sábado, 21 de março de 2009
Um jornal que tira partido dos próprios erros
Agradeço ao Antonio Bartolomeu da Cunha, de São Paulo, o envio para o ANTENA PARANÓICA (e que estou aproveitando aqui) da coleção de erros e respectivas correções feitas pela Folha de SP. Isso só demonstra a grandeza do jornal em buscar corregi-los orientando seus profissonais a não repeti-los.
Poço de Descartes
"Por erro de digitação, foi grafado poço cartesiano, em vez de artesiano, na página 3-1 de sábado último." (16/2/94)
Menandro não é malandro
"Na edição do Agrofolha do último dia 15, a coluna 'A Arte de Amolar o Boi' (pág. 5-2) saiu com um erro: onde se lê 'o grego Malandro', leia-se 'o grego Menandro', em referência ao comediógrafo ateniense." (19/12/92)
Banco
"Na nota 'Balão', da coluna Joyce Pascowitch, publicada à pág. 5-2 (Ilustrada) de 18/12, onde se lê 'bando Opportunity', leia-se 'banco Opportunity';" (21/12/95)
Sr. Fracasso
"O nome do chefe de governo em Portugal no período entre 1928 e 1951 é Antonio Oscar de Fragoso Carmona e não Antonio Oscar de Fracasso Carmona, como foi publicado na Ilustrada em 22/8". (30/9/95)
Maiô usado, vestido suado
"Por um erro de digitação, na coluna 'Joyce Pascowitch', na pág. 5-2 (Mais!) de anteontem, onde se lê 'o mesmo vestido suado na praia sobre o maiô', o correto é 'o mesmo vestido usado na praia sobre o maiô'". (22/1/98)
Dilúvio
"Em alguns exemplares da edição de 30 de março de Esporte, foi informado incorretamente à pág. 4-3 que o personagem bíblico Jó criou a arca que salvou as espécies animais do dilúvio. Foi Noé quem construiu a arca." (6/4/95)
Empate de espermatozóides
"Houve um erro na reportagem 'Menstruação é enigma para meninos' do Folhateen da edição de ontem. Dois espermatozóides não 'empatam' fecundando um mesmo óvulo. Dois óvulos podem ser fecundados por dois espermatozóides, dando origem a gêmeos bivitelinos, ou um óvulo fecundado por um espermatozóide pode se dividir em dois ovos, gerando gêmeos univitelinos (idênticos)." (12/5/92)
Tatu não nasce em ovo
"Diferentemente do que foi publicado em 29/11, na pág. 5-7 (Folhinha), o tatu não nasce de um ovo. Ele é um mamífero placentário, que se desenvolve na barriga de sua mãe." (6/12/97)
Mandíbula
"O texto 'Chico Anysio deixa hospital no Rio', à pág. 4-2 (Ilustrada) de 20/2, informou que o humorista fraturou a "mandíbula direita". A mandíbula (maxilar inferior) é um osso único." (5/3/97)
Vou de "Taques"
"Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem (São Paulo), a rodovia que passa pela cidade de Praia Grande chama-se Pedro Taques, e não Pedro Táxi." (20/11/99)
Cristo enforcado
"Diferentemente do que foi publicado no texto 'Artistas 'periféricos' passam despercebidos', à pág. 5-3 da edição de ontem da Ilustrada, Jesus não foi enforcado, mas crucificado, e a frase 'No princípio era o Verbo' está no Novo, não no Velho Testamento." (7/12/94)
Nenhum comentário:
Postar um comentário