Alguém viu o comentário do perfil Luluzinha_bela no Twitter, sobre o representante do Ceará no BBB-22? Reproduzo aqui pra que vocês possam avaliar como a bela fala do participante cearense no BBB.
No início, o termo “poc” era utilizado de forma pejorativa dentro da própria comunidade LGBTQIA+ para se referir aos gays mais afeminados, derivado da onomatopeia “poc poc”, que seria o barulho feito pelo salto alto.
A ideia, no início da década de 2000, era menosprezar os homossexuais mais novos que não tinham muito dinheiro e com trejeitos bem afeminados. Um sinônimo seria “gay pão com ovo”.
No entanto, com o tempo passou a ter um novo significado e atualmente não possui a conotação ofensiva de outrora. Hoje, o termo “poc” é símbolo de empoderamento e uma maneira carinhosa e humorada de gays se chamarem uns aos outros, afinal, o xingamento só existe quando uma das partes se sente desrespeitada. A partir do momento que ela fala: “sou mesmo, e daí?!” e utiliza aquela definição com uma visão mais positiva, a palavra negativa perde sua força e até mesmo seu sentido.
A Luluzinha é entendida.
ResponderExcluir