sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MARKETING. Uísque plagiado por cachaça


Eu nem sabia da existência da cachaça João Andante. Não fosse o fabricante do uísque Johnnie Walker abrir processo contra ela cachaça João Andante e eu passaria (como o andarilho do selo) à margem. A empresa mineira é acusada pela inglêsa de ser "imitação" de sua marca. Quer indenização de US$ 3,5 bilhões.

O que o processo mesmo gerou foi publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês.

A João Andante foi organizada em 2008 por quatro jovens que viam a atividade mais como um hobby do que propriamente um negócio empresarial.

O desenho das duas marcas é representado pela figura de um andarilho, embora de classes sociais distintas: enquanto um é lorde, o outro é um jeca, ou capiau, conforme o regionalismo mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário