sábado, 17 de outubro de 2009

Marketing: O erro da Coca-Cola na história


Coca–Cola e Pepsi são as duas empresas líderes na indústria de refrigerantes a nivel mundial. É por isso que ao longo da História ambas tem lutado para ser a número um. Sem dúvida nos EUA é a Coca quem lidera o mercado sobre seu rival Pepsi. Mas isto não foi sempre assim.

Em certa ocasião, a Pepsi utiulizou um 'spot' como um 'teste cego' onde se mostrava uma anciã num supermercado que se supreendia depois de haver eleito Pepsi no lugar de Coca-Cola. Isso fez com que a Pepsi incrementasse substancialmente suas vendas, pela qual a Coca-Cola lançou ao mercado um novo produto para contrapor-se com a nova estratégia: “New Coke”.

Erro de marketing

“New Coke” foi considerado o pior erro de marketing da historia. Nesse momento, a Pepsi aproveitou para lançar uma campanha na qual ressaltava que a Coca mudou seu sabor para o sabor da Pepsi.

Mas os norte-americanos obrigaram, por assim dizer, que a Coca-Cola voltasse ao seu sabor original e, por isso, a Coca lançou “Classic Coke” e assim retificou seu erro.

Se diz que em matéria de gostos se rompem gêneros e é por isso que, para muitas pessoas, o sabor de seu refrigerante favorito é o melhor.

E você prefere Coca ou Pepsi?

Compilado do: Erroreshistoricos.com

4 comentários:

  1. ESSA EU LI NO O POVO ONLINE

    REVOLTADO 2

    Sou Professor pela PMF e tenho vergonha do meu salário, pois passei anos na faculdade e agora na Especialização, para ganhar o mesmo tanto de um guarda municipal? Isso é uma vergonha! Não desmerecendo a profissão de Guarda Municipal, apenas mostrando a indignação e a revolta, com essa Educação "FAZ DE CONTA". Essa Prefeita é uma PILANTRA!!! A realidade nas escolas é revoltante. Deviam fazer com ela e o Cid o mesmo que fizeram com John Fitzgerald Kennedy. 2

    JOÃO TELES, professor

    ResponderExcluir
  2. Prefiro cajuina São Geraldo

    ResponderExcluir
  3. Isso faz lembrar que há vinte anos a Sadia tentava comprar a Perdigão, a insistência era tanta que a Perdigão lançou a campanha "Nossos produtos são tão gostosos que até a concorrência quer..." Eu prefiro Coca-cola, assim como sou convicto que a Perdigão é superior a Sadia.

    ResponderExcluir
  4. eu nonato não tomo nenhuma das duas pois sou ant americano prefiro a doly apesar de ser um pouco dificil de encontrar nos mercados não sei se por falta de empenho da empresa de colocar o seu produto no mercado ou por incopetencia mesmo.pois a skim serveja nimguem nem via falar e hoje atropela grades do mercado de servejas.

    ResponderExcluir