sexta-feira, 6 de abril de 2012

JORNALISTAS. Repúdio ao caso Samira

.
As entidades abaixo assinadas repudiam o afastamento compulsório da presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, da redação do Diário do Nordeste pela direção da empresa em retaliação à matéria “Prática anti-sindical: Diário e O Povo censuram edital de assembleia por local de trabalho”, publicada no site do Sindjorce no dia 26 de março de 2012.

Dois dias depois da publicação da matéria, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas (Sindjornais) ameaçou o diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Mirton Peixoto, funcionário do jornal O Povo, de “endurecer” com o sindicato laboral, ameaça que se concretizou na semana seguinte. 

Na tarde de segunda-feira (02/04), a empresa comunicou à jornalista Samira de Castro que o jornal a estava “liberando” da obrigação de trabalhar, afirmando “não ser interessante” para o Diário do Nordeste a presença da sindicalista na redação, atitude que caracteriza claramente perseguição política e prática anti-sindical por parte da empresa. 

Com o afastamento da presidente do Sindjorce da redação, sobe para seis o número de dirigentes sindicais empregados do Diário do Nordeste e do O Povo a serem demitidos ilegalmente ou afastados compulsoriamente dos locais de trabalho em função da atuação sindical. São eles: Antônio Alves Galdino, secretário-geral, e Juarez Alves, secretário de Formação do Sintigrace; Mirton Peixoto, diretor de Ação Sindical, Evilázio Bezerra, diretor executivo, e Déborah Lima, diretora de Administração e Finanças do Sindjorce. 

As entidades repudiam a posição intimidatória dos jornais citados, certas de que este é o sentimento de toda categoria. Os trabalhadores não irão se intimidar diante destas ações e, com consciência, autonomia e independência, continuarão a defender aumento real, condições dignas de saúde e segurança, igualdade de direitos e fim das práticas anti-sindicais. 

Federação dos Periodistas da América Latina e do Caribe -Fepalc 
Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ 
Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Nordeste - Fetrafe NE 
Federação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços do Ceará – Fetrace 
Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicatos filiados 
Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e sindicatos filiados 
Associação Cearense de Imprensa – ACI 
Sindicato dos Jornalistas do Ceará - Sindjorce 
Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal 
Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro 
Sindicato dos Jornalistas da Paraíba 
Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte 
Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul 
Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina 
Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará - Sintgrace 
Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará - SEEB 
Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores - SindValores 
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual - Mova-se

Um comentário:

  1. Quando a gente lê,nas páginas destes dois principais jornais cearenses,ações e/ou editoriais em defesa da democracia e da liberdade de expressão,ao mesmo tempo em que fica sabendo de atitudes punitivas contra dirigentes sindicais,funcionários dos referidos órgãos de imprensa,consegue entender a falsidade destas ações e más intenções apregoadas.

    ResponderExcluir