segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

RÁDIO. Leitor do blog comenta situação do "sem fio" no CE

Nonato veja a situação do rádio cearense. 

1) A RÁDIO CIDADE AM está há quase três dias com som inaudível. Faz pena e dó tentar ouvir os programas da rádio. 

2) O RADIALISTA ALANO MAIA encerrou seu programa de rádio no horário das 16 às 17 horas simplesmente por falta de patrocínio. 

3) A Rádio Verdes Mares está mudando sua equipe esportiva e por pouco não perdeu o radialista laureado Gomes Farias.

(Djacyr Souza)

3 comentários:

  1. Realmente o rádio cearense está respirando por aparelhos,não há inovação entre as emissoras,que continuam na mesmice,principalmente as Ams,se não se cuidarem quando migrarem para o Fm correm risco de zerar a audiência.Já a nova equipe de esportes da Verdinha pode ou fazer sucesso ou fracassar,já que perdeu muitos profissionais,a propósito Nonato o Sérgio Pinheiro continua ou não por lá,ou foi com o Bosco Farias de Vez.Criaram um programa pro Sérgio na Expresso Fm,mas sem definição.E pra encerrar,todas as Fms do Grupo Cidade,com exceção da Beach Park estão com o sinal péssimo,é um sacrifício tentar ouvir essas rádios.

    ResponderExcluir
  2. Nonato acabei de saber que o radialista Sérgio Pinheiro foi demitido da Rádio Verdes Mares.
    Apure.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, o que está faltando no rádio cearense são novas caras com novas ideias. Ou seja, uma renovação. Um upgrade artístico e técnico.

    O rádio cearense chegou a um momento que se abriram muitos espaços para amadorismo, gente que não sabe comunicar, gente que não tem cacife e nem now-how para estar diante de um microfone de rádio e ainda pessoas que não sabem exercer a profissão de sonoplasta e estão fazendo barbeiragens no dial.

    Temos que dar espaços para novas ideias, ousadias, vozes diferentes, programações diferentes e preparar o meio rádio para o futuro. Deixando essa monotonia que hoje existe. Não existe novidade, sempre são as mesmas caras com prefixos diferentes e cada vez piores.

    Todo esse amadorismo técnico, artístico e administrativo está levando o nosso rádio a falência. Não somente pelos motivos acima citados, mas também pela "subvalorização" dos espaços publicitários nas rádios. Não são todas, mas a maioria.

    No aspecto técnico, sinto que os bons profissionais estão cada vez mais escassos. Já eram poucos, e esses poucos não estão se atualizando. Exemplo disso é que cada vez mais aparecem rádios com qualidade sonora ruim e/ou sem definição.

    Fiz uma lista pessoal avaliando as qualidades técnicas das principais emissoras FM:

    88,9 - JANGADEIRO - Sinal: Bom / Qualidade Sonora: Boa, mas sem vida, necessita de um ajuste no processador de áudio.

    89,9 - LIDERANÇA - Sinal: Ótimo / Qualidade Sonora: Ótima, para mim a que possui a melhor qualidade e harmonia sonora, mas o microfone do locutor precisa de ajustes.

    91,3 - 91 FM (A3 FM) - Sinal: Péssimo / Qualidade Sonora: Boa, mas devido a baixa qualidade de sinal, o som em geral fica ruim.

    92,9 - BEACH PARK - Sinal: Razoável / Qualidade de Sonora: Razoável, precisa de ajustes no processador de áudio.

    93,9 - FM 93 - Sinal: Ótimo / Qualidade Sonora: Ruim. A FM 93 sempre foi referencia em qualidade sonora, mas atualmente o som possui pouca harmonia, apesar do recente upgrade no estúdio e vinhetas. Um ajuste correto no processador de áudio deixaria o som perfeito.

    94,7 - JOVEM PAN - Sinal: Razoável / Qualidade Sonora: Ruim. Áudio sem definição, sem equalização e aparentemente sem processamento. Talvez seja um dos motivos da queda de audiência.

    95,5 - CBN OPOVO - Sinal: Bom / Qualidade Sonora: Boa sem ressalvas, som compatível com estilo da emissora.

    99,1 - CIDADE FM - Sinal: Ótimo / Qualidade Sonora: Boa. Áudio bem definido, mas precisa de um ajustes nos graves, as vezes o processador de áudio não acompanha os picos de subgraves.

    100,9 - RÁDIO 100 - Sinal: Bom / Qualidade Sonora: Boa.

    101,7 - TRIBUNA BANDNEWS - Sinal: Razoável / Qualidade Sonora: Razoável, necessita de um ajuste processamento, som algumas vezes sem harmonia.

    103,9 - TEMPO FM - Sinal: Razoável / Qualidade Sonora: Ótima, som bem definido, apesar de ser classe B1 a emissora consegue entregar uma boa qualidade sonora em toda Fortaleza.

    105,7 - ATLÂNTICO SUL - Sinal: Bom / Qualidade Sonora: Ótima. Bem definido.

    106,5 - MUCURIPE - Sinal: Bom / Qualidade Sonora: Boa. Mas pode ser melhorado, o som é definido e bem parecido com a das concorrentes.

    As emissoras AM em geral possuem o som ruim, mas as melhores em termos de Qualidade Sonora são: (Em ordem decrescente/Principais Comerciais)

    1- O POVO AM 1010
    2- Verdes Mares AM 810
    3- Clube AM 1200 (O som ficou bem definido com o novo transmissor)
    4- Cidade AM 860
    5- Assunção AM 620
    6- Metropolitana AM 930

    ResponderExcluir