segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Casos de mensagem subliminar na propaganda
O assunto não é novo, mas vale a pena dar uma repassada nele. Falo das mensagens subliminares. Elas estão na propaganda e nos filmes e, muitas vezes, a gente nem consegue vê-las.
Uma das mais famosas é a palavra "sex" que aparece no filme "O Rei Leão", mas isso não quer dizer que seja a única mensagem subliminar no mundo do cinema ou inclusa na publicidade.
A seguir mostramos uma edição de vários comerciais, filmes, cartazes de propaganda onde vocês vão encontrar desde ligações fetichistas, muitas de conotação sexual e até um elo entre o logo da Volkswagen e o Nazismo, que particularmente achamos uma esticada danada de baladeira, muito embora a se saiba que um e outro se cruzaram nas origens.
Nonato,
ResponderExcluirsatisfação em "falar" com vc.
não resisto responder ao vídeo sobre mensagens subliminares que meu filho encontro em seu blog.
primeiro, como colega de profissão, vejo que é importante não fugir ao debate sobre assuntos relacionados a comunicação de massa.
segundo, tbm é importante que nós, que possuimos já alguma experiência de vida e de profissão, tenhamos posição clara sobre fatos e mitos.
mitos, claro.
a mensagem subliminar é um deste mitos que cerca a publicidade e a comunicação.
ainda resiste porque a cada geração entra como a novidade recém redescoberta que foi calada por anos nas universidades.
é aí, onde encontra espaço no imaginário e na fantasia que ocupa o lugar da informação cientíca.
infelizmente aos olhos de nossos jovens estudantes, se torna algo assim como na lei da física em que dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço.
mas se escolhemos a vertente da razão e a ela nos entregamos, podemos ter uma postura clara e crítica.
no caso, a idéia da mensgem subliminar nos persegue como se fosse uma ousada percepção desde a magistral criação de Geobbs para sua imagem forte do 3 Reich.
surgiu como fato espantoso e novo qdo foi apresentada na revista Publish nos anos 50, com a apresentação de fotogramas sugerindo a compra de coca-cola e pipoca durante o intervalo de um filme. a farsa com pesquisa de mercado forjada precisou ser desmentida pouco tempo depois.
não há nada, não existe mensagens subliminares em publicidade.
pode haver sugestão, sutilieza, comparação, associação, etc.
mas a mensagem levada tão somente ao inconsciente é apenas um mito curioso do imaginário da área de comunicação social.
espero ter contribuido.
abç
Jorge Haas
publicitário.
RS/Brasil