quarta-feira, 28 de março de 2012

CIÊNCIA. Amigos ajudam a mudar o cérebro

.
Boas notícias nunca faltam. Você tem muitos amigos? Não me refiro aos que você adiciona pelo Facebook, Twitter ou Orkut, que você nem os conhece direito. Mas verdadeiros amigos. Pois sabia que quanto mais se tem, isso altera positivamente a performance do cérebro? Tem uma região, o córtex pré-frontal, situada acima dos olhos, que se altera quanto maior for o número de amigos você tiver. Não sou eu que afirmo isso, não; são estudos da Ciência. 

Uma pesquisa publicada na revista "Proceedings of the Royal Society B" sugere que para manter um número de amigos precisamos usar uma habilidade cognitiva que é chamada de "consciêncis". Esse estado mental de seu comportamento é capaz até de definir a capacidade de entender o que outra pessoa está pensando. 

Pois é essa capacidade que é capaz de gerir o nosso complexo mundo social, até mesmo para conversar com outras pessoas. E "aumenta o tamanho do córtex pré-frontal" como revelam as neuro-imagens usadas por Robin Dunbar e seus colegas do Insdtituto de Angtropologia Evolutiva e Cognitiva da Universidade de Oxford. 

Em outras palavras: tenha mais amigos e terá certamente um cérebro melhor. E maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário