segunda-feira, 24 de junho de 2013

RÁDIO. Ouvinte reclama falta de ouvinte nele

.
O rádio está mais longe daquele ouvinte que não desgruda do telefone da emissora? 
Ou os tempos são outros? 

O leitor do GENTE DE MÍDIA, professor Djacyr, que preside o chamado Clube do Ouvinte, escreve para o nosso blog dizendo-se surpreso com o tratamento dispensado pelos atendentes da rádio Povo-CBN. É que ele diz que o ouvinte está sendo desprestigiado.

"Um ouvinte ligou para o programa Revista do Povo, que era apresentado por Alexandra Souza, e a atendente deu a seguinte resposta: "- Não estamos mais colocando ouvintes no ar...". Ele estranhou e indaga "como pode uma emissora querer audiência tirando o direito do ouvinte falar, se os ricos tem direito de falar o dia todo".  

Meu caro Djacyr, o que eu posso lhe dizer em relação ao grupo que eu trabalho é que as redes de emissoras de segmento informativo têm uma outra visão destinada a prestigiar o ouvinte. Eles são bemvindos, mas obedecendo a critérios que levam em conta privilegiar o conteúdo e não a forma antiquada quando as pessoas passavam horas ao telefone, em conversas sem interesse que levavam o público a mudar de estação. 

Na Tribuna Band News, por exemplo, o ouvinte é atendido pela equipe de produção; toma-se conhecimento da demanda e, caso prevaleça, faz-se uma gravação que vai ao ar em seguida, já com a resposta da parte a que se destina o apelo. Isso é jornalismo feito mostrando-se as duas faces da notícia. 

Com isso, deseja-se ganhar tempo, evitando-se a queda das ligações no ar, além dos velhos chavões como acontecia no tempo em que a gente dizia, "olá fulano,  bom dia?". E o ouvinte: "quem é?", mesmo já tendo sido devidamente orientado pelo contra-regra. 

Cansei de ouvir: "Mas é mesmo o seu Nonato?!", repetia mesmo ouvindo a voz do apresentador. "Vixe, mas tá com uma voz diferente". Ou então, a pessoa ligava e ficava o locutor gritando: alô, alô fulano- e ninguém respondia do outro lado. 

É para evitar esse tipo de coisa que as emissoras de segmento informativo procuram aprimorar a presença do ouvinte que vai ao ar. Afinal de contas, ninguém hoje em dia aguenta ficar ouvindo leros como os do passado: "alô seu Antonio, como vai seu peritônio? "Alô dona Raimunda, como vai a sua... filha?"

Venhamos e convenhamos, Djacyr: os tempos são outros.. bem melhores, quando temos um rádio mais enxuto!

5 comentários:

  1. Não estou questionando isso, estou questionando a simples retirada do ouvinte do ar...Pelo que sei há ouvintes que tomam muito tempo do rádio, mas há políticos que ficam horas falando e dependendo do dinheiro que dá ou prestígios que promove fala aos borbotões...Na cartilha do ouvinte até colocamos o tempo máximo de participação no ar...O que sinto é que muitas emissoras ( não conheço a que você trabalha) não querem é que o ouvinte fale..Não sei bem o que é interação...PROFDJACYR

    ResponderExcluir
  2. Muitos ouvintes aproveitam para mensagens inuteis..demoram mais de cinco minutos, acabando com a quota de paciência dos profissionais da emissora e principalemnte dos outros ouvintes, principalmente de madrugada.
    David Coelho

    ResponderExcluir
  3. Sei nao, na minha opniao o bom profissional sabe captar ao voo se o suposto ouvinte, è um que " faz perder tempo" e despacha-lo sem precisar ser cafona ou pior ainda censura-lo .O RADIO È FEITO DE PALAVRAS e ouvinte principalmente aquele chato que chama, tem a sua importancia e como! e este negocio de modernidade chega a ser ate de mal gosto,para aqueles que como eu insiste em viver no passado.

    ResponderExcluir
  4. Conhenço um radio,onde o ouvinte participa SEM FILTRO ! por 40 segundos,nao è um " bom tempo" mas ele tem a garantia de dizer o que lhe vier em mente,ate mesmo palavroes,neste espaco.Locutor e ouvinte sao dois sujeito que caminham juntos mas nao podem ser comparados porque cada um tem a sua importancia.

    ResponderExcluir
  5. CARO DAVID :

    As pessoas erram sim, mas a ditadura é sempre pior que a democracia capenga...Realmente os ouvintes não servem pra nada...quando não existem os radialistas choram sua presença..
    PROFDJACYR

    ResponderExcluir