua residência", mas não foi divulgada a causa da morte.
Uma ambulância teria sido chamada para sua casa em Goring, Oxfordshire, no Reino Unido.

Durante sua carreira, o cantor se destacou por diversos sucessos, entre eles 'Freedom! 90', 'Careless Whisper' e 'Faith'.
A família pediu privacidade e não divulgou a causa da morte.
Em 2011 Michael chegou a adiar uma série de shows em decorrência de uma pneumonia. Na ocasião, ele chegou a passar por uma traqueotomia, procedimento cirúrgico feito à altura da traqueia cervical.

(Noticias do Minuto)

TV. Artigo de Ricardo Feltrin analisa a tv aberta e celulares

Sou fã dos artigos do colunista Ricardo Feltrin. Considero um dos mais importantes críticos da nossa televisão. Hoje, no artigo do UOL, ele escreve sobre a questão do chamado TSV (Time Shifted Viewing). É importante para os que fazem esse tipo de mídia tomarem conhecimento. 

Nas últimas semanas tanto a Kantar Ibope como a GfK começaram a divulgar alguns dados estatísticos a respeito do hábito de consumo dos telespectadores em outros aparelhos, que não as TVs.
O Ibope, por exemplo, chegou a calcular que, em outubro, cerca de 5 milhões de indivíduos no Brasil assistiram a algum tipo de programa de TV de forma não-linear --o chamado TSV (Time Shifted Viewing)-- por pelo menos 1 minuto.
Ou seja, essas seriam as supostas pessoas que viram programas de TV por meio de “on demand”, ou deixaram atrações gravadas como futebol e novelas para ver depois, ou mesmo baixaram algum episódio de alguma série num pendrive, com a mesma finalidade.
Antes de mais nada vale lembrar que 5 milhões são bem menos de 10% dos quase 70 milhões de telespectadores mensurados pela Kantar Ibope nas 15 principais regiões metropolitanas do país.
Ainda assim esse número parece estar bastante inflado, já que inclui todo mundo que viu programação “on demand” (quem acessa o Now, por exemplo, está aqui incluído? O Ibope não revelou).
O Ibope porém foi ainda mais longe ao detalhar que 55% desses consumidores de TV “TSV” são homens, e que a maioria (69%) pertence às classes sociais AB.
O problema de todos esses números é que a Kantar Ibope não divulga um dos dados mais importantes, e para o qual a coluna fez pergunta formal, do tipo:
“Senhor Ibope, qual é afinal a porcentagem de telespectadores de canais abertos ou pagos que hoje tem hábito de assistir programas em celulares, por exemplo?”
A Kantar Ibope não respondeu a essa pergunta, a despeito da insistência da coluna. O GfK também não parece ter (ou se interessar por) esses dados.
Após semanas de investigação, esta coluna descobriu o porquê de tanto mistério: o motivo é que a resposta se traduz numa péssima notícia para os principais clientes das empresas de medição: emissoras abertas e fechadas.
A saber: quase NINGUÉM no Brasil assiste a conteúdo de televisão em celulares, laptops ou outros aparelhos.
Isso mesmo. Com raras exceções, como um ou outro trecho de capítulo final de novela, um jogo de futebol ou algum trecho de episódio de reality show culinário (como o “Masterchef” da Band), as emissoras entram em 2017 sem conseguir arrastar seus telespectadores para as outras telas”.
TRAÇO DE AUDIÊNCIA
Em outras palavras, a audiência de TVs abertas ou pagas nos chamados “devices” é equivalente a um inexpressivo traço de audiência. Zero.
Claro, houve algumas tentativas da Globo de “mixar” a TV com o celular, como o humorístico “Tomara que Caia”, por exemplo.
Houve ainda outras tentativas também de unir conteúdo “on demand” com o da aberta, como o seriado “Supermax”. Mas nada parece ter caído no agrado do público até o momento.
Eis um grande problema para as TVs não só para 2017 como para os anos vindouros: como fazer o público consumir seus produtos em outros aparelhos que não o caseiro televisor?
É certo que TV  aberta continua a reinar absoluta nos lares brasileiros --inclusive este ano cresceu o total de aparelhos ligados no país--, mas não tem penetração alguma ainda no celular, que é o dispositivo com o qual as pessoas-telespectadores passam mais tempo ligadas.
Até prova em contrário, o celular continua sendo um dispositivo para acesso, além da lista de contatos telefônicos, de redes sociais, fotografias e, claro, como veículo aonde se lê uma notícia como esta.
Público maciço assistindo novela em celular? Pelo jeito, isso ainda vai demorar. Se é que um dia irá acontecer.

sábado, 24 de dezembro de 2016

RÁDIOS. No segmento jornalístico Povo tem mais acessos

O ranking das emissoras mais acessadas da semana, segundo o portal rádios.com indica que a emissora Povo-CBN reverteu esta semana a posição que, há um ano atrás, era da Tribuna Band News. E a primeira vez, desde da inauguração da emissora do Grupo Jangadeiro há três anos atrás, que a emissora do Povo atinge essa marca. A pesquisa refere-se às emissoras acessadas via internet.

DEZEMBRO 2016


DEZEMBRO 2015


JORNAIS. Eduardo Tessler elogia jornal de Santa Catarina

Grande ideia em Blumenau


Se você falar em 700 roubos em residências, parecerá um número qualquer. Se traduzir isso em mais de dois roubos por dia, talvez passará a ideia de que não foi muito.

O Jornal de Santa Catarina (Blumenau, SC) contou a mesma história com a quantidade de objetos roubados. 181 notebooks, 20 tablets e 264 TVs chamam muito mais a atenção. O leitor se identifica.

Exemplos como o do Santa mostram que a nova missão do jornalista é ser criativo, pensar fora do habitual. Se é cada vez mais difícil ter o grande furo nas mãos, o entendimento do fato e tradução ao público-alvo é o talento necessário.

Valeu!

(Extraído do Mídia Mundo)