sábado, 31 de dezembro de 2011

DATAS. Por que corrida de São Silvestre?


Corrida de São Silvestre. Mas quem foi ele? A ligação é por conta da data. Ele morreu num 31 de dezembro e hoje é o seu dia no calendário católico. O 'La Informacion' diz que Silvestre foi um papa que no começo do século IV se orgulhava de ser o primeiro a desenvolver a sua atividade em um clima de tolerância. 

"Quando jovem agiu piedosamente enterrando outro cristão, morto pelos pagãos. Por esta razão, ele foi preso pelo prefeito de Roma, chamado Tarquínio Perpenna. Mas depois de fazer isso, o prefeito morreu engasgado com uma espinha de peixe. Isso foi interpretado como um sinal do céu para o réu, que foi imediatamente libertado.

Com a morte do Papa Melchíades, Silvestre foi eleito seu sucessor. No início do ano 313, o imperador Constantino legalizou o cristianismo. Embora a Igreja tenha deixado de ser perseguida pelas autoridades, foi envolvida em um turbilhão de heresias que ameaçavam a unidade da Igreja, como o arianismo e o donatismo.

Durante o pontificado de Silvestre ocorreu o famoso Concílio de Nicéia, no qual se compôs o credo que os católicos rezam nas igrejas. São Silvestre morreu no dia 31 de dezembro de 335, nunca imaginando que seu nome fosse unido a uma simpática e popular prova esportiva de final de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário