sábado, 13 de abril de 2013

FORTALEZA. A 'loira' aniversariante de abril




Uma cidade com o nome de Fortaleza só poderia marcar a força de sua gente. Aos 287 anos de idade, a loira desposada do sol, continua despertando paixões entre os que aqui residem e os que por aqui passam. A cidade ganhou vestes de metrópole. Atraiu as contradições que toda cidade grande atrai. Mas apesar de todo o progresso, ainda tem remendos visíveis, onde bolsões de miséria da aldeia, se contrastam com o luxo da Aldeota, só para lembrar Ednardo e sua homenagem à terra de tantos nomes famosos que aqui nasceram .


Uma cidade que adoça sabores diversos e amarga na sua receita a falta de cortesia no trânsito, o abandono da periferia, o descompromisso com a cidadania; a teimosia do cearense em sujar a cidade e depois cobrar o que, também, a autoridade descumpre.


Fortaleza, que hoje tem festa, precisa crescer nessa dimensão de progresso sim; mas não pode perder as características naturais de outros dias – quando a gente podia sentir o Aracati levantando as saias das meninas na Praça do Ferreira; a mania gostosa de vaiar o seu sol; do verde que o politicamente incorreto vem destruindo e o jeito maroto de toda a nossa molecagem.


Bom dia, Fortaleza. Bons dias em todo o seu futuro. E que a gente não deixe de ter um olhar no passado dessa cidade, para que aprendamos com o ontem , o que o amanhã vai nos dar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário