Um
comercial do Jeep, produzido pela Stellantis e que está em exibição na tv, nos
remete à velha discussão socrática sobre o número de vidas que detém o ser
humano. A peça "Vida só existe uma. Jeep só existe um", faz uma
comparação com o conceito filosófico que vem desde a velha Grécia.
Se existimos
apenas uma vez, como entender a maiêutica socrática
que demandou uma boa discussão sobre o existir, indaga-se.
As
teses reencarnacionistas - de Sócrates a Buda, passando por uma lista enorme de
outros, defende qwe a essência (a alma) vive várias vezes. Mudamos de vestes como fazem alguns seres na Natureza. Porisso, a vida é
apenas uma. A frase lapidar do comercial está mais do que nunca correta.
Jeep
só existe uma marca, mas os modelos vão sendo aperfeiçoados sempre, o que nos auxiliam a compreensão filosófica de que as existências, também, se
multiplicam em busca do aperfeiçoamento.
Um veículo da marca Jeep,
desde o seu primeiro exemplar, passou por vários vários modelos até chegar ao padrão que é
hoje. Mas aquele protótipo do início só teve uma vida.
No que concerne às crenças racionais, vivemos experiências muitas em busca do nosso auto-conhecimento, mudando de formas (vestes físicas) quantas vezes forem necessárias para garantir a aprovação no curso da escola terrena, até chegarmos à perfeição.