quarta-feira, 5 de outubro de 2011

No tempo em que as novelas eram via fotos


O público com mais de 50 anos, principalmente o feminino, deve estar lembrado do sucesso que faziam as revistas de fotonovelas. A mais famosa delas, a Capricho, da Abril, ainda circula, porém abdicou das histórias fotonoveladas que tinham outras concorrentes.

São dessa época, a Grande Hotel (Editora Vecchi), Ilusão, Noturno, Encanto, Fascinação, Contigo (sim, essa que hoje é voltada para cobertura de gossips e celebridades), Sétimo Céu ( da Editora Bloch), Carinho e Carícia.

Especialistas em traduzir as fotonovelas italianas, essas publicações revelaram nomes de astros como Franco Andrei, Michella Roc, Rosana Galli, Sandro Moretti, Rosalba Grotessi, Raimondo Magni - além de outros que tiveram atuações no cinema como Kirk Morris, Gigliolla Cinquetti entre outros.


Ronnie Von e Regina Duarte
 O sucesso dessas produções levou a direção da Abril a produzir fotonovelas nacionais. E, pouca gente sabe, mas o 'publisher', Domingo Alzugaray, dono da Editora 3, foi o galã de fotonovela brasileira aos tempos da Abril. A Sétimo Céu, por sua vez, atraiu para o elenco de suas produções nomes como Regina Duarte e Ronnie Von.  

Além de virarem tese de mestrado em cursos de Comunicação - 'A Fotonovela como Instrumento Pedagógico' -, as fotonovelas marcaram um mercado cativo por mais de 25 anos.

Um comentário:

  1. Alunos pedem educação e satisfação do poder publico em relação a educação - Na camara de vereadores de Caucaia

    http://www.youtube.com/watch?v=eQoRwI0e2LQ&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir