quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Revista. Capa da Focus cria revolta na Grécia


Estourou um quiprocó diplomático entre Alemanha e Grécia por causa do uso de uma imagem considerada importante para os gregos. A foto da Vênus de Milo com o dedo do meio erguido (e um braço implantado por manipulação no Photoshop) apareceu na capa da Focus e anda revoltando a diplomacia grega.

A estátua, que representa a deusa Afrodite, ilustra a capa da última edição da revista alemã "Focus", que chegou ontem às bancas do país. Ao lado da foto, a revista estampa os dizeres: "Traidores na família do euro: a Grécia está matando nossa moeda. E Portugal, Espanha e Itália?".

Mais do que a frase acusatória, a foto da deusa do amor, da beleza e da fertilidade exposta ao ridículo foi o tema de boa parte das conversas no prédio do Ministério das Relações Exteriores em Atenas.

A estátua, achada na ilha grega de Milos no século 19, é um dos maiores símbolos da arte grega antiga. Datada possivelmente do século 2 antes de Cristo, sua autoria é desconhecida. Hoje, a escultura, que perdeu os braços, está exposta no museu do Louvre, em Paris.

2 comentários:

  1. É a revolta dos pro-estátuas? Primeiro foi a do Cristo Redentor usada no filme do fim do mundo; e agora esta?

    ResponderExcluir