quarta-feira, 26 de julho de 2023

INTERNET. Desconfie sempre de chamadas que são "iscas"


 Quando você lê uma manchete desse tipo, o que primeiro vem à sua mente? Que o jogador da foto, ao lado de Pelé, faleceu. A foto nos conduz a essa impressão. Mas, muito cuidado! Esse é o tipo de jogada - pra usar expressão ligada ao futebol - feita como isca para pegar desinformados. 

Eu peguei o exemplo do ano passado, mas esse tipo de coisa aconrtece todo santo dia na internet. Em relação à notícia da foto, faleceu um jogador, sim; mas foi Trevor Francis, vencedor de duas copas na Europa, pelo Nottingham Forest. O site Futebolero usa esse tipo de expediente para atrair leitores que se interessem em ir a homepage. 

Na verdade, se apenas tivesse a foto do Trevor, um desconhecido de quem curte o esporte, pouca gente por aqui se sentiria interessada. Mas aí, se coloca a manchete sem citar o nome da vítima e postando a foto de alguém, como isca. E esse tipo de expediente é usado por outros sites que buscam quantificar público, envolvendo sempre chamadas duvidosas. Todo cuidado é pouco, porque esse tipo de coisa é a mesma utilizada por criminosos na aplicação de golpes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário