sábado, 24 de março de 2012

RÁDIO. A Povo chega aos 30 anos de vida

.


O rádio cearense teve dois tempos. Um, lá pelos meados do século passado, quando chegaram emissoras como PRE-9 e Rádio Iracema, completando-se com a adesão de novos prefixos como a Dragão do Mar, Uirapuru e Verdes Mares. As duas primeiras - Ceará Rádio Clube e Iracema -, evidentemente, fizeram sua própria história. E marcaram uma época.

Tanto uma quanto a outra, dispunham de espaços por onde se ambientava um 'cast' de locutores, apresentadores, noticiaristas, produtores, contra-regras, atores, cantores e até orquestras que acompanhavam as audições dos programas ao vivo. Do rádio surigiriam os nomes que impactaram o início da história da TV Ceará, como João Ramos, Neide Maia, entre outros.

Pois foi a própria televisão que acabou deixando no ostracismo esse veículo, que deu para ancorar uma programação musical - a Dragão deixou de lado uma página notável durante o tempo da ditadura, para submergir num vitrolão ao tempo em que pertenceu à família Cals. Era a própria rendição do poder de comunicação ao interesse maior dos militares; eles queriam exatamente esse tipo de alienação.

Foi aí que há exatos 30 anos, surgiu a rádio AM DO POVO. Num 25 de março, simbolicamente uma data de libertação para os cearenses. Libertação do ostracismo que reinava no 'sem fio'. E um outro tempo dessa história passou a ser contado.

Um comentário:

  1. Olá Nonato! Um bom video para ilustrar tal fato, Nirez falando sobre a TV Ceará e de seus grandes artistas do radio que foram para tv, em um mini-doc que produzido para disciplina de teleI do professor Alberto Perdigao.

    tv ceara - Por Miguel Nirez
    http://youtu.be/94ursQc6oLg

    ResponderExcluir