quinta-feira, 9 de abril de 2009

Naturalidade, nova tendência do telejornalismo


O jornalista Chagas Vieira, à frente da direção da TV Jangadeiro, defendeu há alguns meses mudança na linha do telejornalismo da emissora. Um exemplo: o Barra Pesada, com linguagem mais natural, co-apresentadora e câmeras nas ruas para ouvir a população, além de levar à comunidade todo o 'staff' da TV a serviço das demandas da população. A coisa vingou.

Além de funcionar como experiência vitoriosa - a ponto de servir de modelo para o novo formato de telejornais de emissoras concorrentes -, o novo estilo parece ser a tendência do telejornalismo do futuro.

A Globo, ao anunciar ontem as mudanças na sua programação, destacou que o Jornal Nacional, além de nova bancada e cenário, irá ganhar alterações no seu modo de apresentação. Mais rua e linguagem natural.

2 comentários:

  1. tomara que não seja como aqueles comentários sem graça do Jornal Hoje.Acho tbem que isso é reflexo do crescimento da internet que nos oferece maior interatividade e naturalidade.Finalmente parece que vai chegar ao fim a era dos apresentadores sem emoção, sem sentimento,semelhantes à máquinas, as pessoas não suportam mais isso.

    ResponderExcluir
  2. "JORNALISMO É CONTAR A UMA PARTE DA SOCIEDADE O QUE A OUTRA ESTÁ FAZENDO" - in Você na Telinha, de Herédoto Barbeiro.

    ResponderExcluir