Nova em termos de leis que fiscalizem o seu uso, a Internet todavia já revela ações judiciais para quem a utiliza de forma indevida. O Google, por exemplo, acaba de ser condenado a indenizar três cidades por danos morais.
A ação foi proposta pelo Ministério Público de Rondônia, em defesa de jovens de Pimenta Bueno e duas cidades vizinhas, ofendidos por anônimos em comunidades do Orkut. Para o Tribunal de Justiça, ficou configurado dano moral coletivo porque eram mencionados nomes dos alunos de uma escola e de alguns pais.
O Tribunal condenou o Google a pagar cem salários mínimos (R$ 54,5 mil) a três cidades do Estado por danos morais coletivos.
Foi-se o tempo em que se lançava anônimos utilizavam a rede de computadores para manchar o nome de alguém, como aconteceu com um profissional da TV Verdes Mares, vítima de campanha ofensiva por parte de internautas ligados a área esportiva.
Nonato,
ResponderExcluirSou a favor da plena liberdade em todos os sentidos na internet, mas que o anonimato seja banido de vez da rede.
Quem tem opinião dar a cara para bater. O espaço é super democrático e portanto devemos lutar para que continue assim. Acompanhar os projetos que visam limitar seu acesso(o que já acontece me muitos países)e reforçar a internet como um meio poderoso de cidadania e entretenimento.
Fim do anonimato em tudo. Quem tem opinião não tem medo.