sábado, 6 de agosto de 2011

LEITURAS. Como redigir um release eficiente


Há leituras que a gente não consegue despregar os olhos. Principalmente quando se referem a dicas relacionadas ao trabalho. Quem atua na mídia, principalmente em assessoria de imprensa, prescinde dessas dicas que o excelente Wikihow traz e que a gente reproduz aqui.

O press-release ou simplesmente release é um comunicado à imprensa. Constitui-se numa ferramenta fundamental para o trabalho de assessorias de imprensa e relações públicas.

As redações recebem diariamente inúmeros releases com as mais diversas informações: eventos, promoções, prêmios, lançamento de produtos, acontecimentos, entre outros. Contudo, grande parte desse conteúdo não conquista a atenção do jornalista e acaba sendo descartado como spam.

Para que isso não aconteça, o release precisa conter informações que atendam aos critérios de noticiabilidade, tais como: ineditismo, universalidade, proximidade, utilidade, entre outros. Isso porque, nem tudo o que uma empresa deseja divulgar é notícia.

Dessa forma, um release eficiente apresenta informações úteis e de qualidade para um grande número de pessoas. Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é quanto ao direcionamento. Informações sobre um segmento específico são mais atraentes para os veículos de comunicação especializados nesse segmento do que para os veículos que fazem cobertura geral.

Um release sobre uma nova variedade de rosa é mais interessante para uma revista direcionada à floricultura e paisagismo do que para uma revista de tecnologia. No entanto, quanto mais critérios de noticiabilidade um release atender, mais destaque na mídia irá conquistar.

Porém, não é todo dia que temos “grande fatos” para divulgar. Pensando nisso, é importante levar em consideração algumas dicas na construção do release, para que esse não se perca na avalanche de informação que chega até a redação.

Dicas

O título

Para capturar a atenção do jornalista, o título deve ser claro e objetivo, sendo um resumo das informações presentes no release.

Como o título da notícia, o título do release deve conter o maior número de informações fundamentais possíveis (o quê, quem, quando, onde, como e porquê).

Deve ser redigido na voz ativa (sujeito, verbo e predicado), no presente, sem utilização de artigos definidos e (ou) indefinidos, sendo que os verbos de ação são mais fortes do que os de estado.

Deve estar em negrito, com tipografia, pelo menos, duas vezes maior que o tamanho utilizado no corpo do release.

O texto

Ao redigir o release é preciso ter em mente as características da notícia: assim como o título, o texto precisa ser breve e objetivo.

No primeiro parágrafo aborda-se a informação mais relevante (de acordo com os critérios já explicados), além de fornecer informações básica: o quê ou quem, quando e onde.

É importante pensar o release como uma notícia a ser publicada, sendo assim não escreva na primeira pessoa e evite os adjetivos. Se atenha aos fatos.

Evite expressões genéricas. Exemplifique ideias com números e porcentagens, forneça informações precisas e creditadas.

Ao término do texto, você deverá ter respondido perguntas básicas como: o quê, quem, quando, onde, como e porquê.

Para orientar a leitura, crie retrancas e divida o conteúdo por assunto.

As fontes

Fornecer fontes torna o release mais atraente. Insira “frases” que essas fontes tenham dito e que ajudem a ressaltar ou ilustrar o que você está abordando no release. Mas, cada frase deve ter no máximo cinco linhas, caso contrário fica cansativo.

As frases devem ser redigidas entre aspas e, ao término de cada uma, insira vírgula, o cargo e o nome de quem disse a frase.

Ao escolher as fontes, dê preferência para as mais proeminentes em cada área. Fontes qualificadas fornecem credibilidade ao seu release.

A empresa

No rodapé do texto, crie uma retranca, por exemplo, “Sobre a empresa”, e forneça um resumo das principais informações sobre a instituição.

O contato

Ao receber o release o jornalista pode precisar de mais informações. Portanto, é importante fornecer informações de uma pessoa responsável para contato direto, seja o assessor de imprensa, o relações públicas ou outro funcionário da empresa designado para a função.

As informações de contato são: o nome completo do responsável, o nome do departamento, telefone, e-mail e website.

DICAS DO WIKI.COMO

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