quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SHOW. Centro Cultural celebra os 48 anos de Woodstock

O jornalista Dawlton Moura é quem anuncia: comemorando o aniversário de 48 anos do mítico Festival de Woodstock, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove neste sábado, 19/8, um evento especial em homenagem ao encontro que personificou o espírito dos anos 60, da geração de paz, amor, rock ´n roll e rebeldia, da contracultura e do protagonismo do jovem na sociedade, do sonho de mudar o mundo, do difícil exercício de despertar. 

Pelo programa "Hoje é Dia de Rock", a homenagem ao festival de Woodstock contará com um show de Fets Domino, Sara Gabriel e Shirley Cordeiro, outro de Felipe Cazaux, Nayra Costa e Nigroover. Além de performances e declamação de poemas pelos atores e cantores Ilya Borges e Georges Alexander , de decoração especial temática, alusiva ao flower-power, ao movimento hippie, às cores e aos sonhos da juventude de Woodstock, e da presença de convidados como Mari Von Raven (consultora feminina, com o oráculo das deusas e bijus funcionais do Círculo Venusiano), Ysa Nuit(taróloga, trabalha com o tarot terapêutico) e Bodhi Alok (terapeuta que trabalha com a Arun, fusão meditativa de todas as grandes descobertas de cura do Ocidente e do Oriente através do toque). A entrada é franca em todas as atividades.



Em agosto de 1969, entre os dias 15 e 18, uma fazenda próxima à cidade de Bethel, no interior do estado de Nova York, EUA, recebeu um público de proporções jamais esperadas, para o que começou a ser planejado como um festival de música e artes, mas terminou por alcançar um patamar muito superior, se tornar um dos grandes marcos da história contemporânea, dos pontos de vista artístico, estético, social, comportamental.

Ao longo de três dias que se tornariam quatro, mais de 30 dos maiores artistas e grupos que fizeram a revolução sonora dos anos 60 se apresentaram para incríveis mais de 500 mil espectadores. Muito mais do que se pensara inicialmente, o que levou os organizadores a ter de suspender a venda de ingressos, derrubar as cercas divisórias, ampliar a área para o público e procurar mobilizar às pressas, com o auxílio dos moradores locais, água, comida e auxílio a tantos jovens cabeludos em velhas roupas coloridas, que chegavam de todo lugar, estrangulando as estradas e fazendo que os helicópteros fossem o único meio de levar os músicos ao palco. Em condições tão adversas, somente o espírito de paz e amor poderia ter conduzido o público à serenidade e ao cuidado mútuo que impediram a grande tragédia que poderia ter acontecido em caso de pânico ou caos.

Registrado em um belíssimo documentário com grande destaque para a trilha sonora, Woodstock permanece, quase 50 anos depois, como um marco para a história do rock, da juventude, da sociedade. Uma grande lembrança e uma prova inconteste de que outra sociedade e outro pensamento são possíveis, para além do consumo, do capital, da competição e do status quo, apesar dos tantos desafios de nosso tempo, que reclamam novas formas de integração e mobilização do público jovem, em busca de seu próprio despertar.

Homenagem no CCBN

Para homenagear Woodstock e o espírito eternamente jovem daquela geração, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove no dia 19/08 o espetáculo "Memórias do Woodstock", dentro do programa "Hoje é Dia de Rock".

Será uma edição especial, contando com dois shows reunindo vários grandes nomes da nova cena musical cearense. Apresentações especialmente preparadas para o CCBN, em tributo aos grandes nomes da música que passaram por Woodstock, levando seu canto a mais de meio milhão de pessoas e se fazendo ecoar até os dias de hoje. Artistas e grupos como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, The Who (que este ano vem ao Brasil), The Band, Ten Years After, Jefferson Airplane, Joan Baez, Richie Havens, Ravi Shankar, Arlo Guthrie, Santana, Canned Heat, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Sly and the Family Stone, Country Joe and The Fish, Blood Sweat and Tears e muitos outros.

Com entrada franca, a programação terá início às 17h, com três grandes intérpretes do rock cearense: Fets Domino, Sara Gabriel e Shirley Cordeiro. Já às 19h acontece o segundo show, contando com outros três grandes nomes da música do Ceará: Felipe Cazaux, Nayra Costa e Nigroover. Artistas que desenvolvem seus trabalhos autorais e vêm ampliando cada vez mais o reconhecimento a seu trabalho, em nosso Estado e no plano nacional, reunindo-se especialmente para este Tributo a Woodstock no CCBN. Ao lado deles, instrumentistas do primeiro time de nossa cena, em uma seleção de mestres: Diogo Farias (gaita), Rômulo Rodrigues (guitarra e teclado), Hamilton de Castro (contrabaixo) e Ricardo Pinheiro (bateria).

Todos interpretarão, com novos arranjos, canções que foram executadas em Woodstock, buscando releituras pessoais e promovendo um diálogo entre épocas e estéticas, além de destacar ao público toda a intensidade sonora que marcou o festival. Composições e performances cuja força segue influenciando diferentes gerações de novos artistas, no Ceará, no Brasil e no mundo. É dia de rock! É dia de Woodstock!

Mais sobre Mari Von Raven

Trabalhou por 16 anos como psicóloga clínica. Hoje é Consultora Feminina e se dedica a empoderar mulheres através de técnicas diversas e da reconexão com seu feminino sagrado. Realiza cursos e palestras com temas voltados à saúde física e emocional da mulher, autoestima, relacionamentos e sexualidade. Fundou o Círculo Venusiano, a primeira consultoria do País baseada no conhecimento do ciclo menstrual para agregar poder e valor à mulher, e atua em dois canais do YouTube: Na cama com Regininha e no Círculo Venusiano. Tem viajado por alguns estados do País levando seu trabalho e despertando a deusa interna nas mulheres.

Mais sobre Ysa Nuit

Tendo iniciando com o Reiki, trabalhando de forma voluntária numa Casa Espírita, fez cursos de Tarot. Cursou especialização em Terapias Integrativas e Complementares. Atua como Psicoterapeuta Reencarnacionista e também com Fitoenergética, Radiestesia, Geobiologia Espiritual, Cromoterapia, Reiki, ThetaHealing, Estruturação Quântica da Consciência. É também facilitadora de grupos de mulheres e palestrante. Tem um site e um canal no Youtube para levar a mais pessoas conteúdos que propiciem o autoconhecimento e a expansão de consciência. Atua no Espaço Terapêutico Flor do Despertar.

Mais sobre Bodhi Alok

ARUN é uma fusão meditativa de todas as grandes descobertas de cura do Ocidente e do Oriente através do toque. A respiração, os batimentos cardíacos, as marés craniosacrais, o campi eletromagnéticos humanos são portais para "esse momento" e podem ser utilizados conscientemente para relaxamento, meditação, saúde e vitalidade.

Único entre todas as técnicas de terapia corporal, flui e incorpora todo um acervo de possibilidades de como tocar. A sinergia de músculos, articulações, órgãos, centros de energia é trabalhada com consciência e sensibilidade, convidando o corpo a ganhar relaxamento e flexibilidade, uma forma de compartilhar saúde, amorosidade e a essência da meditação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário