segunda-feira, 11 de maio de 2009

Plim Plim


. Leitores do GENTE DE MÍDIA indagando por que o Jornal Nacional refere-se aos indivíduos das enchentes do Nordeste de 'flagelados', quando recentemente se referia aos de Santa Catarina como 'desabrigados'.




Texto completo

2 comentários:

  1. Não entendo o espanto. A palavra "flagelo" significa, nesse contexto, sofrimento. Não há nenhum sentido pejorativo. Não acompanhei a Globo, mas a imprensa do Sul tratou os desabrigados de Santa Catarina como "flagelados das enchentes". Do ponto de vista jornalístico, chama a atenção tratar como flagelados das cheias as vítimas do Nordeste. Isso porque remete para o outro flagelo, ou sofrimento, mais comum da região, o da seca. E linka o ouvinte para o inusitado da notícia, ou seja, as cheias no sertão.

    ResponderExcluir
  2. Nonato, tem muita gente querendo ver preconceito na maneira como está sendo tratado pela mídia a cobertura ds enchentes no Nordeste em relação à Santa Catarina.
    1. Dizem que aqui são os nordestinos (generaliza a região) e lá, os catarinenses (personificava o estado). Ora, aqui grande parte da região Nordeste sofre com as chuvas, lá somnte Santa Catarina foi atingida.
    2. A imprensa fez programas ao vivo direto de SC e não fez o mesmo por aqui. Se fosse faer programa direto dos estados atingidos no NE, a confusão seria que se fosse na BA, era a protegida, porque não no MA, ou no PI. Como definir de one deveriam transmitir os programs.
    3. Em SC morreram cerca de 150 pessoas, aqui apesarda tragédia ser grande, em temos de vítimas fatais, graças a Deus não tivemos tantas.

    ResponderExcluir