segunda-feira, 7 de junho de 2010
História Viva. O brasileiro que inventou o rádio
A edição de junho da revista História Viva traz reportagem sobre o brasileiro que inventou o rádio - e que muita gente desconhece.
No século XIX, dois anos antes do italiano Marconi, Roberto Landell de Moura realizava experiências de transmissão de som sem fio em São Paulo.
O ESTADO BRASILEIRO NO BANCO DOS RÉUS
Mes passado, o número de maio da revista abordou "O Crime Esquecido de Vargas", praticado no interior do Ceará. Foi o massacre do Caldeirão, onde foram mortos mais de 1000 seguidores do beato Zé Lourenço. Aliás, ano passado o governo brasileiro foi denunciado à Organização dos Estados Americanos pelo desaparecimento da comunidade de Caldeirão.
A ação foi impetrada pela ONG Direitos Humanos na 1ª Vara Federal em Fortaleza e pela 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte, mas foi extinta sem julgamenro do mérito. Foi feita apelação ao Tribunal da 5ª Região, em Recife, além da denúncia feita a OEA.
O Caldeirão foi uma experiência espetacular do povo trabalhador em que todos trabalhavam na lavoura e não passavam fome. Tinha um sentido de organização popular que como sempre a elite da época fez tudo para acabar. Realmente foi um massacre contra o povo.
ResponderExcluirAinda hoje é assim. Se o povo se organiza, tratam de acabar. Nem que seja na violência.