domingo, 16 de janeiro de 2011

RIO. O samba profético de Tom Jobim



O jornal El Pais refere-se à tragédia do Rio e lembra que o local onde o grande Tom Jobim fez 'Águas de Março' foi destruído pela avalanche. A fazenda de Jobim, a quem o jornal espanhol refere-se como 'deus da música', está localizada em Poço Fundo, na pequena cidade de São José do Vale do Rio Preto, na qual o músico, amante da natureza, tinha feito um excelente trabalho de recuperação da vegetação nativa.

A letra de seu samba famoso 'Águas de Março', escrita em 1972, parece reunir imagens proféticas: "É pau, é pedra, é o fim do caminho; a chuva está chovendo, é o fundo do poço. É a noite, é a morte".

O neto de Tom, Daniel, acredita que seu avô era um verdadeiro profeta que denunciou e mostrou preocupação em suas entrevistas pelo desmatamento da área de beleza natural, berço eterno convertido em um cemitério de inocentes vítimas pela negligência dos políticos sem sensibilidade ecológica.

2 comentários:

  1. Duas observações: primeira:Ço sítio da família Jobim,foi parcialmente destruído,a casa principal permanece de pé.Segunda: O nome correto do município(que eu nem sabia que existia) é São José do Vale do Rio Preto. São José de Rio Preto,é uma cidade paulista.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: Nonato, equivoquei-me,ao declarar que a casa principal,do sítio de Tom Jobim,não havia sido destruída. Foi sim.Um amigo,de Friburgo,passou-me a informação errada. Redimo-me.

    ResponderExcluir