quinta-feira, 31 de outubro de 2024

A GRAFIA DA IMAGEM. Foto com cara de ser a melhor de 2024


 

A imagem da destruição causada em Valência, na Espanha, acabou produzindo um dos flagrantes que tem tudo para se tornar a foto do ano 2024.

JORNALISMO. Um bom material com vistas à premiação

 Fim de ano, as redações se apressam em atender aos requisitos de matérias especiais, visando premiação. Todo ano é assim. E isso é um incentivo à produção de gente que vive o dia-a-dia do fazer jornalístico, sejam nas plataformas de mídias relacionadas ao impresso, radiofônico ou televisado.  Um exemplo de boas matérias, bem trabalhadas, a gente pode ver/ouvir esta semana nos portais que trabalham com esse conteúdo jornalístico. 

A Verdes Mares produziu para seus telejornais um bom material sobre erros da Justiça, lincando casos clássicos de pessoas que foram presas sem culpa nenhuma. No rádio, a Jangadeiro Band News resgatou casos de desaparecidos que, o ano todo, servem de pauta às redações e o trabalho do Ministério Público nesse sentido. 


Uma publicação interessante - não sabemos se destinada à disputa de premiação, mas bem que poderia ser incluída - é a do instagram do Jornal Jangadeiro, "Em Memória", com uma abordagem muito realista sobre a questão do luto. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

ARTIGOS. De quando Wilton Bezerra escreve com alma


Wilton Bezerra
 

É ISSO...
O dia mais feliz da minha vida foi quando passei a ganhar dinheiro suficiente para me sustentar e à minha família. Antes, a “boia” era na casa dos pais.
Mais radical impossível: "Tenho uma opinião, sim, mas não concordo com ela. Não conversando é que a gente se entende".
O tempo não se lembra do passado, desconhece o futuro e está condenado a um eterno presente.
Proibir a pessoa de fazer o que quer faz com que ela mais queira o que é proibido.
Não devemos nos envergonhar em imitar uma pessoa decente.
Matar uma criança no ventre é o mesmo que matá-la depois do parto.
Quem for bom caráter pode contar com a minha benevolência.
Alguém pode nos dizer por que colocamos tanta destruição no ato de existir?
O campo de batalha política exala um perfume horrível.
Estrategista é quem continua dando tiros quando a munição acaba para o inimigo não notar.

DA MINHA INFÂNCIA PERDIDA

Nonato Albuquerque
11.09.2023

os céus da minha cidade 
estão no azul de teus olhos 
por onde navegam os sonhos
de encantos primaverís.

tormentas muitas da alma
teu peito, qual porto abriga
enquanto os ventos da mente
buscam por outros navios.

de vez em quando adormeço
e a barca dessa poesia
viaja nas asas do sonho

certo de que um novo tempo
busca em tuas águas a bússola
de minha infância perdida.

JORNAIS. Leitor cita erro de concordância verbal de texto

Colaboração de Francisco de Assis Clementino/Piedade


Corrigenda: Google

terça-feira, 29 de outubro de 2024

JORNALISTAS. Abertas inscrições para estágio na Alemanha

 Tem algum jornalista interessado em estagiar na Alemanha? Pois corra que tem uma chance enorme com a abertura de inscrições para o Programa de Jornalistas Internacionais (IJP, na sigla em alemão). O programa oferecerá bolsas para jornalistas atuarem por dois meses na redação de algum veículo midiático da Alemanha. As bolsas de estudos serão para maio e junho de 2025 e têm como objetivo fomentar as relações entre jornalistas da Alemanha e da América Latina. As inscrições vão até 17 de novembro.



Segundo matéria do Portal dos Jornalistas, o programa inclui um seminário introdutório de vários dias, de 26 a 30 de abril de 2025. Em maio e junho, os bolsistas latino-americanos permanecerão em Berlim. Depois, outro seminário será realizado em 28 e 29 de junho. A participação em ambos os seminários é obrigatória. Além disso, está prevista para o final de maio uma viagem de uma semana a duas ou três cidades da Alemanha, exclusivamente para bolsistas latinos.

Confira a lista de e-mails de acordo com a região:

    • Consulado Geral da Alemanha São Paulo – Estados: São Paulo, Parána e Mato Grosso do Sul. E-mail: pr-100@saop.diplo.de
    • Consulado Geral da Alemanha Rio de Janeiro – Estados: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E-mail: pr-10@rio.diplo.de
    • Consulado Geral da Alemanha Recife – Estados; Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. E-mail: info@reci.diplo.de
    • Consulado Geral da Alemanha Porto Alegre – Estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E-mail: info@porta.diplo.de
    • Embaixada em Brasília – Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; além do Distrito Federal. E-mail: pr-11@bras.diplo.de  

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

JORNALISTAS. A redação da IstoÉ está em greve geral

Fazia tempo que não se falava em greve de jornalistas. Os da Editora Três, responsável pela publicação das revistas Dinheiro Rural, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Motor Show, entraram em estado de greve na última quinta-feira (25/10) e seguem assim neste início de semana, após assembleia sem solução. A razão do movimento: eles á contam com três quinzenas de salários atrasados.  

Esta é a terceira greve na editora em menos de dois meses. Segundo o Sindicato, nas últimas semanas, a empresa só conseguiu colocar a IstoÉ nas bancas graças à colaboração de três ou quatro editores da revista, que decidiram não aderir à greve. 

EDITORIAL. O domingo e a vitória da dama democracia


O domingo mais parecia um dia de festa no interior. Daqueles dias de quermesse, de disputa dos cordões azul e encarnado.  Movimentação de gente, como nas pracinhas depois do novenário. As rezas de cada partido para se sagrarem vencedores. Nas apostas, prevalecia a expectativa de empate. E tão logo as urnas foram abertas se viu a contagem de uma disputa ferrenha. A mais acirrada dos últimos tempos. Voto a voto. No final, coube ao cordão encarnado, digo melhor, ao parrtido vermelho experenciar a vitória. 

Um mar de gente correu para os abraços. Nos arredores do comitê petista a festa ganhou contornos de euforia. Gritos de vitória. Lágrimas de emoção. Do outro lado, nas hostes do PL, a celebração de quem fez história com um resultado surpreendente. 

Na verdade, ganhou a democracia pelo exemplo de cidadania. Venceu o processo da escolha livre. Democrática. Louvado sejam os vitoriosos que, a partir de agora, têm a missão e a responsabilidade de fazerem prevalecer o dístico das promessas. Que a melhor fatia do bolo da celebração chegue ao povo. Através de obras concretas. De serviço e de respeito. Aos vencidos, a certeza de que, sempre haverá a cor verde da esperança nesse altar de celebrações, como bem frisou o candidato derrotado, demonstrando maturidade em unir o eleitorado de que a luta continua. a excelsar a necessidade de unir todos. Que a dama demoracia continue firme; abrindo as asas sobre todos nós, certos de que,  nessa festa, a esperança é a trilha sonora para vencidos e vencedores.  


sábado, 26 de outubro de 2024

ARTIGOS. Até onde a Inteligência Artificial é avanço?

Professor Carlos Delano



 Para a minha surpresa, hoje, visualizei uma nova ferramenta do WhatsApp voltada para a inteligência artificial. Por ela, temos resultados de perguntas que podem nos ajudar bastante em momentos de pouco tempo ou criatividade.

Já havia percebido na busca do Google algo semelhante. Logo que pesquisamos alguma coisa, na parte superior, aparece uma resposta que pode nos socorrer de imediato.

Como professor em sala de aula, tais recursos passam nos preocupar. Até que ponto o difícil controle do uso do celular pode permitir que alunos busquem soluções ao que propusemos, como atividades, por meio da IA, fazendo com que não mais pensem, reflitam ou discutam, sendo criativos, construtivos e  autorais?

Será retrocesso ao invés de avanço?

ARTIGOS. Wilton Bezerra escreve "Digressionando"

DIGRESSIONANDO
Wilton Bezerra*

Não existe melhor sensação do que comida chegando ao estômago. Ao mesmo tempo, penso: como admitir que muitos morrem de fome?
Em nosso tempo, os idiotas convencem mais do que os gênios.
Lamentável quando se descobre que uma figura admirada não passa de um anão moral.
Um apelido posto pode gerar um ódio eterno ou uma amizade para sempre.
Freud achava que o cérebro era um apêndice das glândulas genitais.
Nada mais irritante quando o entrevistador fala mais do que o entrevistado.
As metáforas, quando em demasia, enchem o saco.
Os bajuladores, assim como os idiotas, têm o que chamamos de abundância numérica.
Saudade é uma palavra agridoce. Doce como mel, azeda como limão.
Quem sabe o que foi o facismo não trata ninguém de fascista.

Os bandidos entram na política para fazer o mal. Não é para ajudar o povo. 

*Wilton Bezerra, jornalista do grupo Verdes Mares, é colaborador do GENTE DE MÍDIA

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

NOMES. Morre Babau do Pandeiro, o de músicas excêntricas



No início do ano, encontrei-me com ele durante uma palestra que fui proferir numa entidade, onde ele buscava ajuda para controlar a doença do alcoolismo. Tinha planos para lançar novos sucessos, que a gente sempre o incentivava. 

NOVIDADE. A fita-cassete está voltando para agrado de fãs

 Dominante nos Estados Unidos desde o início dos anos 80 até ser comercialmente superada pelo disco compacto no início dos anos 90, a fita cassete sobreviveu e está de volta. LEIA



quinta-feira, 24 de outubro de 2024

NOMES. Morre Ron Ely, o Tarzan do antigo seriado da tevê


 Só agora a família do ator Ron Ely, intérprete de Tarzan na série da NBC dos anos 1960, informou que ele morreu aos 86 anos em 29 de setembro em sua casa em Los Alamos, Califórnia. 

Ainda que não tenha sido tão conhecido quanto Johnny Weismuller, nadador olímpico que atuou no papel em filmes nas décadas de 1930 e 1940, foi importante na formação da imagem do personagem sem camisa e de tanga, imortalizada pela Disney. 

Ely estava aposentado das câmeras desde 2001, quando decidiu se dedicar mais à família, mas retornou brevemente para participar do longa Entre a Religião e o Amor, em 2014.

PENSAR. Novos começos são disfarçados de finais dolorosos

Design da Times
"Novos começos muitas vezes são disfarçados de finais dolorosos", escreveu o filósofo chinês Lao-Tzu. E o Jornalismo brasileiro parece inquietar-se por esse tipo de mudança, que lhe dê a oportuna chance de continuar sendo compartilhado com sucesso, tanto na mídia impressa quanto ocorre nas digitais. 

LEITURAS. Fortaleza 2ª capital com mais ataques à imprensa

   Fortaleza é a segunda capital que mais registrou ataques a jornalistas e a veículos de mídia no ambiente digital nas eleições municipais desse ano. O dado é do sétimo relatório do Monitoramento de ataques on-line contra a imprensa nas Eleições de 2024, projeto realizado pela Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), da qual a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) faz parte. O projeto é uma parceria com o Laboratório de Internet e Ciência de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic/UFES) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio).

A CDJor monitora, desde o dia 15 de agosto, contas de jornalistas, meios de comunicação e de candidatos/as em todas as capitais do Brasil, nas plataformas de redes sociais X, Instagram e TikTok. O relatório que coloca Fortaleza entre as cidades com mais ataques cobre o período de 7 a 13 de outubro. Com 53 ataques, a capital cearense perde apenas para São Paulo, que registrou 259 ataques.

Pelo menos dois veículos jornalísticos locais aparecem no monitoramento, como principais alvos de ataques. 

Os cinco meios mais visados no Instagram e no TikTok foram: 

Conexão Política 

(@conexaopolíticabrasil) com 133; 

Rede Bandeirantes com 103; 

O Povo Online (@opovoonline) com 34;  

Rede Globo com 34 menções;  

Diário do Nordeste (@diariodonordeste) com 19.

MAIS no SINDJORCE


ARTIGOS. Wilton Bezerra escreve: "Afastamento da Política"

 *AFASTAMENTO DA POLÍTICA*


É pesquisa: oito entre dez pessoas não querem participar da vida política no País.
Já desconfiava disso, depois de ouvir tantos aforismos e considerações sobre o Mundo político.
"A política contraria tudo que aprendemos". "Gente séria não se envolve com política". "A mentira é o instrumento de trabalho do político".
De Oto Lara Resende: "Política é o ato de enfiar a mão na merda".
Do Dr. Mozart Cardoso de Alencar: "A política é uma horta/Que dos avós a gente herda/Quando se ganha, uma bosta/Quando se perde, uma merda".
Mas, devemos dizer o seguinte: isso não é bom para a melhora de vida da população.
Afinal, é através da política que são encaminhadas as soluções para os graves problemas que nos afligem.
Nos referimos à política de verdade, não à politicalha que é, costumeiramente, praticada.
Depois de cada eleição, mostra a pesquisa, que sete em dez eleitores, não se lembram em quem votaram para senador e deputado.
Outro fato: após a votação, a população se afasta da política.
Essa constatação, mostrada pelas pesquisas, traz uma redução da democracia.
Deriva do pouco caso que os políticos fazem do povo. Isso é péssimo.
Cria, cada vez mais, o espaço para o ingresso na política de aventureiros, desonestos e criminosos.

CHAVES. A partir de hoje, série fica disponível no streaming

A partir desta sexta-feira (25), três canais do grupo de mídia mexicano-estadunidense ficarão disponíveis de forma exclusiva para os assinantes do aplicativo de streaming Zapping.

Entre as atrações estará "Chaves", que retorna definitivamente à TV brasileira após um hiato de mais de quatro anos, causado por questões de direitos autorais. O SBT voltou a licenciar o programa após a solução do litígio e promoveu uma exibição especial no último Dia das Crianças, mas ainda não divulgou uma data para reintegrar a atração à sua grade diária.  LEIA

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

NOMES. A "morte assistida" do poeta Antonio Cícero na Suiça

 Morreu, nesta quarta-feira (23), o poeta e filósofo Antonio Cicero, aos 79 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2017, ele recebeu, nos últimos anos, um diagnóstico de Alzheimer e vinha tratando problemas neurológicos decorrentes da doença. A morte do acadêmico aconteceu por meio de procedimento de morte assistida em Zurique, na Suíça, onde ele estava ao lado do marido Marcelo Pies. (Globo)



NOTAS SOLTAS

1. No início de 2025, os correspondentes do Esporte da Globo serão realocados. Vide detalhes AQUI

2. Hoje faz 84 anos que Pelé nasceu. O trabalho gráfico de Cláudio Teixeira Cavalcante magnifica o ídolo. AQUI

3. A Band faz mudança amanhã na faixa vespertina, com exibição da Liga Europa UEFA e Os Donos da Bola, terá tempo diminuido. 

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Para onde vai a propaganda política com métodos nazistas

 Nonato Albuquerque


A propaganda eleitoral tem uma importância gigantesca, mas quando ela se utiliza de recursos do período do nazismo, surpreende. Naquela epoca, Hitler em seu livro "Mein Kempf" comparava a propaganda política a um enfentamento bélico, desde que ela  quebrasse a principal linha de defesa do oponente, utilizando-se dos mecanismos de arrasar com a imagem do outro com a finalidade de triturá-la.  

Na atualidade, nota-se essa evidência nessa reta final da campanha do segundo turno, quando se busca eliminar a reputação do opositor, seja A ou B, buscando minar a força moral de cada um, explorando-se mais dos vícios, do que das virtudes, tanto de um quanto de outro. 

Com uma facilidade, os marqueteiros centralizam seus ataques nas imagens do concorrentre, utilizando-se de um discurso repulsivo, que mais se apoia na destruição do que na construção de um projeto capaz de reverter os problemas mais acentuados da população. 

E nesse cabo de guerra, candidatos se diminuem. São deixadas de lado as ideias, os projetos e as medidas compatíveis ao cargo que almejam. Com isso, a campanha vai perdendo o sentido e dando sinais de cansaço entre o público a que se destina. Será que é isso mesmo o que a população espera?


domingo, 20 de outubro de 2024

REVISTAS. Grupo Otimista vai lançar mais 5 novos títulos

Vem novidade por aí na área de publicações aqui no Ceará. Nos próximos dis devem ser lançadas cinco novas revistas pelo grupo O Otimista. E pelo que andei lendo este novo lançamento "trará para o mercado editorial cearense ua experiência inédita". 

"A primeira das publicações é a Tapis Rouge especial Casa Cor, que chega às mãos dos leitores já no comecinho de novembro, tendo como temática principal a edição cearense da maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.Na sequência, será apresentado um novo número da Ótimo Pecém, focado em “Inovação e Tecnologia”. Ainda no início de dezembro, aproveitando a abertura oficial da temporada de férias, o Grupo lançará a Ótimo Turismo Fortaleza

A capital paulista será a primeira a conhecer a segunda edição da revista O Otimista Brasil. É lá que se dará seu lançamento, durante o Fórum O Otimista Brasil – Edição São Paulo, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, no Centro de Convenções da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Assim como ocorreu com o número 1, mais uma vez a revista será distribuída também em Brasília (DF) e em Fortaleza (CE)".

ALERTA. Limite de abraços em 3 minutos no desembarque

 Entre as publicações na mídia da semana passada que mais chamaram a atenção está este aviso pregado na entrada do aeroporto de Nova Zelândia, que limita abraços a três minutos na área de desembarque. 

Para abraços mais demorados, passageiros podem ir ao estacionamento.

Evidente que a medida se deve a questões de fluidez da área de desembarque, mas vocês não acham que é meio antipática? Duvido que, no Brasil, isso seja respeitado.

LEITURAS. Fim do Premiere e a volta de Kaio Cézar à TV

 Deu no blog do Kempes: 



Fim do Premiere?
A notícia surgiu como uma bomba nesta semana. O PPV da Globo pode acabar no próximo ano. A emissora carioca não conseguiu acordo com a LFU (que hoje tem 12 clubes na Série A) e com isso pode dar fim ao canal, depois de 27 anos de existência. Com o Brasileirão esvaziado, a Globo já pensa em abrir mão do Premiere. Vale lembrar que a emissora transmite não apenas a Série A, mas também a Série B, alguns estaduais e a Copa do Brasil.

De Volta
Por falar em Rádio, Kaio Cezar deve retornar ao Grupo Cidade de Comunicação e assumir o comando esportivo da Jovem Pan News. O narrador deve montar uma equipe própria e ficar à frente dos programas e das transmissões. Enquanto o atual time formado por Anastácio de Castro, Carlos Gomes, Alano Maia, Ocelio Pereira, Júnior Marquezine e cia devem ficar no comando da Rádio Cidade AM 860. A previsão é que no início de novembro tudo seja anunciado.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

TV. 'Êta Mundo Bom!' Já vi esse filme, digo melhor, novela

 O setor de criatividade do núcleo de novelas da Globo parece atravessar uma crise. Pelo menos é o que se depreende dos "remakes" que são anuciados, como a volta da novela "Vale Tudo" em substituição a "Mania de Você", no horário das seis. A novela que já anda capengando no horário nobre dos folhetins eletrônicos globais. Para completar, a novela que deve substituir "No Racho Fundo" será "Eta Mundo Bom!" que já está em fase de escalação de elenco. Walcy Carrasco, o autor da trama, foi chamado para salvar o núcleo de novelas da emissora. 

ARTIGO DO DIA. Para bom entendedor, um Bortolotti basta


Para quem se surpreende com as alianças políticas que estão sendo abalisadas neste momento no Ceará, é recomedável ler o excelente texto do jornalista de O Povo, Plínio Bortolotti.   

Acesse-o AQUI

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

ENTRETENIMENTO. O horóscopo jornalístico da semana

 Alguém ainda acredita em horóscopo ? 

Tudo bem, reformulo a pergunta. Alguém ainda se sente interessado em ler o signo nos jornais? Pois aqui, estou resgatando o horóscopo de quem atua no jornalismo, com a irreverência e doçura de quem escreve para entreter leitores: o mestre Duda Rangel. 

Áries: Fase propícia para o amor. Se você é solteiro, dê uma atenção especial àquela repórter coroa do suplemento agrícola que acabou de se separar e está louca para tirar o atraso ou àquele fotógrafo galinha sempre disponível. Mas controle seus impulsos e vá, claro, a um motel. Nada de sacanagem dentro do carro de reportagem. Questões financeiras complicadas.


Touro: Aluguel atrasado em conjunção com a conta da luz atrasada indica que o período é propício para buscar alguns frilas. Não fique constrangido em telefonar apenas para pedir um favor àquele velho amigo que você tinha esquecido completamente. O momento é também propício para ser interesseiro. Questões financeiras extremamente complicadas.

Gêmeos: A semana promete momentos de tensão e irritação pelo fato de Saturno não deixar Plutão, aquele safado, entrar em seus anéis. Mantenha-se calmo. Se um assessor de imprensa lhe enviar um e-mail com um release tosco, respire fundo e nada de reencaminhar a mensagem a todos seus amigos da redação colocando “vejam que merda” no campo assunto. Questões financeiras complicadas.

Câncer: Cenário astral positivo lhe dará a oportunidade de excelentes ganhos financeiros. Você terá um aumento salarial de 50% esta semana. Já está chorando de emoção? É brincadeirinha. Pegadinha do Mallandro! Não vai rolar aumento algum. Isso é para você deixar de acreditar em tudo o que lê e ouve, principalmente horóscopos. A única verdade: questões financeiras complicadas.

Leão: Momento propício para o amor. Se você é casado, dê mais atenção à sua mulher ou será trocado pelo personal trainer. Chegue mais cedo em casa nos próximos dias. Se você é casado, mas não liga para essa bobagem de fidelidade, invista na repórter coroa separada do suplemento agrícola ou no fotógrafo galinha, mas seja rápido, porque os arianos que leram o horóscopo antes de você já estão na área. Questões financeiras complicadas.

Virgem: Saúde delicada nos próximos dias. Não descuide do estômago. Em vez de comer a tradicional lingüiça calabresa superapimentada no bar, opte por uma lingüiça com menos pimenta. Se ainda assim tiver uma diarréia, evite o banheiro da redação para não manchar ainda mais sua imagem. Vá cagar bem longe, lá na gráfica, se possível. Questões financeiras complicadas.

Libra: A semana é de grandes decisões profissionais, ou seja, você está ferrado. E nada de consultar as cartas de Mãe Alzira, ok? É você quem deve definir os rumos de sua vida. Você terá de optar entre um emprego com carteira assinada e salário menor ou um trabalho com salário maior no sistema PJ. Nem mesmo a Lua, que é toda sabida e entrará em Vênus, gostaria de estar em seu lugar. Boa sorte, vacilão. Questões financeiras complicadas.

Escorpião: O momento astrológico é ideal para você praticar o bem e viver em harmonia com a natureza e demais seres vivos. Você poderá reconciliar-se com seu editor, tratar com mais respeito o estagiário e até parar de destruir aquela planta que fica no canto da redação. Mas, conhecendo bem você, sei que não fará nada disso. E pior: é até capaz de mandar os astros para o inferno. Questões financeiras complicadas.

Sagitário: Lua em conjunção com Júpiter indica semana bastante tranqüila, incomum numa redação. Ideal para falar mal da vida alheia no café e gastar horas no Twitter e Facebook. Mas, atenção, há risco de muitas pautas roubadas no final da semana, afinal seu editor, em oposição astral à sua felicidade, não vai tolerar tanta vagabundagem. Questões financeiras complicadas.

Capricórnio: Aquele boato que você ouviu nos corredores da redação de que haverá uma demissão em massa no jornal foi oficialmente confirmado por Urano, que por sua conjunção com a chefia e com o pessoal do sindicato, é muito bem-informado. E o pior: você está entre os demitidos. Fase fértil para a atualização do currículo. Questões financeiras complicadas por longo tempo.

Aquário: Sabe todas aquelas idéias grandiosas que você tem há muito tempo com o nobre intuito de mudar o mundo e tornar a existência na Terra melhor e mais digna? Pois bem, você terá de sentar e esperar pacientemente por mais um longo tempo, porque o cenário astrológico está totalmente desfavorável a grandes transformações. Se você não tiver paciência, paciência. Questões financeiras complicadas

Peixes: Sol no quarto bangalô indica período ideal para relaxar naquela pousadinha gostosa na praia, mas, como você é um jornalista astrologicamente azarado, não terá folga nos próximos dias. E, mesmo que tivesse folga, também não teria grana para ficar numa pousada que tem bangalôs. Questões financeiras eternamente complicadas.