segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CINEMA. Créditos curiosos que poucos lêem

.
Se a gente prestasse bem atenção aos letreiros dos filmes, acabaria descobrindo coisas interessantes. Quem viu 'Joana, a francesa', de Cacá Diegues, por exemplo, deve ter notado no final o nome de Fernando Collor de Mello, como um dos assistentes de produção. Pois era o futuro ex-presidente Collor que estava junto à equipe do alagoano Cacá Diegues. Há quem diga até que ele chegou a participar de uma ponta como motorista. Só pegando na locadora o filme (que é muito chato!) para conferir. 

Falar em créditos de filmes, o site Neatorama listou 15 filmes cujos letreiros revelam "algumas jóias que aparecem de vez em quando".

1. Um Lobisomem Americano em Londres (1981) no final dos títulos parabenizou o príncipe Charles e a princesa Diana por seu casamento recente.
2. O filme "Help!", de 1965, com os Beatles, "foi dedicado a Elias Howe, que inventou a máquina de costura em 1846." 
3. Os políticos honestos e o feminismo ganharam força no Slam Dança (1987). 
4. O filme Salomão e a Rainha Sabá (1959) apresenta um crédito de "conselheiro da seqüência de orgia."
5. A realização de Cotton Club (1965) envolveu tantos litígios que os créditos ainda incluiram um para o escritório de advocacia que representou os litigantes. 
6. O filme Lobishomem III (1987) tem um crédito citando o diretor do restaurante Benedict pelos seus ovos. 
7. No final de Creepshow - Show Horrores (1959), o diretor George A. Romero colocou uma cena envolvendo milhares de baratas. 
8. Nos letreiros de início de Bill (1923) havia um alerta ao público que o filme não tinha interesse em contar história de amor e nem de arrancar emoções. 
9. O épico religioso italiano O Antigo Testamento (1922), um filme mudo, foi lançado na América em três versões com três conjuntos diferentes de cartazes: um para os protestantes, outro para católicos e um terceiro para os judeus.
10. Durante os anos 30, em apoio a atriz Dorothy Jordan sempre foi dada faturamento de estrela quando seus filmes foram exibidos em sua cidade natal de Clarksville, Tennessee, ainda que ela tivesse um pequeno papel. 
11. Provavelmente o único filme que conseguiu escrever o nome errado da sua própria estrela foi Bit (1987), um filme australiano. Chris Haywood foi anunciada como "Chris Heywood."

12. E o que dizer desse "Presas pelo Dr. Ludwig Van Krankheit" é um crédito interessante do Dança dos Vampiros(1967), e onde diz que os eventos, nomes e "vampiros que aparecem são fictícios"? 
13. Patrulha da Noite (1984), uma comédia típica dos anos 80, tem os créditos finais listados em francês, por algum motivo inexplicável.
14. Sobreviventes (1974) apresenta um crédito de "consultor técnico de morcegos vampiros." 
15. O melodrama sombrio australiano Em Busca de Anna (1978) credita um cão chamado Billy e tem um crédito final dizendo aos telespectadores que "Billy come comida de cão verdadeiro".

Um comentário: