O velho Chacrinha, parafraseando a afirmação de Lavoisier de que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", cunhou a advertência de que "na televisão, nada se cria, tudo se copia". E a testemunhar essa evidencia, assistimos quadros que nos remetem a lembrança de outros, como o "Tem ou Não Tem", do Caldeirão do Huck. Não se parece com um quadro antigo do programa Silvio Santos?
A Globo, por sinal, tem o Ding Dong do Faustão, que é muito parecido com "Qual é a Música", que o SBT apresentava. Pois acreditem, o próprio Silvio Santos chegou a ser acusado de plágio com essa atração, pela empresa Sandy Frank Film Sindication, que o produzia para o programa de TV "Name that True".
A gente sabe que produtora tem os direitos autorais e, findo o contrato, ela pode revender para outra emissora. Não o caso da Record que foi acusada de plagiar o SBT com o "Desafio da Bolacha", que seria cópia do "Nada Além de Um Minuto", lançado pelo Silvio em 2011.
É bom não esquecer o "Casa dos Artistas", onde Silvio Santos chupou a ideia comprada pela Globo do "Big Brother Brasil", exibido pela primeira vez no dia 28 de outubro de 2001. O sucesso foi estrondoso, mas como lembra matéria do UOL da época, "o apresentador teve que desembolsar R$ 18 milhões pela ideia de "criar" o seu próprio reality com famosos.
Você que é nosso leitor, identifica algum outro caso de plágio?
A Diário teve o programa Acerte o preço depois que saiu do ar Recordtv fez o programa O preço certo.
ResponderExcluirA casa dos artistas foi veiculada em 97 enquanto a primeira edição do Big Brother foi exibida em 2000 o que coloca por terra essa concepção de plágio da primeira relação à segunda
ResponderExcluirMeu caro Moacir, o original do Big Brother é estrangeiro. E o SBT tentou comprar a ideia original, mas já havia sido negociada com a Rede Globo, que levou três anos para preparar a sua realização Deu pra entender?
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