sexta-feira, 12 de agosto de 2022

RÁDIO 100 ANOS. O surgimento do "all news" em nosso País


O formato de programação radiofônica conhecido como all news foi criado em 1961 pela emissora XETRA de Tijuana, no México.

Na segunda metade da década de 1960, o modelo adquiriu relevância no mercado norte-americano.

Na Europa, foi adotado algumas décadas depois a partir da criação da France Info, em 1987, e da Catalunya Informació, em 1992.

Ao realizar esta mudança na programação, entre os anos 1980 e 1983, a Rádio JB am tentou introduzir um novo hábito junto ao ouvinte e as notícias eram irradiadas durante a maior parte do dia.

Em 1986, a JB concentrou o conteúdo noticioso nos horários nobres, fazendo uma espécie de “all news amenizado”.

Mas, sem definir com clareza seu público e a sua proposta, a fórmula não funcionou, o que fez com que a emissora voltasse à sua antiga combinação de música e informação para a elite.

Criada em 1991, já pensando em uma rede que alcançasse as capitais do Rio e de São Paulo, a CBN, "A rádio que toca notícia”, foi a primeira iniciativa de sucesso de uma emissora com programação essencialmente jornalística.

A emissora abandonou a rigidez do formato de notícias em fluxo e, embora atualmente concentre sua programação em diversos gêneros jornalísticos, transmite também programas que a reaproximam da tradição das principais emissoras informativas brasileiras.

As filiais e afiliadas da rede seguem entre as emissoras líderes de audiência nos mercados em que atuam, fazendo da CBN a empresa mais lucrativa do sistema Globo de rádio.

Com uma proposta diferente da CBN, que começou no am, e só depois passou a ter transmissão simultânea em fm, a BandNews é criada em 2005, direto na frequência modulada (fm).

A segmentação, que era uma tendência baseada apenas na divisão entre música nas fms e informação, serviços e esportes nas ams, passa a ser imperativa na sobrevivência das emissoras dos mercados mais competitivos.

A importação de formatos e gêneros faz parte da história do rádio brasileiro.

Mas experiências como as da Rádio Jornal do Brasil, da CBN e da BandNews mostram que o modelo precisa ser  ‘aculturado’ à tradição do radiojornalismo brasileiro.

O “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Esse é um texto da Agência Brasil EBC


Um comentário:

  1. Ótimo texto que analisa o rádio nos 100 anos aqui no Brasil. Antes escutava rádio no radio de pilhas e aquela dificuldade pra sintonizar as rádios mais distantes. Hoje escuto vendo pelo You Tube. Rádios como a CBN, Bandeirantes e Band News. Destaco programas como na Band News pela manhã e a coluna do irreverente e necessário José Simão e na CBN à tarde a coluna musical de João Marcelo Bôscoli. Conjugação das notícias, da música e o humor muito inteligente e sagaz. Na terrinha, vejo a rádio Verdes Mares pela tv Diário logo cedinho e na hora do almoço com o futebol.
    O rádio vai se adaptando as novas tecnologias e cada vez mais consolidado no dia a dia desse Brasil.

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