sábado, 20 de novembro de 2010

MARKETING. Verde que te fere o verde


Você já ouviu falar em falso ecologismo? O blog Periodismo Humano dá uma visão das empresas que usam o verde como 'marketing' mas que, na verdade, são responsáveis por agressões ao meio ambiente. Até a nossa Petrobrás está inclusa.

Um dos casos é o do anúncio que mostra um bando de aves cruzando a tela, sobrevoando um frondoso bosque. "É uma recriação de um bosque indonesio, uma bucólica animação que faz fundo de tela da rede para a empresa Asia Pulp & Paper". Poucos sabem que ela é uma das empresas com maior número de denúncias internacionais de destruição ambiental e uso indiscriminado de madeira.

Outro exemplo: a British Petroleum (BP), terceira maior empresa do mundo dedicada à extração de petróleo e gás e, recentemente envolvida em polêmica sobre o vazamento tóxico que contaminou três meses no Golfo do México. Seu logotipo é verde.

O uso da simbologia verde é uma estratégia de negócio para minimizar a má imagem de suas atividades", explica John Wood, da Implicate, uma agência de comunicação que só funciona para projetos sociais. "As empresas de publicidade que trabalham com essas multinacionais fazem exatamente o oposto de nós: usar a linguagem para fazer marketing social e códigos sociais que usam para atenuar os valores negativos representam a atividade."



Nenhum comentário:

Postar um comentário