terça-feira, 15 de julho de 2008
Morre, abandonado e só, o ator Breno Melo
* Morreu domingo em Porto Alegre, aos 76 anos, o ator Breno Melo. Ele era jogador do Fluminense, mas ficou conhecido ao ser descoberto pelo diretor de cinema francês Marcel Camus para viver o "Orfeu do Carnaval". A notícia diz que morreu abandonado e só.
* O filme, baseado na peça de Vinicius de Moraes, foi realizado no Rio e ganhou alguns dos principais prêmios do cinema, como a Palma de Ouro em Cannes, em 1959, o Globo de Ouro e o Oscar de filme estrangeiro, em 1960.
* Breno conta que estava passeando no Rio, à beira-mar, quando um francês veio conversar com ele. "Pensei que fosse uma abordagem gay", disse em entrevista à Agência Estado. Não era nada disso.
* O francês era Marcel Camus, um apaixonado pelo Brasil que se encantara pela peça de Vinicius, uma adaptação do mito grego à favela carioca. A convite de Camus, Breno foi fazer um teste e, aprovado, trocou o gramado verde pelo set de filmagem.
* Um dos fãs atuais do filme é Barack Obama que conta, em sua autobiografia, do apreço de sua mãe, Stanley Ann Dunham, por aquela visão exótica do Rio proposta por Camus, embalada pelas músicas de Tom Jobim e Luiz Bonfá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário