segunda-feira, 7 de novembro de 2011

LEITURAS. Querem padronizar volume na TV


Na coluna Outro Canal, da Folha de SP, texto da Keila Jimenez revela algo interessante e que preocupa quem assiste tv e se impacienta nos intervalos comerciais.


"Um dos maiores alvos de reclamação dos telespectadores, o aumento do volume da TV durante os intervalos comerciais, está bem perto de uma regulamentação.
A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) enviou um documento ao Ministério das Comunicações, responsável pela regulamentação dos serviços de radiodifusão, com a proposta de uma padronização dos níveis de áudio das emissoras de TV.
Após muitas pesquisas, a SET, que é composta por engenheiros das principais emissoras e operadoras de TV do país, criou uma série de recomendações para alterar o modo de produção, captação e controle do processamento de áudio na TV. No documento enviado ao ministério, a SET pede a adoção de padrão de medição de áudio com fins de fiscalização, baseada nas recomendações de órgãos internacionais.
Esse padrão poderá ser utilizado na regulamentação da lei 10.222, que proíbe emissoras de aumentar injustificadamente o volume de sua programação. Em agosto de 2010, a Folha publicou uma reportagem em que peritos constataram grandes diferenças de níveis sonoros entre atrações e comerciais.
O Ministério das Comunicações diz que a regulamentação da lei deverá ser editada até março de 2012".

Nenhum comentário:

Postar um comentário