quarta-feira, 20 de abril de 2011

TEATRO. Um outro Messias sacrificado




Jesus Cristo é ‘queimado’ em micro-ondas

Auto da Paixão encenado na Cidade de Deus promete polêmica ao adaptar história
Por Diego Barreto, de O Dia

Um Messias negro, morador de uma favela carioca, morto queimado por traficantes. Uma das histórias mais encenadas no planeta, o auto da vida de Jesus Cristo terá versão que promete gerar polêmica nesta Páscoa. O espetáculo ‘Outra Paixão’ adapta passagens do Evangelho para os dias atuais tendo a criminalidade do Rio como pano de fundo.

Montagem da Companhia de Teatro Provocação, formada por jovens moradores de comunidades carentes do Rio, a peça será apresentada amanhã, Sexta-feira da Paixão e Sábado de Aleluia, no Ciep João Batista, na Cidade de Deus.

Na sinopse de ‘Outra Paixão’, o protagonista Messias é um jovem que tenta evangelizar dois amigos envolvidos com o tráfico de drogas. Mas acaba traído, acusado de estar diminuindo o lucro da venda de drogas, recuperando usuários. Azul, um policial corrupto que fornece os entorpecentes para os bandidos da comunidade, condena Messias à morte. Em vez de pregá-lo na cruz, Azul o mata no micro-ondas — quando a vítima é queimada viva presa a pilha de pneus.

Idealizador do espetáculo, o diretor Adilson Dias, 30, diz que sua intenção é humanizar a história de Cristo. “Dois mil anos de Jesus Cristo santo não deu jeito na humanidade. Precisamos acreditar em um Jesus mais humano, próximo da nossa realidade”, argumenta.

NEGADO AO SOM DE TIROS

Além de Jesus, outros personagens como Maria, Maria Madalena, Pedro e Judas também estão no elenco. “Maria é uma lavadeira, como muitas senhoras de comunidades. Maria Madalena é uma jovem espancada pelo marido. Pedro e Judas, que na montagem atende pelo vulgo Pereba, são os traficantes.

Messias é negado ao som de três tiros, e não do Galo como na Bíblia”, explica Adílson, que recebeu apoio de empresários da Barra da Tijuca para montar o espetáculo.

(Compilado de O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário