domingo, 1 de agosto de 2010

Esportes. Que tipo de torcedor você é?


Nenhum torcedor de futebol é normal. Pelo menos para o governo. Ele acaba de editar um manual com a lista dos estereótipos daqueles que frequentam os estádios. Nele, descreve-se o perfil dos torcedores brasileiros. Em nenhum dos casos, eles são avaliados como normais e tranquilos.

Na listagem do Ministério da Justiça, que vai servir para orientar o trabalho das Polícias com vistas à Copa do Mundo de 2014, há todo tipo tipo de gente. Leigos, fanáticos, leais, especialistas e brincalhões. Há os que são tachados de furiosos, mártires ou excêntricos. Os torcedores foram divididos em oito categorias diferentes. Veja em qual delas você estaria encaixado.
1. O torcedor "leal ao time, segundo o texto do documento do governo, seria aquele com "parcialidade total e obsessiva". É o que diz que o time "nunca vai mal, tem só dificuldades".

2. "Fanáticos" são os perigosos. Embora dêem lucros nas vendas de ingressos e produtos licenciados, o governo diz que eles "são viciados em drogas, revoltados por natureza e sedendos por confusão."

3. "Mártir" é aquele que sempre acha que o seu time não vai perder; nunca grita, "mas geme baixo para si próprio e abana a cabeça tristemente a qualquer movimento".

4. O "especialista" é o que "sabe mais do time que o próprio treinador".

5. "Excêntricos" são os que, segundo o manual do governo, "vivem num mundo próprio, mas parecem necessitar da companhia da massa".

6. O "brincalhão" tem "observações quase sempre grosseiras".

7. "Furioso" é aquele torcedor que "xinga o próprio time, a mãe do juiz ou os adversários".

8. Os que se acham rotulados por "leigos" são os que vão pouco aos estádios, são pacatos, mas "trazem problemas de pequeno vulto em grande quantidade, pois, pela irregularidade de comparecimento, desconhecem lei e costumes" de um jogo.
Você se enquadrou em alguma dessas categorias?

(Com informação da Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário